segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Monty's Honey Run


Nome: Monty's Honey Run
Editora: NA
Autor: Andy Johns
Ano de lançamento: 2017
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1

Tal como Willy, Monty foi uma das personagens mais populares do Spectrum, tendo ficado imortalizado em pelo menos três jogos da Gremlin Graphics de grande qualidade, Wanted: Monty Mole, Monty on the Run e Aufwiedersehen Monty. Pelo meio ainda apareceu Monty is Innocent, estranha aventura que pouco tinha a ver com os restantes jogos da série, a brincadeira da Your Sinclair, ainda recentemente analisada em Planeta Sinclair (Moley Christmas), e para finalizar a saga, infelizmente não da melhor maneira, Impossamole.

Andy Jones pegou agora nesta simpática toupeira e com a ajuda do Arcade Game Designer criou uma nova aventura. Assim, Monty tem agora uma loja de venda de mel, mas as abelhas roubaram (ou será recuperaram) os potes do precioso néctar, deixando-os espalhados pelas vários cenários onde a acção decorre, que vão desde uma gruta, até ao próprio ninho das abelhas. Cabe a nós apanhar todos os potes, assim como alguns objectos que permitem desbloquear o acesso a novos ecrãs.


Como seria de esperar, e tal como acontece nos jogos da saga, cada ecrã está devidamente identificado com um nome associado ao próprio cenário. E quer os cenários, quer os próprios gráficos de Monty's Honey Run, não ficam nada a perder em relação aos criados nos anos 80 pela Gremlin Graphics. Para os fãs da série, este pormenor faz toda a diferença, pois dá a sensação de estarmos mesmo perante uma versão oficial de Monty.

Por outro lado, a jogabilidade do jogo é quase perfeita. Um bom sistema de colisão, um grau de dificuldade elevado, mas não tanto que desincentive a jogar, e aquele toque de vamos lá experimentar mais uma vez para ver o que se segue, são outros dos pontos fortes desta aventura.

Este é assim o primeiro grande jogo de 2017, e tendo em conta que é a primeira experiência deste programador na cena Spectrum, só podemos dizer que está de parabéns e que todos deverão descarregar Monty's Honey Run, que ainda por cima é gratuito.

Sem comentários:

Enviar um comentário