domingo, 15 de janeiro de 2017

ATF


Nome: ATF
Editora: Digital Integration
Autor: Ian Beynon, Kevin J. Bezant
Ano de lançamento: 1988
Género: Simulador
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 2 (em simultâneo)

Desde já fica aqui um aviso, ATF (Advanced Tactical Fighter) não é um jogo para principiantes. Não porque seja demasiado complexo ou até porque implique ler um manual com centenas de páginas como acontece com alguns simuladores de voo, mas porque são 21 teclas que temos que estar de olho. E apenas tendo duas mãos, a não ser que joguem com um parceiro, é complicado ter capacidade de reacção atempada, ainda por cima quando estamos perante um jogo extremamente rápido.

Mas ATF tem todos os predicados que fazem as delícias dos amantes de simuladores de voo. E uma novidade que pode fazer com que os mais virados para os jogos de arcada se interessem também por ATF: ao contrário da maioria dos restantes simuladores no mercado em que temos a vista através do cockpit do avião, aqui vemos o nosso avião à nossa frente, favorecendo a rapidez e fluidez da acção. Aliás, momentos mortos é o que ATF não tem.


Assim, depois de passarmos pelo mapa inicial onde visualizamos os alvos a abater e de rearmarmos o nosso avião com a habitual metralhadora, dois tipos de mísseis (ar-ar e ar-terra) e combustível, estamos aptos a levantar voo. Basta acelerar o avião e subir que imediatamente estamos no ar. O pior vem depois, pois hordas de inimigos aproximam-se e passamos o tempo a tentar abatê-los ou a desviarmo-nos. E este talvez seja o único ponto fraco deste jogo, é que os cenários e as missões são todas muito semelhantes e ao final de algum tempo sentimos falta de alguma variedade.


De resto estamos perante um jogo extremamente bem implementado (não é à toa que demorou 1 ano a ser programado), com gráficos e som bastante aceitáveis, e que mantém o nosso interesse por muito e muito tempo.

Uma curiosidade, este simulador coloca-nos aos comandos de um Lockheed YF-22A que não estava ainda em serviço em 1988, pelo que a Digital Integration optou por não especular muito sobre as características do avião, levando a que o jogo tivesse (felizmente) uma vertente mais de arcada.

Uma vez que as teclas não se encontram disponíveis no World of Spectrum nem em algum site que tenhamos pesquisado, aqui ficam as 21 que vão necessitar de memorizar:
. 5 a 8  - direcção
. 0 ou space - Tiro
. Q e A - aumentar e diminuir velocidade
. U - trem de aterragem
. L - aterragem automática
. T - seguir o terreno
. Sym shift - linhas de terreno
. J - desactivar sinal de radar
. C - computador de bordo
. D - seleccionar dados de bases aliadas ou inimigas
. E - seleccionar categoria da base de dados
. F - avançar
. R - recuar
. G - encontrar alvo mais próximo
. Enter - trancar base de dados
. M - lançar míssil
. N - Seleccionar míssil

Sem comentários:

Enviar um comentário