sábado, 5 de setembro de 2020

Liquid War


Nome: Liquid War
Editora: Fitosoft
Autor: Fito, Siyei
Ano de lançamento: 2020
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Assistir aos programas do El Spectrumero Javi Ortiz é sempre bastante educativo. O directo desta noite, além de o podermos ver jogar Restless André, deu-nos ainda a conhecer novos jogos e que nos passaram despercebidos. O primeiro foi Liquid War, um jogo em Boriel Basic, muito, muito simples, mas que nos traz as boas memórias dos primeiros temos do Spectrum. Claro que sendo criado nesta linguagem de programação, as limitações são evidentes, nomeadamente ao nível da velocidade, mas isso até joga a nosso favor, facilitando a missão.

E qual a missão? Estamos assim em plena II Grande Guerra (1943 e a batalha do Atlântico está ao rubro e na sua fase decisiva. O nosso nome de código é "Hunter Killer", dispensando grandes detalhes sobre o que temos que fazer. Controlamos a corveta "Wolf Hunt" e temos que eliminar todos os submarinos nazis, por forma a que possamos facilitar a vitória marítima por parte dos aliados.


O jogo tem cinco diferentes níveis, com crescente nível de dificuldade. O primeiro é muito fácil, bastando atingir um pequeno número de submarinos, que se limitam de vez em quando a disparar torpedos. Para os abater temos as cargas de profundidade que podem ser enviadas por cada uma das partes laterais da corveta. Mas a partir dos segundo nível entram em acção os aviões e o nível de dificuldade aumenta exponencialmente. Já não temos que estar apenas com atenção ao que vem do fundo do mar, mas também às bombas dos aviões, e estas atingem uma velocidade maior que os torpedos. A corveta tem uma bateria anti-aérea, mas não é fácil atingir os aviões, pois estes são pequenos e tem que se calcular muito bem o tempo de disparo, doutra forma teremos vida curta.

A partir da quinta missão, muito adequadamente chamada de Suicida, o número de alvos a atingir vai também aumentando, além disso os inimigos disparam sequencialmente, deixando muito pouco espaço livre para manobrar a corveta.

Apesar da simplicidade do jogo, é tremendamente divertido e viciante. Para estreia desta dupla de programadores, Fito & Siyei, ainda por cima programado em Basic, não poderíamos desejar melhor. Poderão assim vir aqui descarregar o jogo e dar uma pequena contribuição que, além de inteiramente justo, certamente irá motivar os programadores a trazerem-nos mais jogos.

Sem comentários:

Enviar um comentário