terça-feira, 20 de julho de 2021

CAAD 53


Se a CAAD não é a revista mais antiga para o ZX Spectrum ainda no activo (não contamos com a Crash, pois tem nova equipa editorial), anda lá perto. O primeiro número foi lançado em Abril / Maio de 1989, há 32 anos, imagine-se, mantendo-se Juanjo Muñoz como o seu Director. 

Ao longo dos anos, a revista foi naturalmente evoluindo, passando de um formato típico de fanzine, para uma revista com um aspecto altamente profissional, e, neste último número, o 53, com impressionantes 124 páginas. Não faltam assim conteúdos e motivos para a ler.

Pelo meio algumas curiosidades, como as seis revistas extra com uma numeração diferente das restantes, com a passagem directa do número 35 para o 42, no âmbito de uma reformulação que a revista sofreu em 2000 (e quiçá, aproveitando esses seis números extra para completar a numeração). Além disso, o número 49 não existe, e isso tem uma razão válida: o número 48 saiu em Dezembro de 2000. Depois disso, a revista tem uma longa paragem, e apenas em Abril / Maio de 2019, surge novo número, ou seja, precisamente 30 anos após o número 1. Simbolicamente foi-lhe dado o número 50, que de resto é explicado na própria revista.

Passado um ano, em Junho de 2020, surge o número 51 já neste novo formato, tornando-se então uma publicação quadrimestral, com expectativa de se tornar trimestral a partir do número 54, que vai sair muito em breve. Já agora, aguardamos o novo número com grande ansiedade, pois vai ter uma surpresa relacionada com o nosso país.

Quanto ao presente número, o 53, em primeiro lugar temos que agradecer a Juanjo, mas também ao El Spectrumero Javi Ortiz, pois foi graças a eles que conseguimos obter a revista. Ganhámos uma competição por eles promovida, e não só obtivemos o presente número, como ainda nos fizeram chegar os números 23, de Fevereiro / Março de 1993, e 24, de Abril / Maio de 1993. Embora já tivéssemos lido todos os números, permitiu-nos apreciar devidamente a evolução da versão física da revista.

Quanto ao novo número, e já tivemos oportunidade de o ler de uma ponta a outra (a língua utilizada é naturalmente o castelhano, mas para os portugueses não será problema), e podemos assegurar que estamos perante uma das melhores, senão a melhor revista dedicada a aventuras. Não especificamente aventuras de texto (ou "conversacionales", como "nuestros hermanos" lhe chamam - a revista explica porque isso acontece, por sinal), pois as aventuras gráficas, D&D, e até aventuras de arcada têm lugar na revista.

Por outro lado, embora seja dada primazia ao ZX Spectrum, outros sistemas também têm o seu espaço, incluindo os mais modernos.

A revista é assim imprescindível para todos aqueles que são adeptos de aventuras. Incluí reviews, soluções, artigos de fundo, entrevistas, notícias, entre outros artigos muito interessantes, tudo impresso num papel lustroso e de boa qualidade. Por exemplo, no número 53 não poderemos deixar de destacar o excelente artigo sobre o sistema "Adventuron", que de resto já trouxe várias aventuras para o ZX Spectrum, um artigo bastante profundo sobre as aventuras em francês, e a solução e mapa de Torreoscura. Os artigos estão muito bem escritos, com conteúdos muito informativos, e que vão oferecer ao leitor muitas horas bem passadas.

Mas quem pretender apenas a versão PDF, poderá obtê-la gratuitamente através da própria página da CAAD: Club de Aventuras AD. Tendo nós a oportunidade de fazer agora a comparação entre a versão física e a versão PDF, não temos dúvidas: a versão física compensa largamente a sua aquisição.

Aguardemos agora pelo número 54, que fazemos questão de adquirir.

Sem comentários:

Enviar um comentário