quinta-feira, 13 de maio de 2021

Controle de Vendas e Tableau de Bord (ZX81 MIA)


Existe muito pouca informação disponível sobre a Gecti - Gabinete de Especialização e Cooperação Técnica Internacional. Aparentemente, a empresa sobreviveu até 2020, ano da sua dissolução, tendo no seu objeto social as atividades relacionadas com a formação e investigação ao nível da informática. No entanto, já há muitos anos que não deveria exercer qualquer atividade relevante, uma vez que a informação existente sobre esta empresa na World Wide Web é escassa.

Conhecem-se apenas dois programas, Controle de Vendas e Tableau de Bord, ambos orientados para o universo empresarial. Não quer isso dizer que não existam outros lançados pela Gecti, mas não deixa de ser um facto relevante não se encontrar informação sobre a Gecti ou os seus produtos nas revistas da época, o que de resto já acontecia com estes dois, dando a entender que poderão ter tido um alcance muito pouco alargado, ou que poderão ter sido utilizados para fins muito específicos.

Controle de Vendas é o mais básico dos dois. Tendo sido lançado em 1983, tem algumas semelhanças com os programas da LOG, quer ao nível gráfico, se se pode chamar de grafismo a uma série de menus e opções, mas também na própria mecânica de funcionamento, por outro lado apresentando especificidades muto próprias, quase parecendo um programa feito à medida para determinada empresa. O programa, tal como vem assinalado na lombada da cassete, corre em 16K.

No mesmo ano foi lançado Tableau de Bord, um programa bastante mais elaborado que o primeiro, correndo em 32K, apresentando uma panóplia de indicadores económicos que permite auxiliar a gestão das empresas. Curiosamente o programa já vem com dados colocados por defeito, mais uma vez dando a entender que poderá ter sido criado para uma empresa em particular. Talvez a Gecti desenvolvesse os seus programas respondendo às solicitações dos seus clientes. Ou talvez até os pudesse utilizar nas ações de formação que promovia.

Uma nota adicional: para correrem este último programa, terão que digitar Poke 16389,255, seguido de New. Só então se pode carregar o programa.

Poderão aqui descarregar ambos os programas.

Sem comentários:

Enviar um comentário