quarta-feira, 10 de abril de 2024

MicroHoppy


Que IvanBasic era um génio, já nós o sabíamos. Para isso basta ver os muitos jogos que fomos falando ao longo dos tempos no Planeta Sinclair, além de mais alguns pequenos trabalhos que não falámos aprofundadamente, mas que nem por isso deixam de ser meritórios. Depois, temos as conversões de alguns jogos famosos do ZX Spectrum, como o Micro Profanation ou Micro Gauntlet. Mas agora elevou a fasquia a patamares inimagináveis, com uma conversão de Hopping Mad, um jogo lançado pela Elite em 1988, retendo a jogabilidade do original. E tudo em apenas 10 linhas de BASIC. Espantoso, não é?

Pois foi isso que IvanBasic fez com MicroHoppy, um jogo que infelizmente não foi concluído a tempo de entrar na competição Basic 10 Liner da Homeputerium. Não temos dúvidas que seria um forte candidato a vencer essa competição. Mas apesar de não ter entrado a tempo no concurso, IvanBasic concluiu à mesma o jogo, disponibilizando-o em breve pela comunidade (estejam atentos às actualizações na sua página no Twitter - ver aqui).

Com 10 linhas apenas de código, não é de admirar que MicroHoppy tenha apenas duas teclas: acelerar e desacelerar. Com isso controla-se um conjunto de quatro balões, permanentemente aos saltos, tendo que se apanhar os restantes balões que pontualmente voam na nossa direcção, ao mesmo tempo tendo que se evitar os muitos inimigos, obstáculos e armadilhas que vão surgindo.

Cada vez que um dos quatro balões que controlamos bate num obstáculo, rebenta, e temos menos hipóteses de chegar ao fim, quer porque se ficarmos sem balões, perde-se uma vida, quer porque quanto mais balões tivermos, mais fácil se torna apanhar os outros que voam na nossa direcção (aumentam a nossa volumetria).

MicroHoppy tem oito níveis e à medida que vamos avançando, as dificuldades aumentam. Ou porque surgem mais inimigos, ou porque os balões que caminham na nossa direcção aparecem mais esparsamente, ou porque o próprio terreno se torna cada vez menos firme. Um nível em particular, o 6, é muito complicado, não pelo número de obstáculos, mas sim pelo número de buracos. Temos assim que temporizar na perfeição o movimento dos nossos balões, para que não caiam nos buracos. Quando isso acontece, normalmente rebentam todos no mesmo ponto em sequência, não existindo alternativa que não seja recomeçar o nível. Se a isso, tivermos que conjugar o movimento e salto dos nossos balões, por forma a que se apanhe os balões que voam na nossa direcção, já se consegue imaginar o grau de dificuldade. Terminando o nível 8, recomeça-se do primeiro nível, mas com um grau de dificuldade maior. O objectivo será assim fazer o maior número possível de pontos.

Hopping Mad, ups, MicroHoppy é assim um exercício de programação fora de série, mas que, além disso, oferece uma jogabilidade que muitos jogos em CM não conseguem ter, já para não falar em BASIC compilado ou puro. E se não acreditam, descarreguem-no assim que esteja disponível no itch.io (ver aqui) e confirmem com os vossos próprios olhos.

5 comentários:

  1. I don't see the game on that page...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yes, I know. Like I said in the post, it will be available in a few days. The author is doing some improvements. :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. No, not your fault. The game was released only 2 days after this review :)

      Eliminar