quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Existenz


Nome: Existenz
Editora: Triumph Game Labs
Autor: Desyatkin Denis, Maksimov Alexander
Ano de lançamento: 2000
Género: Labirinto
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Número de jogadores: 1

Existenz é um homebrew russo inspirado no jogo Delfox editado em 1988 pela Dinamic, daí que também seja conhecido como Crazy Delfox. Não se entende bem a intenção de se recriar um jogo que além de ser praticamente desconhecido do público também não tinha deixado grandes saudades, mas o facto é que os programadores russos fizeram-no.

De facto, o original não passa de um shooter extremamente monótono, sem qualquer das opções que até os mais antigos jogos do género possuíam. Não existem assim vários cenários, diferentes tipos de inimigos, a possibilidade de se obter add-ons, e a única situação que quebra a rotina é a nave-mãe que aparece no final do primeiro e único nível, sendo que assim que a abatemos voltamos ao início do jogo.

E é isso mesmo que Existenz recria. Um único nível, sempre com os mesmos três ou quatro inimigos a aparecerem da mesma forma e ainda por cima com uma irritação extra: quando carregam nas teclas dos movimentos laterais, ao contrário do habitual, em que assim que as deixam de pressionar o movimento da nave pára, aqui esta continua o seu movimento até carregarem na tecla com a direcção inversa ou chegarem ao final do ecrã. Ou serem abatidos, que é o mais provável. Não se percebe bem a intenção dos programadores com isto, já que apenas provoca confusão e um movimento erróneo da nave.


Sendo assim, e mesmo que o jogo estivesse muito bem implementado (que não está), continuaria a ser um jogo fraco. Os gráficos são desinspirados, menos que medianos, tal como o som, e não há nada aqui que nos faça sequer tentar chegar ao final do nível (e também do jogo). Foi assim um esforço inglório, mas que à partida já se sabia que poucas hipóteses de sucesso teria.

Sem comentários:

Enviar um comentário