sábado, 22 de agosto de 2020

Rallye de Portugal (MIA)


Hoje temos mais uma verdadeira bomba! Rallye de Portugal permanecia escondido há mais de 35 anos e nem sequer sabemos como uma cópia veio parar às nossas mãos. Uma coisa é certa, está há pelo menos 10 anos no nosso computador, provavelmente há mais de 15, altura em que começámos a descarregar jogos da internet. Portanto, em determinada altura terá aparecido em alguma página, embora de momento não se encontre em lado algum.

O seu autor é José Prates e o jogo tem uma história muito curiosa e não inteiramente feliz, mas que iremos contar noutras núpcias. Agradecemos também desde já ao José Prates, não só pelas histórias que partilhou connosco, mas também por nos autorizar a disponibilizar o jogo pela comunidade.

O jogo é de 1985 e o seu autor programou-o numa altura em que os autores portugueses eram praticamente desconhecidos no universo do Spectrum e no circuito comercial encontravam-se muito poucas cassetes com programas nacionais, com excepção das lançados pela Astor e pela Timex. Mas como José Prates tinha conhecimentos de programação e até já tinha criado pequenos programas, lançou-se numa aventura maior, desenvolvendo um jogo inspirado no Rally de Portugal, não faltando sequer os grandes pilotos da época, incluindo Joaquim Moutinho, falecido em 2019.


Mas apesar da temática automobilística, não estamos perante um simulador e o objectivo não passa por dirigir a viatura, antes fazer a gestão de alguns aspectos fundamentais da prova, nomeadamente o estado dos componentes principais do carro (motor, chassis, travões, etc.), a selecção dos pneus mais apropriados para a corrida tendo em conta as condições climatéricas, e a velocidade média de condução. Depois de passada esta fase, o computador avalia as nossas escolhas, definindo o tempo gasto a percorrer a etapa, assim como o dos nossos concorrentes (entram seis condutores em prova). A mecânica é muito semelhante a Brum Brum, jogo desenvolvido por Pedro Brito e Cunha e lançado pela Astor em 1984, bem como do mítico “Formula One”, de 1985.

Ao invés de serem concedidos pontos, de acordo com a classificação de cada concorrente na etapa (como acontece nos dois jogos anteriormente mencionados), a luta é contra o tempo, sendo a classificação final do rally o acumulado de todas as etapas. O mais interessante é que Rallye de Portugal permite que até seis jogadores em simultâneo participem, constituindo um divertimento para toda a família e que seguramente teria almejado grande sucesso na altura, tivesse sido lançado no circuito comercial.


Infelizmente o ficheiro digital que chegou às nossas mãos é apenas uma imagem (snapshot) e o seu autor também já não tem a cassete original. No entanto, o Rui Ribeiro conseguiu preservar quase por inteiro o jogo tal e qual como foi lançado, com excepção do ecrã de carregamento, que continha uma imagem digitalizada, pixel a pixel, de um Lancia 037, segundo nos contou José Prates (semelhante ao da imagem abaixo). Para isso criou um .tzx, colocando como ecrã de carregamento o menu inicial do jogo.

Assim, ao fim de 35 anos, poderão finalmente usufruir deste jogo. Quem sabe um dia conseguiremos dar com uma cassete e preservar o ecrã de carregamento original, no entanto, já foi um grande achado conseguirmos chegar a uma versão funcional, pois esta é uma obra "maior" do panorama do Spectrum nacional.

Poderão aqui descarregar o ficheiro z80, assim como os .tzx e .tap criados pelo Rui Ribeiro, mas tenham em atenção que não são as versões originais.

2 comentários:

  1. Este está quase preservado!
    Mas ò André, um Lancia 037 não é Delta, pá! ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah, pois, não percebo nada de carros. Vou corrigir :)

      Eliminar