terça-feira, 31 de outubro de 2023
Atic Atac: All Hallow's Eve
Allan Turvey está sempre com novas ideias e depois de em 2021 nos ter trazido Atic Atac com música (ver aqui), agra traz uma novidade ainda maior: Atic Atac versão ULAplus.
Esta versão tem o nome de All Hallow's Eve, como convém, tendo em conta a épica festiva em curso, e destina-se a todos aqueles que terminam Atic Atac ao pé coxinho. Sim, chegámos a ver alguém terminar o jogo em pouco mais de dois minutos, o que revela uma excelente capacidade de memorização do mapa deste jogo. Agora é um pouco mais difícil, pois apenas se vê parte da sala, como se estivéssemos às escuras, apenas com uma candeia nas mãos, mas os gráficos e os efeitos criados são fenomenais.
Esta versão de Atic Atac foi uma prenda de Halloween dada por Allan aos seus patreons. Para a ela poderem aceder, apenas têm que associar-se a este exímio programador, vindo aqui à sua página.
Pirate Captain Creed: Adventure on Halloween Island!
A veia criativa da dupla IADVD e Molomazo é algo de espantoso. Ainda no início do mês nos tinha agraciado com uma aventura fabulosa (Area 51: Roswell Incident), e já nos trazem hoje novo trabalho, mesmo a tempo de celebrar o Halloween. O nome do jogo é bastante comprido, Pirate Captain Creed: Adventure on Halloween Island!, mas dá logo mote para o que aqui vamos encontrar: piratas e noite das bruxas...
Desta vez estamos também perante um platformer mais tradicional, criado com o MK1. Aliás esta dupla de programadores, também conhecida por Furillo Productions, costuma conjugar aventuras muito inovadores, com jogos mais estandardizados. Mas de estandardizados têm muito pouco, como aliás quem experimentou Cursed Demons of Wallachia pode atestar. E apesar de não termos tido oportunidade de experimentar em profundidade este novo título, os primeiros ecrãs deixam-nos logo com água na boca, com gráficos magníficos, apanágio da dupla.
Quanto à história, esta está também bastante detalhada na página do jogo. Assim, existe uma ilha, com o nome de Halloween, nos confins do oceano, onde as lendas se fudem com as ondas. A ilha está repleta de névoa e de segredos. Neste lugar mágico, o jovem Capitão Creed enfrenta a antiga maldição do Capitão Miller, um ousado pirata cuja alma foi aprisionada em abóboras (não se esqueçam da época em que estamos). A história começa então quando Creed, determinado e destemido, pousa na ilha assombrada, guiado pela sabedoria de Lolo, o leal antigo companheiro de Miller.
Juntos, Capitão Creed e Lolo embarcam em uma jornada épica: encontrar as 18 abóboras que abrigam os fragmentos da alma do Capitão Miller e descobrir os 18 tesouros que este lendário corsário escondeu na ilha. Mas os inimigos são muitos, desde caranguejos piratas, cobras loucas e as terríveis criaturas aladas chamadas "cocopiñas", espreitando nas sombras, enquanto os templos antigos estão repletos de armadilhas mortais. Além disso, Creed deve eliminar os 97 monstros, da forma habitual no motor no qual este jogo foi desenvolvido (saltando por cima deles). Conseguirá o Capitão ser bem-sucedido?
Fica assim mais uma excelente proposta para esta noite que se pretende de terror (no bom sentido). Para isso apenas têm que vir aqui descarregar jogo, podendo dar a muita justa contribuição aos seus autores, que bem o merecem. Quanto a nós? Bem, teremos que tentar novamente...
segunda-feira, 30 de outubro de 2023
ZX Terror House
Quanto a Menyiques tem um longo historial de conversões de máquinas LCD, que temos merecidamente vindo a dar destaque em Planeta Sinclair (e uma grande colecção delas, conforme foi referido no programa de Javi). Além disso, a rapidez com que coloca novos jogos cá para fora é simplesmente impressionante. Temos agora mais um, sendo baseado em Akuryo, que fez algum sucesso no Japão há mais de 40 anos (a máquina original foi lançada em 1982).
No jogo, composto por dois diferentes ecrãs, temos que enfrentar, num primeiro momento, os morcegos de Drácula e os fantasmas que esvoaçam das campas, entrando-se depois na mansão assombrada e enfrentando vários personagens muito famosos: Conde Drácula, Lobisomem e a Múmia. E para completar o ramalhete, ainda temos Frankenstein, sob o olhar de A Morte, depois de derrotarmos os anteriores.
A conversão está muito fluída, tendo pequenas diferenças relativamente ao original que visam favorecer a jogabilidade (e foi sem dúvida conseguido). Graficamente está muito semelhante ao original, algo a que já estamos habituados neste programador, recriando fielmente o espírito da máquina de 1982. Tal e qual como deveria sempre ser.
O jogo está assim muito, muito interessante, podendo aqui ser descarregado. Poderão ainda dar uma pequena contribuição ao seu autor, que bem a merece.
Monte de las Ánimas
A produção de material novo para o ZX Spectrum está imparável. Entre jogos novos, remakes, melhoramentos e até utilitários, são mais de uma vintena em apenas meia dúzia de dias. E até ao final do dia de amanhã, estão prometidos mais alguns...
O mais recente vem de Daniel Revenga e apresenta mais uma aventura do estilo "make your own adventure", mas desta vez com um cariz diferente. Assim, baseia-se na obra de 1861 de de Gustavo Adolfo Bécquer, El monte de las Animas (Monte das Almas), tem uma temática terrorífica, como convém a esta época, e destina-se apenas a adultos.
Se vos parece interessante, apenas têm que vir aqui descarregar o jogo. É gratuito, mas uma pequena contribuição também fica bem nesta altura...
Space Invader (versão 2023)
Também uma actualização a Space Invader do Zé Oliveira faz parte do Concurso BASIC 2023 (juntamente com outros jogos deste autor dos quais já falámos na devida altura).
Aliás, há vários remakes e jogos que antes tinham sido lançados por outros autores, incluindo o David Magalhães, e que foram agora incluídos na competição, aumentando a atractividade e competitividade da mesma. Parece-nos muito bem, esta competição merece ter a maior projecção possível.
Poderão aqui descarregar a nova versão.
Retrotrivial
O segundo dos jogos a aparecer no último dia na competição de BASIC puro do Concurso BASIC 2023, foi Retrotrivial.
Estamos aqui perante uma competição do género quiz, com perguntas e respostas, permitindo que até quatro jogadores em simultâneo possam participar.
Poderão aqui descarregar o jogo, vem de Agustín Morales.
Andres y Su Fusil de Aliespres
Já estávamos à espera, último dia do Concurso BASIC 2023, e jogos a cair de pára-quedas na competição. E é mesmo disso que se trata, abater pára-quedistas. O problema principal é que é de noite e não se vê nada à frente.
Poderão vir aqui descarregar Andres y Su Fusil de Aliespres, concorre na categoria de BASIC puro e vem do bem conhecido Paco Vespa.
Billie Night
Saiu um dos jogos que aguardávamos há algum tempo: Billie Night (não confundir com Billie Jean). Por um lado, fomos assistindo ao seu desenvolvimento via redes sociais. Por outro, fizemos a tradução para Português, que deverá originar uma versão na nossa língua, provavelmente ainda durante esta semana.
O jogo é do género do "make your own adventure" e logo com um tema muito apropriado para a época em que estamos, o Halloween: horror movies e muito gore.
Ainda não tivemos oportunidade de o experimentar (o dia de trabalho nunca mais termina...), mas como tratámos da tradução, já sabemos o que esperar. Ou não, nesta época há sempre muitas surpresas...
Poderão vir aqui descarregar este belíssimo e terrorífico jogo. Como sempre, a equipa da Sequentia Soft, isto é, Frank Kapilla, teve um cuidado extraordinário, não faltando os trailers e até um magnífico poster. O jogo é gratuito, mas aconselhamos fortemente a dar uma pequena contribuição, garantia que vamos ter muito mais aventuras por parte dos programadores.
domingo, 29 de outubro de 2023
Chromanoids
Apesar do nome Ariel Endaraues ser quase impronunciável na nossa língua (e imaginem então os Ingleses a tentarem fazê-lo), é dos programadores mais afamados pertencente à nova geração do ZX Spectrum. Também é habitual trazer-nos jogos pelo Halloween, ou não fosse a sua editora chamada de Poe Games, em homenagem ao mestre do terror Edgar Allan Poe).
