sábado, 21 de outubro de 2023

Ooze the Escape


À semelhança do que aconteceu em 2022, no qual foram colocados cinco jogos à venda em edição "deluxe" e que poderiam ser recolhidos no evento da Crash, poupando-se nos portes (e as brutais e injustas taxas alfandegárias, se fossem enviados para Portugal), também este ano Allan Turvey criou uma colecção anual específica, ao mesmo tempo celebrando mais um evento da popular revista. Esta nova colecção tem o nome de The Midnight Brew Collection 2023 e inclui os seguintes jogos, todos de qualidade excepcional:

Para já testámos Ooze the Escape, um jogo do qual fizemos a análise em 2017 (ver aqui), que foi também considerado um dos melhores de 2017 (ver aqui), mas que sofreu agora melhorias muito significativas. 

Curiosamente ainda nos lembrávamos do mapa de Ooze, derivado das muitas horas que passámos com o jogo na altura. Assim, não nos foi muito difícil voltar a correr todos os ecrãs e chegar ao final. Não que o jogo seja fácil, muito pelo contrário. Antes de dominarmos o movimento do nosso esponjoso personagem, semelhante a uma lesma voadora, vamos ter que penar. Mas depois de o conseguirmos, é uma delícia percorremos os magníficos cenários criados por Andy Johns, dando já o mote para aquilo que fez uns anos mais tarde com os dois episódios de Níxy.

Uma curiosidade muito interessante e uma das novidades é que se terminarem o jogo, têm acesso a um código especial que permite, quando o recomeçarem, adquirirem uma capacidade nova, transformando desde logo a mecânica de movimento. Não iremos detalhar, isso terão que descobrir por vós...

Quanto às novidades, estas são muitas, como aliás podem rapidamente observar assim que carregam o jogo. Temos, entre outras:

  • Novo ecrã de carregamento (dinâmico)
  • Possibilidade de redefinir as teclas
  • Novas salas e obstáculos
  • Mais inimigos
  • Melhorias gráficas, entre as quais o sprite do nosso esponjoso personagem
  • que agra faz um majestoso flip
  • e quando recolhe uma chave muda para a cor dessa
  • Melhorias no som
  • Nova música
  • E, claro, lançamento físico em edição de luxo
Esta nova versão baseia-se nas desenvolvidas para o C64 e para o Amiga, não sendo de estranhar que se torne ainda mais interessante relativamente ao original de 2017. Afinal de contas passaram-se seis anos, havendo a oportunidade de melhorar algumas coisas.

Ooze the Escape é então um jogo pelo qual temos imenso carinho e no qual tivemos tanto prazer agora em o terminar, como tivemos há seis anos.  Se por acaso vão marcar presença no evento da Crash, é uma boa oportunidade de adquirir este jogo ou até a colecção completa. Mas mesmo que não consigam ir, podem sempre encomendar os jogos. Para isso basta aqui virem. 

Sem comentários:

Enviar um comentário