domingo, 18 de dezembro de 2016

ZoomBlox


Nome: Zoomblox
Editora: NA
Autor: Fabrizio Zavagli
Ano de lançamento: 2016
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

Quando Tetris apareceu a fasquia subiu muito e os puzzles ganharam uma nova dimensão. A partir daí apareceram inúmeros clones, alguns deles bastante originais, outros nem tanto, mas sempre com uma qualidade bastante acima da média dos jogos para o Spectrum. ZoomBlox enquadra-se nessa categoria e apesar de já ter uns meses, só agora tivemos oportunidade de o testar.

A mecânica é muito semelhante a outros puzzles nos quais o objectivo é fazer desaparecer as peças, sem que a última linha atinja o fundo do tabuleiro. Assim, quando seleccionamos 3 peças da mesma cor, estas são eliminadas. No entanto, apenas podemos seleccionar a última peça de cada uma das colunas, pelo que se não houver 3 peças da mesma cor ou escolhermos uma peça multicolor, se esta estiver disponível, então a linha avança, fazendo desaparecer as peças que estiverem marcadas (no máximo duas), abrindo espaço para mais peças, que se tivermos sorte permitirão fazer novas combinações. Mas há ainda uma nuance: as peças azuis, quando as fazemos desaparecer, fazem também avançar a linha (daí a carantonha).


Periodicamente, e consoante o nível em que estivermos a linha vai avançando, mais ou menos rápido, e quando chegar ao fundo o jogo está perdido.

Gráficos muito coloridos, se bem que simples, e som minimalista, não interferem minimamente com o prazer que retiramos de ZoomBlox, que é simplesmente viciante e que nos faz sempre voltar para tentar bater o nosso record. É assim um jogo a experimentar, sem qualquer dúvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário