sexta-feira, 26 de novembro de 2021

A Capital: Pokes & Dicas - 03 de Novembro de 1989

O carteiro chegou, como é habitual às Sextas. E desta vez com um suplemento d'A Capital de excelência. Não pelos jogos que são analisados (um novo e dois antigos, qualquer deles bastante interessante), mas pelo extenso artigo sobre o GAC, utilizando o Talismã como exemplo.

Desde logo novo mistério: o artigo é escrito por Vitor Almeida, mas contém muita informação que apenas seria possível de obter, se tivesse sido dada em primeira mão pelo autor de Talismã, nomeadamente José Antunes. Não deixa de ser curioso que o responsável pelo suplemento d'A Capital, por esta altura, fosse Joaquim Andrade, que mais não é do que um pseudónimo do próprio José Antunes.

 Depois, que dizer do seguinte?

Está aqui confirmada parte da informação que fomos dizendo ao longo dos tempos. Talismã deveria ter sido lançado pela Softmail. As partes 1 e 2 saíram efectivamente. No entanto, estava previsto ser lançado o conjunto completo (quatro partes) pela Unimicro, que pelos vistos falhou. 

De facto, é quase certo que as partes 3 e 4 foram terminadas, e até estariam a ser traduzidas para inglês (se este trabalho foi terminado, não o sabemos). O que se passou pelo meio para que o projecto não chegasse a bom porto, podemos fazer uma ideia, no entanto, é realmente uma pena que até agora não se tenha conseguido recuperar este trabalho na totalidade e que o seu autor também não esteja com predisposição para o fazer.

O artigo contém também mais imagens das partes 1 e 2, mas além disso inclui imagens inéditas das partes 3 e/ou 4. De que outra forma Vitor Almeida teria acesso a estas imagens, quando supostamente as partes 3 e 4 não tinham sido lançadas, a não ser pelo próprio José Antunes?

Como podem ver, ainda existem muito mais segredos para serem desvendados relativamente a Talismã. Deixamos um apelo a José Antunes, caso leia isto: gostaríamos muito de ter acesso a este lançamento completo, não só porque faz parte do património histórico do ZX Spectrum em Portugal e merece ser preservado, mas também porque poderíamos agora fazer o seu lançamento oficial em cassete, dando-lhe todo o destaque que merecia ter sido dado em 1990...

Poderão vir aqui descarregar o mais recente suplemento.

Sem comentários:

Enviar um comentário