segunda-feira, 29 de abril de 2024

Subliminal Extacy #6


Já está no ar novo número do magazine informático Subliminal Extacy, agora no seu sexto número. E este número, mais do que nunca, diz muito a nós, Portugueses. Logo a começar porque na talentosa equipa encontram-se dois compatriotas e amigos muito conhecidos da comunidade nacional e internacional. 

Assim, Lordcoxis é o Miguel Guerreiro, que tantas vezes já se juntou a nós em eventos do Museu LOAD ZX, e foi também responsável por muitas conversões de demos e programas, em especial vindos do Leste, convertendo-os para correrem no Spectrum 128K. Façam uma pesquisa no blogue e saberão daquilo que estamos a falar. A sua obra é muito, muito extensa e rica, vale a pena pesquisar um pouco sobre os seus trabalhos. Além disso, poderá haver novidades muito em breve de algo relacionado com o Vasco da Gama (não vamos desvendar aqui o véu)...

Depois temos Psenough, nome de guerra de Filipe Cruz, amigo pessoal de longa data de outras andanças que não o ZX Spectrum. Referimo-nos em particular à música e a um género muito específico, o industrial. Além de colaborador deste magazine, participou em Fuga de Peniche, tem vindo a impulsionar com os seus colegas o colectivo Inercia (estejam com atenção ao evento que vamos ter no próximo fim-de-semana no Museu LOAD ZX), e é homem de muitos talentos. E se tudo correr bem, podemos vir a ter a recuperação de uma pequena aventura que fez nos anos 80 (vamos torcer para que se encontre a listagem com o código-fonte).

Mas este magazine, composto por 16 capítulos que se leem de uma assentada, sempre altamente relevantes e actuais, tem mais motivos de interesse para a comunidade nacional. Podem então contar com uma extensa entrevista com o Filipe Veiga, que fala do seu percurso no Zx Spectrum e em particular da editora Teknamic / Bitnamic, não esquecendo da sua colaboração com Planeta Sinclair. Todos eles vão estar no Synergy 2024!

E last, but not least,  temos ainda uma review exclusiva de Dr. Acula, feita por mim. Ao contrário do que é habitual, que normalmente escrevo apenas em Português (faço questão de honra que o blogue seja apenas na nossa língua, para desgosto de muitos amigos do Planeta), desta vez fiz a review de um jogo em Inglês, para que assim pudesse entrar no magazine e chegar a um público mais abrangente. O Miguel pediu-me isso e não podia recusar.

Vão assim encontrar a review exclusiva de Dr. Acula, um dos grandes jogos de 2024. Aproveitem, pois não irá estar em mais lado algum (a não ser que seja plagiada, claro, coisa que já antes aconteceu no passado, e até recentemente, com os nossos trabalhos).

Podem vir aqui descarregar o fanzine, o que aconselhamos fortemente. Quanto a nós, o programa está a correr em modo repeat. É que as músicas são um estrondo!

3 comentários:

  1. Como é que se consegue correr a versão Hi-Res?

    ResponderEliminar
  2. O modo Hi-Res exige uma interface MB03+, ou o clone eLeMeNt ZX (ambos suportam o modo 512x192).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem me parecia que também não conseguia colocar a funcionar

      Eliminar