domingo, 25 de setembro de 2016

Ugh!


Nome: Ugh!
Editora: Softek
Autor: Tony Samuels, Stevie Beverly
Ano de lançamento: 1984
Género: Acção
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

Ugh! tem uma história extremamente simples: assumimos a pele de um dos nossos antepassados pré-históricos, tendo que roubar os ovos do Pterodáctilo e guarda-los na nossa caverna. Mas o passaroco, naturalmente não gosta de ser roubado e tenta atingir-nos com pedras. Para dificultar mais a coisa, no cenário passeia-se um Tiranossauro Rex que não convém nada que nos apanhe, a não ser que queiramos servir-lhe de repasto.

No entanto nem tudo são dificuldades. Estamos armados de uma lança que em caso de perigo podemos atira-la. Se atingirmos o T Rex este desaparece, recomeçando noutra parte do cenário. No entanto só podemos ter uma lança em nosso poder, e sempre que a atiramos teremos que voltar à caverna para ir buscar outra. Além disso, se estamos a carregar algum ovo, ficamos sem a lança, deixando-nos vulneráveis. Assim, ao longo de quatro diferentes cenários, cada um correspondendo a um nível, temos que ir recolher os ovos um certo número de vezes para que possamos avançar para a fase seguinte.


Tendo sido lançado no início de 1984, os gráficos, em estilo cartoon, até estão bem conseguidos. No entanto o jogo enferma de alguns grandes defeitos.

Em primeiro lugar o sistema de controlo é tudo menos funcional. Apesar de termos quatro teclas direccionais, quando queremos mudar de caminho, teremos que carregar em duas teclas ao mesmo tempo, acertando com precisão no ponto onde as estradas se intersectam (não é por acaso que os caminhos intersectam-se na diagonal). É então o cabo dos trabalhos para nos conseguirmos orientar com a movimentação do nosso personagem.

Depois Ugh! é extremamente monótono. Limitamo-nos a jogar ao gato e ao rato com o T Rex, e com tão pequeno número de cenários disponíveis, rapidamente damos a volta ao jogo e o abandonamos.

É caso para dizer: Ugh!

Sem comentários:

Enviar um comentário