quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Talismã: mistério por resolver


Na história da cena portuguesa do Spectrum continua a haver alguns mistérios por resolver. O mais mediático será o de se saber quem de facto foi o responsável por Paradise Café. Algumas pistas indicam que se pode tratar de um professor de Braga. No entanto ainda estamos muito longe de resolver este enigma.

No entanto, o que nos traz aqui hoje tem haver com outro jogo português que permaneceu "perdido" durante largos anos, até recentemente termos obtido uma cópia e conseguir recuperar digitalmente as duas primeiras partes deste jogo, conforme anunciámos com pompa e circunstância aqui. Talismã foi inclusive o primeiro jogo português a ser registado na SPA, há mais de trinta anos.

Segundo as revistas da época, o jogo era composto por quatro partes. isto mesmo se pode ver na review que saiu na Capital a 18 de Abril de 1987 (ver parte assinalada a vermelho). E reparem no pormenor dos screenshots: os dois apresentados dizem respeito apenas à primeira parte do jogo.


Outro pormenor que nos chamou desde logo a atenção foi o loading screen. Tendo o jogo sido criado em 1987, porquê a referência a 1990? Será que o loading screen (pelo menos o que acompanha o jogo) apenas foi criado efectivamente em 1990, sendo a versão que Daniel Lima analisou para a Capital, em 1987, uma versão inacabada, composta apenas pela primeira parte? Analisando o próprio texto da review, tudo leva a crer nisso.

Em Setembro de 1990 surge um exclusivo do Talismã na revista Computer Magazine (número 10). Também aqui são referidos quatro partes (ou níveis). No entanto, o próprio autor do artigo refere que apenas teve acesso às duas primeiras partes, sendo a análise toda baseada nisso. Poderão comprovar nas partes assinaladas a vermelho.


Não é assim de estranhar que o próprio artigo apenas apresente screenshots dessas duas partes, como podem ver na foto seguinte.


Ao longo do artigo também é referido pelo seu autor que conseguiu o jogo através da Softmail, especializada em colocar no mercado jogos "piratas", como era prática habitual na altura no nosso país. Mas não deixa de ser interessante que referem que incluso vinha um manual, o qual nunca tivemos acesso, mas que pelos vistos existe.

Mas qual a razão por apenas em 1990 aparecer este artigo. Será que a primeira parte foi lançada em 1987 (ainda sem loading screen), tendo a segunda parte aparecido mais tarde, em 1990, o que até se conjuga com o ecrã de carregamento? É uma forte possibilidade, na nossa opinião.

Outro facto que nos leva a essa conclusão está relacionado com o facto do jogo ter dois autores. O primeiro, o jornalista José Antunes, era conhecido por fazer as reviews no suplemento Som e Imagem do Diário de Notícias. Já o segundo, também jornalista, é bastante menos mediático. Qual terá sido o contributo de cada um para Talismã? Será que um foi responsável (ou teve uma contribuição maior) na primeira parte, e outro na segunda?

Tendo nós analisado ao pormenor as duas partes do jogo, passando longos dias de volta dele até o terminar, a sensação que temos é que a primeira parte foi feita de forma muito profissional, com diálogos e desafios muito interessantes. Já a segunda parte parece ter sido feita à pressa, os próprios diálogos parecem ter sido feitos por uma outra pessoa, sendo o estilo e o cuidado com a escrita muito diferentes da primeira parte, para pior, refira-se. Veja-se o exemplo seguinte, sendo o ecrã da esquerda referente à primeira parte, e o da direita referente à segunda.


Acresce ainda um pormenor. Quando tentámos entrar em contacto com um dos seus criadores, José Antunes (não temos o contacto de Moutinho Pereira), apenas obtivemos silêncio relativamente a este jogo. Não deixa de ser estranho, também, pois a nosso ver, pelo menos a primeira parte está muito bem conseguida e seria um orgulho para qualquer pessoa falar sobre a sua criação.

Tudo isto leva-nos a especular um pouco e a colocar algumas questões:
  • Será que em 1987 apareceu uma primeira parte de Talismã, sem ecrã de carregamento, e que foi enviada para a Capital e eventualmente outros jornais?
  • Terá a segunda parte apenas sido concluída em 1990, tendo também nessa altura sido criado o ecrã de carregamento, entrando então o jogo no circuito comercial? Note-se que em 1990 o Spectrum já estava a entrar no seu ocaso e os lançamentos pouca exposição tinham, não sendo sequer comercialmente interessantes, podendo inviabilizar a continuação do jogo.
  • Terão a primeira parte e segundas parte tido autores, ou pelo menos maiores contribuidores, diferentes?
  • E a questão mais importante: será que as terceiras e quartas partes, que estavam previstas inicialmente pelos seu(s) autor(es), nunca foram concluídas (ou sequer começadas), daí não as encontrarmos em lado algum? 
Estas são questões que gostaríamos de ver respondidas (mais até do que saber quem foi o criador de Paradise Café). Não iremos descansar enquanto não descobrirmos a história por trás deste jogo, ou, quem sabe, encontrar as terceiras e quartas partes, se estas realmente existirem...

Nota: este post reflecte a visão pessoal de um dos colaboradores de Planeta Sinclair, André Leão, assumindo a responsabilidade pelas ideias aqui avançadas.

