quarta-feira, 7 de julho de 2021

Alien Girl (Skirmish Edition)


Alien Girl, de Javier Fopiani, foi um dos grandes jogos de 2020. Agora, aproveitando o lançamento da caixa contendo o jogo pela Bitmap Soft, Javier criou novos níveis e refez outros, tendo lançado a "Skirmish Edition", que é como quem diz, a versão "Escaramuça", fazendo parte também do pacote.

As novidades são bastante, e mesmo estando-se perante mini-níveis, temos uma sensação bastante refrescante quando se pega nesta nova versão. Obviamente que não a iremos avaliar, tal como fazemos com os jogos novos. Tem sido sempre essa a nossa política quando surgem as versões 128K. Não que não o merecessem, apenas porque o tempo não estica e não temos capacidade para fazer reviews completas ou muito detalhadas de todos os jogos que aparecem.


Mas vamos então às principais novidade:
  • A inclusão dos modos fácil e difícil. Ficamos orgulhosos quando vemos os programadores lerem as nossas reviews e fazerem mudanças contemplando sugestões nossas. Umas das "queixas" referidas relativamente a Alien Girl, estava relacionado com o elevado grau de dificuldade, que poderia desmotivar os jogadores menos habilidosos de continuar, perdendo a oportunidade de ver todos os níveis. Assim, no nível mais fácil, os inimigos são eliminados com apenas um disparo e há possibilidade de se perder cinco vezes, antes de ter que recomeçar do nível inicial. Com esta opção, consegue-se agradar a Gregos e Troianos. De notar que também a versão original contempla agora os dois níveis.
  • Esta nova versão, tal como a primeira, inclui quatro níveis. Os dois primeiros contemplam cenários substancialmente diferentes, e o último nível apresenta uma perspectiva nova relativamente ao original. Contudo, os níveis são mais pequenos, o que não é de estranhar, já que estamos perante um extra a acompanhar o lançamento da caixa com o original.
  • Os níveis têm outras novidades relevantes, nomeadamente as portas que necessitam de vários disparos para se conseguir abrir, menos vidas iniciais para Aliana, embora possa recarregar o stock ao longo do jogo, tempo limitado nos dois primeiros níveis (pode apanhar tempo extra ao longo do jogo), as Rainhas ("big bosses") têm mais vidas, entre outras pequenas coisas.

Tal como na versão de 2020, a jogabilidade é imensa. Aproveitámos para tirar o original da "prateleira", e verificamos que a nota que lhe demos o ano passado, um "10", que poderá ter espantado muita gente, continua  aplicar-se na íntegra. Talvez muitos não tenham chegado ao fim, mas agora, com estas novas versões com diferentes níveis de dificuldade, têm oportunidade de experimentar Alien Girl em todo o seu esplendor.

Quanto à "Skirmish Edition", mesmo sendo mais pequena que a primeira versão, continua a ser um grande jogo, exigindo grande destreza e persistência para se terminar, mas sendo tremendamente recompensador quando se chega ao fim, seja no nível mais fácil, seja no diabolicamente difícil. 

Perante isso, recomendamos plenamente a sua compra, não só porque estão a apoiar uma editora especializada em jogos para o Spectrum (a Bitmap Soft) e cujas receitas muitas vezes revertem para fins de caridade, como os próprios programadores, que fizeram um trabalho esplêndido (não esquecendo Laura Gonz, esposa de Javier Fopiani e musa inspiradora deste jogo). Poderão assim adquirir muito em breve a caixa via Bitmap Soft, a edição é muito limitada, portanto é apanhar antes que esgote.

Sem comentários:

Enviar um comentário