Já há algum tempo que andávamos para comprar os dois volumes de Spectrumpedia, do ilustre Alessandro Grussu, programador, escritor, fluente em muitas línguas, incluindo a nossa (é incrível, mas sempre que falo com o Alessandro, comunicamos em Português), e agora também, membro do júri do GOTY.
É um dos membros mais conhecidos da comunidade do ZX Spectrum e dispensa grandes apresentações. Além disso, e já tivemos oportunidade de o comprovar, a sua simpatia e modéstia é lendária. E como se não fosse pouco, o seu jogo preferido, é o meu jogo preferido, o Laser Squad...
Mas vamos então ao que interessa. Não vamos fazer a análise a nenhum dos seus jogos (uma boa parte deles encontram-se no Planeta Sinclair), mas sim à nossa mais recente aquisição: Spectrumpedia (versão de 2022). O livro é uma verdadeira enciclopédia sobre o ZX Spectrum, exemplarmente escrito, sendo a tradução do Italiano para Inglês feita pelo próprio Alessandro, profusamente ilustrado, e cobrindo os mais variados temas, desde os primórdios da Sinclair, até aos dias de hoje, não faltando as referências ao Museu LOAD ZX e ao Planeta Sinclair.
Os dois livros estão divididos por capítulos, mais ou menos organizados por ordem cronológica. Assim, o primeiro volume cobre os seguintes capítulos:
- History (da Sinclair e de Sir Clive)
- Technology (cobre todos os computadores da Sinclair, bem como os mais importantes periféricos)
- Software Houses (as principais, uma pena não ter a TMX Portugal ou a Astor)
- Clones (uma multitude de clones de todo o mundo, incluindo os Portugueses - Timex)
Quanto ao segundo volume, este mais dedicado à cena mais recente, inclui os seguintes capítulos:
- New Frontiers (cobre tudo o que esteja relacionado com hardware, aplicações e firmware mais recente, mas também um registo ano a ano dos jogos desenvolvidos, desde 1994, até 2022)
- Emulation (fala sobre os mais conhecidos emuladores, não esquecendo o SpecEm, do Rui Ribeiro, e o Warajevo)
- The Spectrum in Italy (a cena Italiana)
- Sources and More (tudo o resto que não cabe nos capítulos anteriores e é recente)
A leitura é muito fácil e lemos tudo num tiro. Assim que começámos, não descansámos enquanto não terminámos. Recomenda-se portanto a sua leitura a todos os que estejam interessado em saber um pouco mais sobre o mundo do ZX Spectrum. Ainda por cima, a Amazon tem-no em várias línguas, é só escolher aquela em que nos sentimos mais confortáveis.

Quem não conhece deve examinar a versão digital (grátis) e se gostar deve comprar em papel.
ResponderEliminarMuito obrigado pela resenha Andre!
ResponderEliminarGostaria apenas de recordar que a obra termina com um artigo sobre o Museo do Spectrum en Cantanhede.
E que lindo, que tenemos o mesmo jogo preferido do Spectrum :-D
Oops... lembraste tambén o Museu :-DDD
ResponderEliminarEstà bem, mais deveriam correger o link pela pagina web do livro, por favor :-)