domingo, 24 de outubro de 2021

The Golden Fleece


Nome: The Golden Fleece
Editora: NA
Autor: Saucerbrain 
Ano de lançamento: 2021
Género: Estratégia
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Hoje em dia é raro aparecerem jogos novos de estratégia, pelo que quando um aparece, dedicamos-lhe toda a atenção. Longe ainda parecem estar os tempos dos wargames (ou talvez não, prevêem-se boas novidades do Leste). Mas até isso acontecer, temos a oportunidade de um pequenos aperitivo com The Golden Fleece. Apesar de ser um jogo com um aspecto básico, à boa maneira de muitos jogos da primeira década dos anos 80, a forte componente estratégica torna-o bastante interessante, fazendo esquecer os gráficos e sons muito simples.

Sendo um jogo de estratégia puro, desde logo tem implícito alguma complexidade. Esta de facto existe, e é imprescindível ler-se as instruções do jogo, doutra forma não iremos muito longe na exploração das terras e mares inóspitos onde a acção decorre. Ficamos assim a perceber que o objectivo é derrotar um monstro de três cabeças que habita a ilha mais a Norte. Esse é muito poderoso, e para conseguirmos igualar a sua força, temos que antes combater e derrotar uma série de inimigos menores que habitam as restantes ilhas, que nos permite ganhar experiência em combate e melhorar as nossas capacidades. Mas isso não chega, pois teremos ainda que ganhar os favores dos Deuses, em especial Poseidon, para isso desafiando a sorte em alguns locais muito específicos. Se o vento soprar a nosso favor, talvez tenhamos uma ínfima probabilidade de conseguirmos chegar são e salvo à última ilha.

Tudo começa a bordo da frota dourada. Podemos movimentar-nos para qualquer lado do mapa, no entanto tendo o cuidado de evitar o monstro dos mares. Quando esse aparece, há que acostar o mais rápido possível a uma das ilhas. Se não o fizermos rapidamente, toda a tripulação é dizimada e só nos resta começar novo jogo.


Quando acostamos, temos então várias hipóteses, desde construir um altar a Athena, que poderá ser bastante útil no futuro, até explorar a ilha. Quando o fazemos, ou encontramos viveres, ou damos de caras com um monstro. Se aceitarmos o combate, começa então a parte mais complicada do jogo. Através de um sistema complexo com dados e uma escala de valores da força, que define as características dos combatentes, vamos lutando e esquivando, ou pelo menos tentando defender-nos dos golpes adversários. Temos que estar com muita atenção à energia que ainda nos resta, pois é essa que também vai definir o resultado da batalha (além do local onde somos posicionados na escala da força). Além disso, vamos tendo várias opções À disposição, como atacar, avançar, defender, ou até tentar decapitar o adversário. Remetemos uma explicação mais detalhada para as instruções na página do autor, pois existem muitos mais especificidades a ter em conta, e sem as lerem, não irão entender o conceito da aventura na sua totalidade.

The Golden Fleece é assim um jogo refrescante, inovador, e que já sentíamos a falta. Obviamente que poderia ter alguns aspectos mais trabalhados ou detalhados, mas é preciso não esquecer que este é o segundo trabalho para o ZX Spectrum deste programador. Também não é um jogo para agradar a Gregos e Troianos, mas o que podemos dizer é que compensa o esforço de o tentarmos entender. Não há dois jogos iguais, pois o mapa é gerado aleatoriamente de cada vez que se começa novo jogo, pelo que há aqui diversão para muito tempo.

3 comentários:

  1. Pues tiene muy buena pinta, André creo que algo tenemos en común, que nos gustan los juegos de tablero... a mi en especial los wargames clásicos de fichitas XD, aparte de los juegos de rol de mesa, un abrazo fuerte !!!.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda hoje em dia, os serões em família são passados a jogar Catan e Risk :)

      Eliminar
    2. Grandes juegos sin duda, un abrazo André !!!.

      Eliminar