quinta-feira, 8 de julho de 2021

Espectro n.º 6


Há uns anos fui convidado para participar do projecto da revista Espectro, logo após a saída do primeiro número, tendo aceitado sem pensar duas vezes. Escrever para uma revista dedicada exclusivamente ao Spectrum, era o realizar de um sonho de infância (desde os tempos em que lia a Your Spectrum, e mais tarde a Your Sinclair, de uma ponta a outra). Agora, no momento em que escrevo isso, tendo recebido há poucas horas o novo número da revista (número 6 - Setembro a Dezembro de 2020), gentilmente enviado pelo editor em Portugal (Filipe Veiga, também membro de Planeta Sinclair), sinto que foi a melhor opção que tomei. 

Naturalmente tenho vindo a acompanhar todos os números. E o que noto, e mesmo tendo em conta que estou emocionalmente ligado à revista, é que a qualidade tem vindo a subir de número para número. Os artigos são cada vez mais relevantes, a revista tem muito mais conteúdo, e graficamente está um espanto. Obra de todos aqueles que nela participam, claro. Mas também dos seus leitores, que além de virem a crescer em número, também vão crescendo na exigência. Somos assim obrigados a continuamente elevar a qualidade da revista, num processo em que todos saem a ganhar.

Relativamente ao novo número, que tirando os artigos com os quais contribuo directamente, faço questão de ler apenas quando recebo a edição física, não posso deixar de destacar os seguintes. Em primeiro lugar, fiquei agora a conhecer um pouco mais sobre o computador que tenho aqui por casa e há muito me intrigava (o misterioso computador da Timex). Para meu contentamento, o João Diogo Ramos desvenda o mistério,  (obviamente que não vos vou contar aqui).

Fiquei também a conhecer um pouco mais sobre os belíssimos trabalhos de João Paulo Neto da Cruz, que povoavam as páginas da Pokes & Dicas nos anos 80, e mais tarde as páginas da Micromania. Continuamos à procura dele, quem sabe não leia estas linhas e entre em contacto connosco.

Depois, mais um joguinho para experimentar em família: Corrida de Renas, obra do programador de serviço da Revista Espectro, Jogos 80, membro da Espectroteam e de Planeta Sinclair. Ele mesmo, Filipe Veiga...

E o que dizer do extenso e belíssimo artigo de Wudang, com um mapa e dicas que são uma delícia? Podem ver na foto abaixo, propositadamente desfocada.

Mas a revista tem mais, muito mais... 

Os leitores brasileiros podem adquirir a Espectro na parceira Clube MSX, que está a tratar do processo de compra e expedição, acessível AQUI. Para os leitores portugueses a loja da Espectro está acessível AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário