sábado, 29 de maio de 2021

Dungeon 16K


Nome: Dungeon 16K
Editora: NA
Autor: Mr. Rancio
Ano de lançamento: 2021
Género: Labirinto
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 16 K
Número de jogadores: 1

Mr. Rancio, de quem estamos habituados a que nos traga grandes músicas, não quis deixar passar a oportunidade de  dar a sua contribuição para a competição #ASM 2021. Como se sabe, esta competição engloba jogos apenas para o Spectrum 16K, mas na realidade, os trabalhos que já vimos, passariam bem por 48K. É o caso de Dungeon 16K, uma aventura do género D&D, onde dedo rápido no gatilho é fundamental para se conseguir chegar ao fim. Por vezes faz-nos lembrar Smash TV, com as devidas reservas, claro, mas demonstra a qualidade do jogo.

A história é muito simples: estamos encerrados numa masmorra labiríntica. Como lá fomos parar, não sabemos, mas desconfiamos que possa ter a ver com ganância. Isso porque o objectivo é recolher o máximo saque possível e escapar vivo. Para isso, temos que encontrar a chave que abre a toca do dragão, para depois o enfrentarmos e comprarmos a nossa liberdade.

Sabemos que a masmorra tem 8 X 8 salas, mais a toca do dragão, e que nem todos os caminhos vão dar onde queremos. As salas estão recheadas com inimigos, cada qual com as suas características. Só depois de os derrotarmos todos, as portas da sala se abrem dando acesso a outros locais.


O número de inimigos é impressionante, tendo em conta a limitada memória do jogo. Senão vejamos:
  • Morcegos: embora o mais vulnerável dos inimigos, perseguem-nos, obrigando a uma gincana constante para os evitar. Uma bomba colocada em local estratégico, puxando-os todos para esse local, é meio caminho andado para os matar.
  • Esqueletos: vão vagueando pela sala, sem objectivo aparente. Não são fáceis de serem atingidos, há que prever os seus movimentos.
  • Aranhas: vão também deambulando pela sala, pontualmente deixam teias de aranha que bloqueiam o caminho e que, por vezes, são úteis para encurralar os inimigos. Se a porta ficar bloqueada com a teia, há que a destruir à bomba.
  • Cabeça de ogre: o mais formidável dos oponentes "terrenos", não só tem muita resistência, como dispara contra nós. Quando o encontramos numa sala, devemos pensar em eliminá-lo o mais rapidamente possível.
  • Dragão: o último a ser derrotado, se lá chegarmos. Além de se mover a uma velocidade espantosa, dispara contra nós. Apenas pode ser atingido na cabeça. Uma boa estratégia é atraí-lo para o canto inferior e dai disparar contra a cabeça do bicho, desviando-nos rapidamente quando ele se aproxima. Contem com quase uma vintena de tiros até o destruir.

De cada vez que derrotamos os inimigos de uma sala, esse deixa um objecto. Poderão ser moedas, que permitem depois "comprar" potência nos ataques, bombas, vidas ou flechas volcânicas, que eliminam tudo à frente. Bem vamos precisar destas ajudas, pois as vidas esgotam-se com uma rapidez impressionante (qualquer contacto com os inimigos tira uma vida). Além disso, saber quando usar as bombas, é fundamental para se conseguir ir derrotando os inimigos. Deve-se guardar para os momentos certos, pois são em número limitado, sabendo que quando enfrentamos o dragão, apenas podemos usar as flechas normais.

Dungeon 16K é então um jogo frenético, que vai ser do agrado de todos aqueles que gostam de labirintos, mas também de quem gosta de um bom shoot'em'up. A ordem é disparar primeiro e perguntar depois. Não gostaríamos de estar na pele dos juízes que vão avaliar todas estas entradas na competição, pois até aqui o nível é altíssimo. Venham mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário