quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Spy vs Spy


Nome: Spy vs Spy
Editora: Beyond Software
Autor: Incentive Software
Ano de lançamento: 1985
Género: Acção
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Não
Número de jogadores: 2 (simultâneo)

Quem leu a revista MAD conhece muito bem as aventuras e desventuras do espião branco e espião preto. E estamos aqui perante um divertido e original jogo que combina acção com estratégia. Utiliza também um sistema inovador, o Simulvision, que permite que dois jogadores estejam simultaneamente a jogar, dividindo-se o ecrã em dois (este sistema foi utilizado posteriormente e com alguma frequência em simuladores de automóveis).

O nosso herói, assim como o adversário, encontram-se presos num edifício (o tamanho do mesmo varia conforme o nível de dificuldade escolhido). Para podermos escapar temos que encontrar 4 itens (passaporte, dinheiro, chave e os planos secretos), assim como a pasta para os transportar. Se não tivermos a pasta em nosso poder, apenas conseguimos transportar um item de cada vez. Depois de encontrarmos todos os itens, teremos que encontrar a porta do hangar que permite escapar do edifício. Mas o problema é que o nosso adversário tem exactamente o mesmo objectivo, pelo que o confronto será inevitável mais tarde ou mais cedo.


Aliás, este é mesmo o aspecto mais divertido do jogo. Além de podermos mandar o adversário para os anjinhos quando este se encontra na mesma sala que nós, sendo-lhe retirado algum tempo para cumprir a missão (sim, cada missão tem um tempo limite para ser cumprida), podemos também ir armadilhando o próprio edifício, levando o nosso adversário a cair nessas armadilhas e a perder mais tempo precioso, além dos itens que tenha em seu poder.

O som e os gráficos são espartanos, essencialmente monocromáticos, mas a jogabilidade é excelente, em especial quando jogamos contra um adversário humano, tendo assim divertimento garantido para muito tempo. Por vezes damos mesmo connosco apenas a colocar armadilhas e a bloquear as armadilhas do nosso adversário, e esquecemo-nos que temos um objectivo maior para cumprir, tal o prazer de ver o outro espião ser electrocutado, levar com uma bomba em cima, ou simplesmente um tiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário