terça-feira, 31 de agosto de 2021

Jogo do Mês: The Humans

Alfacont (FDD)


Durante as próximas três semanas vamos ter três disquetes contendo material muito apetecível para o FDD. O primeiro deles é a versão completa de Alfacont, um programa orientado para a contabilidade, lançado pela Alfamicro em 1985. Para quem não sabe, a Alfamicro produzia inúmeros conteúdos para a Timex, mas também tendo no seu portfolio alguns programas lançados sob selo próprio, quer para o FDD, quer para o ZX Spectrum.

Além da disquete contendo o programa e a base de dados (versão completa, pois o que é habitual ver-se é a versão de demonstração), incluímos ainda o manual e a errata. Isto só foi possível porque o original encontra-se no museu LOAD ZX Spectrum, que nos permitiu preservar este importante lançamento.

Poderão vir aqui descarregar Alfacont.

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Tape File (MIA)


Tape File é um utilitário lançado por C. E. Dibsdale em 1984. Desconhecemos tudo sobre este programa, pois não o encontrámos referenciado em local algum, de qualquer forma, não deve ter feito grande história, até porque é programado em Basic puro.

O programa veio da colecção particular do João Diogo Ramos, do Museu LOAD ZX Spectrum, e pode aqui ser descarregado.

Instruções para Esquizóides preservadas


Graças ao Fernando Calheiros, conseguimos completar mais um dos lançamentos da Timex: Esquizóides.

As instruções foram finalmente preservadas, podendo aqui ser descarregadas.

domingo, 29 de agosto de 2021

CM: Os Jogos no Computador - 030

No dia 11 de Fevereiro de 1990 saia mais uma edição de "Os Jogos no Computador", secção dedicada aos videojogos que fez parte do jornal Correio da Manhã, e escrita por Paulo Ferreira.

O destaque da semana calhou ao "Myth: History in the Making" com uma análise bem pontuada pelo Paulo. De facto, não é difícil encontrar unanimidade em relação à qualidade deste jogo da System 3.

O "Graphic Adventure Creator" teve direito a mais uma presença na secção, com o Paulo a descrever as várias acções disponíveis na ferramenta, tais como manipulação de objectos, contadores e marcadores, modificação da posição do jogador, entre outras. Mais um pedaço de informação interessante para os iniciantes no GAC.

O Paulo também apresenta a nova iniciativa da secção para a escolha do melhor jogo de 1989, e melhor jogo da década de 80, para tal aguardando as cartas dos leitores com os jogos de sua preferência. Talvez para espicaçar os leitores, o "Target Renegade" foi usado para ilustrar a iniciativa!

E para finalizar a secção, temos a abundância dos pokes e dicas do costume, enviados pelos leitores com o destaque para o clube Atlantic Soft, um contribuidor regular da secção.

A digitalização feita por Mário Moreira encontra-se neste link.

sábado, 28 de agosto de 2021

Funções (MIA)


O primeiro programa a ser desenvolvido por Pedro bandeira e Cunha foi Funções, finalizado em maio de 1983. Estamos aqui perante um programa educativo, que visa apoiar os estudantes de matemática. 

Alguns meses mais tarde, já em 1984, foi removida a opção de gráficos de funções, tendo dado origem a Subrotinas de Matemática (versão 1 aqui, versão 2 aqui), que teve lançamento físico através da Astor Software. Este programa encerra uma peculiaridade pouco comum nesta editora. Já era habitual lançar os programas com capas diferentes, uma em papel fotográfico e outra em papel mais económico, normalmente com grafismo diferente. O que já não era tão habitual era os próprios programas terem diferenças, mesmo que ligeiras (grafismo e ecrã de carregamento), mas foi o que aconteceu com este programa. 

O que hoje vamos disponibilizar, e que se encontrava nas cassetes que o próprio programador nos emprestou, são várias versões de Funções, que o Pedro foi trabalhando ao longo de vários meses, tendo depois culminado em Subrotinas de Matemática.

Poderão aqui vir descarregar as várias versões de Funções.

Geometria Descritiva (MIA)


Geometria Descritiva foi lançado pela LOG em 1983. Este programa educativo é composto por duas partes, uma teórica, a outra com testes. 

Mas além disso, encontrámos uma versão do mesmo programa que foi colocada no mercado Brasileiro. Graficamente tem muitas diferenças, mas o programa é o mesmo.

Deixamos aqui ambas as versões deste programa.

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Alien Planet Underwater Research Sea of Horror

 

Nome: Alien Planet Underwater Research Sea of Horror
Editora: NA
Autor: Frederick352
Ano de lançamento: 2021
Género: Labirinto
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Não costumamos fazer análises aos jogos de Frederick352, pois além de serem bastantes estranhos, aparentam sempre estarem incompletos, mais parecendo meros exercícios de programação. E Alien Planet Underwater Research Sea of Horror não é diferente dos seus outros jogos, muito embora desta vez tenhamos explorado tudo, porventura para ver se seríamos nós que não estávamos a perceber o conceito do jogo. Não, o problema não era nosso, e mais uma vez o jogo encontra-se inacabado, pois após chegarmos ao fim, o programa entra no código-fonte. A par dos muitos bugs que fomos encontrando, não é uma experiência que queiramos repetir com muita frequência...


Neste jogo, cujo nome é tão estranho quanto tudo o resto, controlamos um pequeno submarino, que tem que explorar as cavernas à procura de tesouros e de um portal, que permite escapar para a liberdade. Os tesouros são redundantes, uma vez que podemos terminar o jogo sem os recolher. Por outro, se sairmos e voltarmos a entrar no ecrã, o tesouro reaparece, independentemente de já o termos recolhido, ou não. Podemos assim aumentar a pontuação quase infinitamente. Se tivermos paciência para isso, claro.

Entrar e sair dos ecrãs é sempre um exercício de pura sorte. Por vezes vamos parar mesmo por cima de um inimigo, com os resultados que se espera. Outras vezes, vamos parar sob os próprios cenários, demonstrando que o jogo não foi suficientemente testado. É tudo questão de sorte. Ou de azar...

Para culminar, gráficos básicos e música que está melhor desligada, tudo contribuiu para que não engraçássemos com Alien Planet Underwater Research Sea of Horror. Siga!

Saiu Bootskell


Saiu um novo clone de Pengo: Bootskell. A novidade é que não foi apenas para o Spectrum, mas para 18 diferentes sistemas. Talvez por isso seja curtinho, apenas com 10 níveis.

Do que vimos, o jogo até teria algum potencial, mas uma escolha de teclas atroz, limita-lhe bastante a jogabilidade. Uma pena os programadores investirem tanto no jogo, e depois esquecerem-se de alguns dos factores mais básicos que contribuem para o sucesso (ou insucesso) de um jogo.

Poderão vir aqui descarregar Bootskell.

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Invasores Espaciais (ZX81 MIA)


Invasores Espaciais, tal como o nome o dá a entender, é um clone de Space Invaders, traduzido para a nossa língua. Veio num dos muitos lotes que comprámos e é uma verdadeira raridade. Além disso, para ZX81, o jogo está muito bem conseguido.

Poderão aqui descarregar Invasores Espaciais.

The Humans


 Nome: The Humans
Autor: Gabriele Amore, John Davies
Ano de lançamento: 2021
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 128 K
Número de jogadores: 1

Já há muito tempo que esperávamos pelo golpe de asa de Gabriele Amore. Talvez tenha sido porque se tenha munido da colaboração de John Davies, que aliou à componente técnica na qual Amore é exímio, a criação de cenários muito interessantes, o facto é que desta vez acertou na mouche. Para trás ficaram os trabalhos repletos de bugs, inacabados, com sprites constantemente aos tremeliques, por vezes arruinando aquilo que eram boas ideias. Não que The Humans esteja isento de bugs, também os encontrámos (por exemplo, os sprites das personagens ficarem atascados nos borders do ecrã, ou passarem parcialmente de um lado do ecrã para o lado contrário), no entanto, não interferem minimamente com a jogabilidade. Saúda-se assim o cuidado que Amore depositou neste seu novo trabalho, que faz a devida homenagem a um dos últimos clássicos do Spectrum da primeira época dourada: Lemmings.

Desde já confessamos: nunca explorámos devidamente Lemmings. Depois de The Humans, iremos devidamente fazê-lo, pois o que aqui vimos, gostámos bastante. E a história é muito semelhante, mas ao invés de assumirmos o papel dos pequenos roedores, são seres humanos que temos que salvar (nem que seja um, apenas), pelo meio descartando aqueles que são supérfluos ou que altruisticamente desimpedem o caminho para que os outros possam chegar ao destino final. Altruisticamente é uma maneira de falar, pois eles não se voluntariam para tal tarefa, somos nós que os designamos à força.


A mecânica é muito semelhante a Lemmings. Assim que iniciamos o nível, temos breves momentos para estudarmos o cenário, pois passado um ou dois segundos, os humanos aparecem no ecrã, andando de um lado para outro até encontrarem um obstáculo. Por vezes mortal ou levando a locais onde ficam encurralados, pelo que é fundamental reagirmos rapidamente, sob pena de contribuirmos para a diminuição da população mundial, pelo menos neste videojogo.

Para se conseguir fazer chegar os humanos ao destino final são e salvos, é necessário que alguns deles executem certas tarefas, por vezes sendo depois sadicamente descartados (é a vida...). Para que eles as executem, controlamos os dedos de uma mão, que clicando no humano respectivo, impele-o a executar a acção que tenha sido seleccionada no canto superior do ecrã. Estas podem ser as seguintes:
  • Digger: para escavar o chão, permitindo aceder aos patamares inferiores
  • Ladder: construir uma escadaria, por forma a aceder a patamares superiores
  • Floater: quando os humanos caem no vazio de grandes alturas, esta opção concede-lhes um pára-quedas que permite chegar em segurança ao chão (desde que não caiam nalguma armadilha, evidentemente)
  • Stopper: o humano coloca-se como um travão durante algum tempo (sendo depois descartado), impedindo os outros de passarem esse ponto, voltando para trás
  • Pickaxe: para escavar as paredes (horizontalmente)
  • Climber: permite aos humanos escalarem as paredes
  • Suicide: para quando estamos desesperados ou pretendemos acabar mais cedo o nível
É importante ter em atenção o número de acções permitidas. Assim, ao lado das tarefas, no cimo do ecrã, está o número limite de tarefas que poderemos alocar aos humanos. Se esse número chegar a zero, ficamos impotentes para controlar os nossos personagens, normalmente levando a um panorama desolador, que é ver os humanos terem um fim inglório, normalmente suicidando-se em algum obstáculo mortal (nunca se disse que estes humanos tinham QI superior a lemingues).

Felizmente que foi concedida uma outra opção, que normalmente é a primeira que utilizamos: o sinal "-" e "+" no canto superior esquerdo permite diminuir ou acelerar a velocidade com que os humanos se deslocam. Obviamente que se se moverem mais lentamente, teremos mais tempo para conseguir reagir, seleccionando a tarefa mais indicada para cada situação, além de ser também mais fácil fazer o clique no humano correcto. Esta é mesmo uma das poucas lacunas do jogo, pois devido á dimensão dos sprites, nem sempre é fácil conseguir escolher o humano a quem queremos designar uma tarefa, por vezes perdendo-se a possibilidade de completar um nível por pequeno erro de cálculo e falta de destreza nos dedos (literalmente).


Não sendo fácil passar alguns dos 25 níveis deste jogo, seja porque os quebra-cabeças exigem que se pense durante algum tempo na melhor forma de os ultrapassar, seja porque por vezes é exigida uma capacidade de reacção bastante rápida, os programadores concederam (e bem) uma ajuda. Assim, podemos correr livremente cada um dos níveis (teclas "O" e "P" simultaneamente), sem medo de dizimarmos a população de roedores, isto é, humanos com QI de roedores. Não existe número limite de vidas, pelo que temos todo o tempo do mundo para completar o jogo. Alguns dos níveis são verdadeiramente desafiantes (e viciantes), pelo que podem contar com algumas horas para chegarem até ao fim, isto é, se não optarem pela batota.

Os sprites são bastante pequenos, o que não é de admirar, pois o jogo foi desenvolvido com o AGDx mini de Allan Turvey, permitindo muito mais acções no ecrã. Só é pena que não tenha sido utilizado todo o ecrã (levando ao tal bug junto aos borders), não se sabendo se foi intencionalmente, se por limitação do próprio motor.

Assim, este jogo de Amore encheu-nos as medidas. É por uma unha negra que não atinge a bitola de Mega Jogo. A evolução do programador nestes últimos tempo foi muito boa, e se assim continuar, temos a certeza que em breve irá alcançar esse galardão. Para trás ficaram a maior parte dos vícios que levaram a que os seus jogos anteriores não atingissem o nível esperado. Aguardamos agora com bastante expectativa pelo seu próximo jogo, e já agora, porque não trabalhar numa versão melhorada de Moon Ranger, um jogo muito divertido e que apenas não atingiu vôos mais altos, devido aos muitos bugs que continha? 

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

RS232 n.º 15


Temos hoje o número 15 da RS232, de Abril de 1989. Vieram todos da colecção particular do António Vila-Chã (a maioria), ou do Vasco Gonçalves.

A revista é excelente com montes de material para o Spectrum e Timex, incluindo pequenas reviews, mapas e type-ins. Imperdível...

Venham aqui buscar o mais recente número da RS232. Se tiverem o 27 ou números acima do 38 (se é que existem), por favor, entrem em contacto connosco.

Vídeo de Javi Ortiz: "Reseñas de Papel"


O nosso amigo Javi Ortiz vai às 19 horas emitir um episódio muito especial: o "unboxing" de uma encomenda que lhe enviámos e que contém uma série de surpresas, tudo produzido cá pelo burgo.

Basta entrar no vídeo acima, não vos irá tomar muito tempo e é um motivo de orgulho para todos nós...

4 em Linha (MIA)


Continuando a partilhar os programas do enorme lote que o Pedro Bandeira e Cunha nos emprestou, que entre coisas do próprio que nunca tinham sido lançadas, outras da Astor Software que ainda não estavam preservadas, e outros pequenos programas, encontraram-se muitos tesouros. 

Desta vez disponibilizamos 4 em Linha, simulando o popular jogo de tabuleiro, que apesar de parecer coisa de crianças, envolve muita estratégia. Jogado a dois, é daqueles desafios que não dispensamos. 

Poderão aqui descarregar 4 em Linha. O computador é "tenrinho", mas para iniciados é o ideal.

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Jogos 80 n.º 25


E mais uma belíssima novidade: já está nas bancas o novo número da Jogos 80, desta vez com uma extensa entrevista ao João Diogo Ramos, que fala um pouco sobre o Museu LOAD ZX Spectrum.

Mas também tem reviews de jogos do ZX Spectrum. Um deles é Jet Pack Neo, um dos jogos mais recentes do Jaime Grilo. O Outro é Zoinho, um belíssimo jogo que também irá sair em breve e na qual fazemos a sua análise em primeira mão (a review foi escrita por mim).

Mas a revista tem muito mais pontos de interesse. Não acreditam? venham aqui descarregar a versão gratuita em PDF. E se gostarem, podem sempre adquirir a versão física.

Saiu Alien Planet Underwater Research Sea of Horror

Depois de uma primeira quinzena de Agosto bastante morna, para não dizer fria (a condizer com o tempo aqui pelo Oeste), eis que o calor chegou finalmente e as coisas parecem querer começar a arrebitar. Temos assim novo jogo de Frederick352, com um nome quase tão estranho quanto o jogo: Alien Planet Underwater Research Sea of Horror. É a sequela de Alien Planet Underwater Research, um jogo um pouco experimentalista, bem ao jeito do que este autor costuma fazer.

