sábado, 19 de março de 2016

Jetpac


Nome: Jetpac
Editora: Ultimate Play the Game
Autor: Tim Stamper, Chris Stamper
Ano de lançamento: 1983
Género: Shoot'em'up
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston
Número de jogadores: 2 (alternados)

Apesar de Jetpac ter sido lançado nos primeiros tempos do Spectrum, ainda hoje mantém todo o carisma e é justamente considerado como um dos jogos de referência desta plataforma.

O jogo é extremamente simples.Somos funcionários de uma companhia de transportes interestelar e temos, não só que apanhar os vários componentes da nossa nave, mas também proceder ao seu reabastecimento. Tudo isto acontece num único screen, local onde vão caindo aleatoriamente as várias peças que necessitamos para completar a nossa missão. O problema é que o mesmo está povoado de seres alienígenas. E se nos primeiros níveis a tarefa não é muito complicada, à medida que vamos avançando, estes seres tornam-se mais inteligentes e perseguem-nos. Para os combatermos temos um laser, além do hyrovac jet pac com que estamos equipados e que nos permite voar e fugir dos inimigos.

Depois de montarmos a nossa nave (3 peças) e a reabastecermos com 6 galões de combustível, avançamos de nível. A cada 4 níveis, surge uma nave diferente para montar (num total de 4 naves).


Mesmo para os dias actuais, Jetpac é extremamente jogável. Gráficos simples mas bastante apelativos, mesmo tendo em conta alguns problemas de atributos, som agradável e uma velocidade estonteante, que torna o jogo bastante fluído, são pontos (muito) fortes. O único senão é mesmo o facto de não podermos redefinir as teclas, prática habitual na Ultimate, mas que não impede que estejamos perante um dos melhores jogos de 1983.

Sem comentários:

Enviar um comentário