Chromanoids é então o seu novo jogo (o sétimo), e tem um cariz de arcada muito vincado, como aliás podem ver na apresentação do mesmo no directo no canal de El Spectrumero Javi Ortiz (podem aqui assistir ao episódio). Por ao mesmo tempo estarmos em directo com canal do Museu para celebrar o seu aniversário (ver aqui), não nos foi possível assistir ao show de Javi Ortiz, pelo que deveremos ter perdido algumas dicas engraçadas. No entanto, contamos assistir nos próximos dias, assim que tivermos uma folga.
Quanto a este trabalho, é um puro exercício de reflexos e destreza, sendo necessário contar com alguma sorte à mistura (esperar que os aliens se coloquem nos locais mais favoráveis para serem eliminados), resultando num jogo divertido e a manter o interesse até ao fim. Se pensarem num mix de Pac-Man com Sophia, não andarão muito longe do que aqui vão encontrar.. Talvez não seja o melhor trabalho de Ariel, ou pelo menos o mais profundo, mas isso tem a ver unicamente com o género de Chromanoids, não que este tenha algum defeito ou lacuna que possamos apontar. Mas como a jogabilidade é excelente, e o jogo extremamente original, irá de certeza cativar mesmo aqueles que estão virados para jogos mais pausados.
Entretanto podem aqui vir descarregar o jogo. É gratuito, mas uma pequena contribuição é mais que justa para incentivar Ariel a trazer-nos mais divertimentos como este.
Tuerkas, the White Cat
Há muito tempo que não saia um jogo tendo um gato como personagem. E os nossos leitores sabem como apreciamos este tipo de personagens. No entanto, numa primeira abordagem a Tuerkas, the White Cat, o jogo não nos encheu totalmente as medidas.
A animação e movimentação do gato são excelentes, parecendo o felino comportar-se como tal. No entanto, a jogabilidade poderia estar um pouco mais afinada. Conseguir chegar às plataformas é um bico-de-obra e rapidamente se perde a energia no contacto com os muitos inimigos, que teimam em aparecer, mesmo depois de mortos. Mesmo apanhando-se power-ups, assim que a energia se esvai, volta-se ao início, despido de qualquer capacidade extra, sendo este o pecado maior do jogo. No nosso entender, talvez tivesse valido a pena ter diminuído um pouco o nível de dificuldade e sempre que se perdia uma vida, continuar no ponto onde tínhamos ficado. É que nem mesmo com as ajudas conseguimos avançar muito (dica: carreguem na tecla "0" no ecrã inicial).
E é uma pena, pois os gráficos, som e, sobretudo, o ecrã de carregamento são excelentes. Provavelmente até pode ser inépcia nossa e ser daqueles jogos que é necessário preservar, dominar-se a dinâmica de movimentação, para depois se começar a avançar que nem um gato furtivo à cata da caça. Mas vamos esperar pela palavra dos nossos leitores.
De qualquer forma, é um trabalho muito meritório de um programador que não conhecíamos. Podem vir aqui descarregar o jogo.
CM: Os Jogos no Computador - 141
ZxFutbol para breve
As novidades não cessam de chegar. Este é para nós uma surpresa, pois ainda não tínhamos ouvido falar dele. Mas o nosso colega Arnau Jess, esse mesmo da Pildorita Dominguera, acompanhado de um dos habituais participantes no show, MikeVK, criaram um jogo de futebol baseado em Football Manager, o clássico de 1982.
Para já ainda está em desenvolvimento, mas dá para perceber que está muito próximo de estar completo (faltará o ecrã de carregamento e mais alguns pormenores). E joga-se muito bem, a avaliar pela primeira impressão.