Não é para todos, mas quem quiser experimentar, poderá vir aqui descarregá-lo.

Edição física de Laserbirds à venda na Europa


Há algum tempo atrás a brasileira Bitnamic Software® lançou a edição física de Laserbirds, um título original de 2020 para o ZX Spectrum, que está à venda apenas no mercado brasileiro.

Pois bem, a partir de hoje também já encontra-se disponível a edição física em inglês, produzida pela Teknamic Software® especialmente para o mercado europeu, podendo ser comprada através da nova loja on-line.

O jogo "Laserbirds" é um shooter de acção frenética na qual se assume a missão de defender a Terra de vagas incessantes de Ornitoides! É um jogo programado pelo talentoso Wilton, com os seus gráficos multicoloridos.

A Teknamic Software® é uma produtora e publisher independente, localizada em Portugal, focada no lançamento de novos jogos para as plataformas antigas, bem como nos relançamentos de clássicos.


E tal como a "irmã brasileira", tem como objectivo primordial encorajar a criatividade dos programadores portugueses e brasileiros e incentivar a produção de jogos em ambos os países. Vários já foram lançados através da brasileira Bitnamic, sendo agora a vez de trazer algumas destas produções para a europa.

Link para loja on-line da Teknamic Software®:  https://teknamic.com/

Melody Master (FDD)


Continuando a partilhar as disquetes que o Ricardo Reis e o João Diogo Ramos do Museu LOAD ZX Spectrum recuperaram, a mais recente tem o Melody Master, programa de música de 1985, e ainda alguns dados para o Gestão Integrada de Stocks (estes últimos não vimos, pois deverá ser informação pessoal).

A partir da próxima semana, quando já há menos pessoas de férias, começamos a partilhar os mais "apetitosos", mas até lá poderão vir aqui descarregar o conteúdo desta disquete.

Torreoscura com versão em inglês


Importante notícia para quem é adepto das aventuras de texto: Torreoscura, a afamada aventura espanhola já está traduzida para inglês, permitindo atingir uma maior franja de público. É desta que vamos embrenhar-nos neste jogo. Quem sabe até finalmente escrever uma review a condizer...

Poderão vir aqui descarregar o jogo. É imperdível...

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Keydefine (MIA)


Desta vez temos um programa vindo directamente da colecção particular do João Diogo Ramos, do Museu LOAD ZX Spectrum, e que ainda estava dado como MIA. Keydefine foi lançado em 1984 pela Scientific Software e terá sido uma boa muleta para quem programava em Basic, bem para quem utilizava a Microdrive, pois dá acesso a 35 novas teclas de funções.

Poderão aqui descarregar Keydefine.

Relocatable Mini-keydefine (MIA)


Hoje vamos disponibilizar dois programas vindos directamente da colecção particular do João Diogo Ramos, do Museu LOAD ZX Spectrum. Provavelmente estariam ambos na mesma cassete, mas uma vez que não temos o original, não sabemos em que condições foram colocados no mercado.

Poderão então descarregar aqui Relocatable Mini-keydefine, mais tarde iremos partilhar um outro relacionado com estas funcionalidades.

All-in-one 48K (2019-2021)


É bem sabido: a equipa de Furillo Productions (IADVD e Molomazo) estão sempre com ideias novas e brilhantes. Desta vez criaram um pequeno executável que carrega 10 dos seus jogos, sem necessidade de se ter o emulador ou ficheiros externos. Até inclui um link para a página onde, para cada jogo, se pode ver o manual online, entre outra informação.

Os jogos incluídos, são:

  • Moon's Fandom Festival
  • Yopparai Sarariiman
  • ENIGMATIK
  • The Hoarder
  • Federation Z
  • FlappyClive
  • Birdy Cantabile
  • Rade Blunner Episode 2
  • Rade Blunner Episode 1
  • Moon and the Pirates

Apenas falta The Doom of the Pond, talvez fique para o volume 2. Ora digam lá que não estamos perante uma excelente ideia?

