terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Pretty Sheep

 


Nome: Pretty Sheep
Editora: NA
Autor: Gusman
Ano de lançamento: 2021
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 1

Já nos habituámos a que Dr. Gusman pegue em clássicos do Spectrum ou de outras plataformas, lhes dê uns retoques e lime umas arestas, e lance uma nova e refrescante versão. Desta vez coube a um jogo de 1983 popularizado no MSX: Pretty Sheep. 

A história e objectivos deste jogo são muito simples. Assumimos o papel de uma pastora, que se encontra em apuros. Foi-lhe incumbida a missão de reunir o rebanho de ovelhas antes do final do dia, doutra forma perde o emprego. Mas as ovelhas são mesmo tresmalhadas, pois tem a tendência para lhe complicar a vida, não só não se deixando apanhar, mas também, quando já se encontram dentro do cercado, se virem uma nesga aberta, saltam novamente para a liberdade. E como se não fosse pouco, anda um gangue de lobos malfeitores à solta. Felizmente que não deitam o dente às ovelhas, mas basta toparem que a pastora está distraída, para abrirem o portão do cercado e permitir às ovelhas que voltem a escapar.

Andamos assim a jogar ao gato e ao rato com as ovelhas. A primeira coisa que temos que fazer é abrir o portão e ir para o campo. As ovelhas correm e saltam livremente e para as apanharmos, temos que as agarrar pelo cachaço. Isto é feito pressionando a tecla de "espaço", num movimento não muito confortável para o jogador. Daí levamo-las para dentro do cercado, e vamos à busca da ovelha seguinte, não esquecendo de rapidamente fechar o portão. 

Aqui reside o principal problema, para abrirmos e fechar o portão, temos que o deslocar para a esquerda ou direita, sempre com a tecla de "espaço" pressionada, o que não é fácil. Ainda por cima, se alguma ovelha estiver a meio do portão, esse não se fecha. O que acontece amiúdas vezes é não conseguirmos fechar eficazmente o portão e as ovelhas escaparem. Talvez existisse uma forma mais eficaz de abrir e fechar o portão, embora também não estejamos a ver aqui uma solução melhor.

Por vezes o namorado da pastora aparece, nessa altura, se formos rápido a ir ter com ele, somo presenteados com beijos apaixonados e mais uns pontos no bornal. Mas cuidado para não se perder tempo em beijoquices desnecessárias, o tempo é curto e ao mínimo deslize, é o desemprego, que é como quem diz, apenas temos uma vida (esta parte não se percebe, faria sentido aumentar o nível de vidas disponíveis no jogo). 

E tudo se resume assim a abre portão, pega ovelha, fecha portão, volta a pegar ovelha... Quem gosta do género, tem aqui uma conversão muito competente, com música divertida, sendo o ideal para se passar uns bons momentos e tentar com s amigos bater o recorde de pontos. Quem não está virado para este género de jogos, também não será Pretty Sheep que o vai converter para o rebanho.

Sem comentários:

Enviar um comentário