12 comentários:

  1. Trabalho fantástico o vosso. Cheguei até esta página ao tentar procurar mais informações sobre o Talismã, tanto quanto sei o único título de ficção interativa (aventuras de texto) em português. Estou a escrever a minha tese de doutoramento na Universidade de Varsóvia ligada à ficção interativa em português, e interessava-me muito poder jogar o Talismã por curiosidade, mas também por causa da investigação. Seria possível cederem-me uma cópia? E vocês referem ainda o Pedro Pimenta, como o vosso especialista em aventuras de texto? Seria possível darem-me o seu contacto? Adorava poder falar com ele sobre FI em português. Obrigado e continuem com o ótimo trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Se o jogo que encontrei que comprei em 1990-10-13 estiver completo pode ser que haja resposta ao enigma, daqui a 1 ou 2 meses saberemos. ;P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos torcer para que encontres novidades por aí 😉

      Eliminar
  3. Ótimo! Mas porque é que é preciso esperar 1 ou 2 meses? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque é noutra casa que tenho os aparelhos para ler cassetes e os jogos.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. As minhas desculpas por estar a fazer este comentário para este post do planeta sinclair já com alguma antiguidade.

    Foi onde achei melhor que se encaixaria por estar relacionado com dois temas ali reflectidos: a "cena portuguesa do Spectrum" e a 'Revista Computer Magazine'.

    Depois de ter andado a pesquisar num conjunto de digitalizações de folhas do (suplemento ou revista?) do Jornal Correio da Manhã, assinados pelo Paulo Ferreira, encontrei duas referências que me chamaram a atenção:

    A primeira é feita à fanzine portuguesa 'Computer Magazine' e o elogio feito à sua qualidade. Como no post do planeta sinclair é feito referência à revista a propósito do jogo Talismã, pergunto se teriam sido preservados alguns exemplares e se alguma vez foram disponibilizados para download?


    A segunda referência que achei muito curiosa prende-se com a "cena portuguesa do Spectrum" como diz André Leão, pois numa daquelas folhas Paulo Ferreira faz alusão a um jogo que estaria a ser desenvolvido por Nuno Guerreiro, o "Moon-Lighting-Modelo e Detective", e que se não me engano, era a série de televisão com Cybill Shepherd Bruce Willis.

    Acontece que Paulo Ferreira escreveu, e passo a citar: "[...] uma aventura em que o computador até fala! Já não é a primeira vez que ouvimos falar desse jogo que dizem ser fenomenal e que está quase feito, só faltando acabar a segunda parte. Nunca o conseguimos obter por esta ou aquela razão... Parece que o Nuno é o último recurso, bastando fazer uma cópia da primeira parte e enviar para a nossa secção."

    Será que Nuno Guerreiro chegou a acabar o jogo, ou pelo menos a primeira parte?
    Será que Paulo Ferreira terá realmente recebido alguma cópia do jogo?
    Será que a bola de cristal do Planeta Sinclair consegue algumas informações sobre esta história ou não passou tudo de uma "partida"(?), um boato que se andava a espalhar e que se transformou num mito da programação nacional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De forma alguma tem que pedir desculpa. Os comentários são sempre relevantes, independentemente da altura em que são feitos, ainda mais num tema que não está de modo algum fechado.

      Relativamente ao Talismã, já conseguimos preservar as partes 1 e 2, no entanto não as podemos disponibilizar pela comunidade. O jogo está protegido por direitos de autor e o José Antunes não consente em libertá-lo. Aliás, nem sequer esclarece a questão relativamente às partes 3 e 4. Já vimos screenshots dessas partes, no entanto não sabemos se alguma vez o jogo completo chegou a ser lançado. As partes 1 e 2 terão saído supostamente pela Unimicro e terão vindo acompanhados de um manual.

      Quanto à revista, infelizmente não a temos e deveria lá ter mais material interessante. O autor prometeu digitalizar e enviar-nos, mas infelizmente nunca o fez e nesta altura do campeonato também já não contamos com isso. Tentaremos obtê-la doutra forma.

      Quanto ao Moonlighting, sim, seria a série, que tão popular era em Portugal na altura. Já agora, qual a Capital onde aparece? Vou investigar este tema e ver se consigo alguma informação adicional.

      Abraço

      Eliminar
  6. É uma pena o José Antunes não querer partilhar uma parte da história da qual ele fez parte e da qual a comunidade nutre imenso carinho.
    Nunca percebi esta postura dos autores.

    ResponderEliminar
  7. Caro André Leão,

    A referência ao Moonlighting encontra-se numa folha (dum conjunto de folhas digitalizadas) do suplemento do Correio da Manhã, o tal que tinha as beldades cobertas de pouca roupa nas páginas centrais...
    Já não sei bem onde consegui os ficheiros, se calhar até foi por aqui pelo planeta sinclair ou então em algum outro site.
    De qualquer maneira, fiz o upload da página com uma caixa vermelha minha a delimitar a transcrição que fiz no post lá atrás:

    https://ibb.co/W3MTtnB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, já sei qual é. Sim, julgo que fomos nós a disponibilizar. :)

      Eliminar