Poderão vir aqui descarregar o motor.

domingo, 22 de agosto de 2021

CM: Os Jogos no Computador - 029

No primeiro fim de semana de Fevereiro de 1990 foi publicada mais uma edição de "Os Jogos no Computador", secção no Correio da Manhã escrita por Paulo Ferreira e dedicada aos videojogos.

Uma novidade foi introduzida nesta edição: duas versões do mesmo jogo, "Ghouls'n'Ghosts" para platformas tão distintas quanto o ZX Spectrum e o Commodore Amiga, foram analisadas em simultâneo. Com um tom bem humorado, o Paulo apontou os pontos fortes e fracos de cada versão. Relembremos que em 1990, o Commodore Amiga já era bastante popular.

Depois da crítica, Paulo prosseguiu com a explicação de mais funcionalidades do Graphic Adventure Creator, iniciada umas semanas antes. Referiu os contadores e os marcadores, os primeiros registam a pontuação ou contabilizam o número de movimentos do jogadores, e os segundos que indicam se uma determinada sala foi visitada ou se está iluminada. Outra funcionalidade descrita é referente às condições e os respectivos parâmetros que permitem criar regras lógicas.

Presença indispensável nesta secção é a do espaço dedicado aos pokes e dicas. Para fazer jus à popularidade do jogo "Batman - The Movie" nesta edição temos mais uma contribuição de um leitor com o mapa do último nível deste jogo.

Como sempre, agradecemos ao Mário Moreira pela digitalização do seu acervo, a qual ofereceu à comunidade por intermédio do Planeta Sinclair. O PDF está acessível neste link.

sábado, 21 de agosto de 2021

Perigos nas Cavernas Perdidas (MIA)


Nem tudo o que a Activision fez era bom. Mas isso não foi impedimento para a Timex converter Pitfall II: Lost Caverns, para o TC 2068, um jogo mediano que saiu em 1984. Apresenta os menus típicos das conversões da Timex, nomeadamente o que permite seleccionar o Stick.

Conseguimos assim preservar mais um dos lançamentos da Timex em Portugal, fazendo parte de um lote de uma pessoa ligada a esta editora, que foi emprestado ao Museu LOAD Zx Spectrum. Infelizmente não tinha a capa, pois possivelmente estamos perante o master que depois serviu para duplicar as cassetes.

Poderão aqui descarregar Perigos nas Cavernas Perdidas.

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

A Capital: Pokes & Dicas - 04 de Agosto de 1989

No mais recente suplemento d'A Capital, Renegade III é rei. Odiado por muitos, adorado por mais uns tantos, na realidade o jogo até é bastante razoável. Quase que apostamos que se não tivesse Renegade no nome, nem um décimo das críticas iria ter.


Além de uma review bastante completa escrita pelo Joaquim Andrade, inclui ainda muitas dicas e até um mapa de excelente qualidade, desenhando pelo Pedro Gonçalves. As dicas, essas foram enviadas pelo Pedro Damázio, de Cruz de Pau. Ou muito nos enganamos, ou será o mesmo que desenvolveu Tron, entre outros pequenos programas já partilhados no fórum ZX Spectrum Directo da Arrecadação e que, mais cedo ou mais tarde, iremos disponibilizar por aqui.

Poderão vir aqui descarregar o mais recente suplemento.

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Saiu The Humans


Gabriele Amore, talvez o mais prolífico programador do Spectrum, que lança jogos em catadupa, embora nem sempre finalizados, desta vez parece que é capaz de nos surpreender, desenvolvendo um jogo com princípio, meio e fim, a fazer lembrar o clássico Lemmings. Para isso aproveitou as capacidades do AGDx, e também da colaboração de John Davies, e ofereceu-nos o seu novo trabalho, The Humans. Apraz-nos ver que Gabriele Amore, que tantas vezes desperdiça o seu talento em projectos menores, muniu-se agora do apoio necessário para criar aquilo que parece ser o seu melhor jogo até à data. 

Nos próximos dias iremos testá-lo, até lá poderão vir aqui descarregar The Humans.

General Interest Programs (ZX81 MIA)


General Interest Programs inclui três pequenos utilitários, vindo de uma editora que se especializou no lançamento destas compilações. Nada de extraordinário, mas poderão ter tido a sua utilidade na altura.

A cassete pertence à nossa colecção particular e pode aqui ser descarregada.

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

RS232 n.º 14


Temos hoje o número 14 da RS232, de Março de 1989. Vieram todos da colecção particular do António Vila-Chã (a maioria), ou do Vasco Gonçalves.

A revista é excelente com montes de material para o Spectrum e Timex, incluindo pequenas reviews, mapas e type-ins. Imperdível...

Venham aqui buscar o mais recente número da RS232. Se tiverem o 27 ou números acima do 38 (se é que existem), por favor, entrem em contacto connosco.

Mais pequenos programas (MIA)


Ainda nas cassetes do Pedro Murtinho, encontrámos cerca de mais uma dezena de pequenos programas que mereciam ser preservados. Na sua maioria type-ins, podendo aqui ser descarregados.

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Tasword Two v2.4 para FDD


O Ricardo Reis e o João Diogo Ramos, uniram esforços e conseguiram recuperar muito material que está em disquetes antigas pertencentes ao espólio do Museu LOAD ZX Spectrum. Assim, nos próximos tempos, iremos partilhar algum desse material que nos parece relevante.

Deixamos também um alerta aos nossos leitores: as disquetes têm um período de vida muito limitado. Se têm disquetes convosco que acham que poderá ter material que mereça a pena recuperar, está na altura de o fazerem. Doutra forma, corre-se o risco de perder a informação para sempre. 

Assim, o primeiro dos programas que vamos partilhar é uma curiosa versão do Tasword Two, adaptada especificamente para o FDD. É diferente daquelas que anteriormente partilhámos, e nem sequer sabemos se será oficial. De qualquer forma, poderão vir aqui descarregá-la.

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Zebra Graphic Collection Tapes (MIA)


Hoje temos uma raridade partilhada pelo José Manuel, de El Trastero del Spectrum, a página espanhola de referência na preservação de software para o Spectrum e Timex. Zebra Graphic Collection Tapes é uma colecção de seis cassetes, com 180 gráficos para serem utilizados pelos programadores. Não nos perguntem como isto funciona, mas parece ser muito interessante.

Poderão aqui descarregar o conjunto de cassetes e respectivo manual.

domingo, 15 de agosto de 2021

CM: Os Jogos no Computador - 028

A 28 de janeiro de 1990 saiu mais uma edição de "Os Jogos no Computador", secção do Correio da Manhã dedicada aos videojogos e escrita por Paulo Ferreira.

O destaque da semana foi "Hard Drivin'", o famoso jogo de corridas das arcadas, portado para tudo o que era plataforma da época, inclusive para o ZX Spectrum.

O Paulo continuou a explicação iniciada umas semanas antes às funcionalidades principais do "Graphic Adventure Creator". Desta vez abordou o uso de advérbios para distinguir nomes e objectos, a configuração de salas, e os comandos do editor de desenho do GAC. 

E como habitualmente a secção termina com dicas, soluções, pokes e um mapa do 1º nível de "Batman, The Movie".

Temos de agradecer ao Mário Moreira pelo trabalho de digitalização e tratamento do seu acervo de recortes do Correio da Manhã. O ficheiro PDF está disponível neste link.

sábado, 14 de agosto de 2021

Estatística (MIA)


Da colecção particular de Pedro Bandeira e Cunha, o autor de Brum Brum, chega mais um dos lançamentos da Astor Software que ainda não estava preservado: Estatística. Desenvolvido por Eduardo Marques em 1985, este autor tem ainda vários programas e jogos que se encontram perdidos, nomeadamente Cotação do Kuder e Rali Paper. Quem sabe, algum dos nossos leitores não tenha ai por casa estes programas...

Quanto a Estatística, é mais um típico programa educacional da Astor, indicado para os estudantes da altura. Poderá aqui ser descarregado.