ZxFutbol traz-nos então o campeonato Espanhol e todas as lendas do futebol, não faltando Maradona ou Guardiola. Não vimos a equipa do Real de Madrid, mas estará lá o Figo e Ronaldo? E o Paulo Futre, será que está no Atlético? Terão que descobrir por vós.
Podem aqui vir descarregar esta versão de teste, daremos mais novidades quando o jogo sair.
Lunar Lander
Je7ebel voltou à carga, desta vez com um clone de Lunar Lander (este ano já apareceram vários). A novidade é que à medida que vamos avançando nos níveis, os planetas onde temos que aterrar mudam, sendo reconhecidos (ou não), pelo seu colorido.
O jogo é divertido, podendo aqui ser descarregado.
JND: Micromania - 071
Nesta edição de 21 de abril temos o esclarecimento de João Cruz, o responsável pela Micromania, sobre como funciona o processo de seleção dos trabalhos dos leitores. Isto fora resposta a uma carta de um pai agastado pelo trabalho do seu filho não ter sido publicado. E por falar em mapas, os leitores da Micromania foram brindados com mais um mapa apresentável e colorido, da 1ª fase de Robocop 2.
A digitalização de Miguel Brandão encontra-se neste link.
sábado, 28 de outubro de 2023
Jetsbot
Foi lançado em primeira mão, no directo do nosso amigo Javi Ortiz, mais conhecido como El Spectrumero, Jetsbot, o sucessor de Sbot. Mas ainda antes de se atreverem a jogar, convidamos-vos a virem aqui assistir a mais um excelente programa do famoso canal Espanhol.
Quanto ao jogo, ainda não tivemos obviamente oportunidade de o experimentar em profundidade, apenas fizemos meia dúzia de partidas, no entanto, por aquilo que vimos no programa de Javi, é sem dúvida o melhor Xavisan, inspirando-se em Jetpac.
E tudo surge na sequência de Sbot (como se esperaria), agora tendo com personagem Jet Sbot, o robô que é a evolução natural do primeiro. Equipado com novos propulsores, lasers e um sistema mais avançado de protecção, tem tudo o que precisa para conseguir salvar o nosso planeta. Para isso só precisa de uma pequena ajuda nossa. Teremos mãozinhas para esta máquina?
Jetsbot não é um jogo pequeno, tem 24 ecrãs divididos em blocos de duas fases e 22 níveis, muitos inimigos e muitos objectos para recolher, incluindo as 20 cargas para o motor e os seis depósitos de combustível, que devem ser recolhidas numa certa sequência (atenção que o primeiro a ser recolhido é o do ecrã inicial de cada nível). Não será tarefa fácil, desde já avisamos. Mas com gráficos deslumbrantes, música orelhuda, e tão boa jogabilidade, perdoa-se todas estas maldades à equipa responsável pelo jogo.
Podem aqui vir descarregar o jogo e dar uma pequena contribuição a Xavisan, que bem o merece. Tem feito uma progressão notável e com a nossa ajuda ficará ainda mais motivado para apresentar novos jogos deste calibre. Além disso, a própria página inclui uma apresentação muito completa do jogo e instruções bastante detalhadas, mesmo juntando-lhe um manual de instruções (com 40 páginas!).
City Connection no The Spectrum Show
Há uns meses tínhamos enviado City Connection 128K para o Paul Jenkinson. O resultado apareceu hoje no mais recente episódio do The Spectrum Show, como podem ver acima.
Maze Death Rally-X
Outro dos jogos incluídos na colecção The Midnight Brew Collection 2023 é o aclamado Maze Death Rally-X, o remake de Maze Death Race de 1983. E tal como Ooze the Escape, também este jogo teve direito a uma análise mais aprofundada aquando do seu lançamento (ver aqui).
Lembramos que desta colecção fazem parte os seguintes jogos:
- Lunar Rescue deAllan Turvey
- Ooze: the Escape de Andy Johns
- Maze Death Rally-X de Tom Dalby
- Mr Do! de Adrian Singh e Mark R Jones
- Nothing de Sergei Smirnov
- Novo (e lindíssimo) ecrã de carregamento dinâmico
- Novas músicas quando vencemos, quando perdemos e na sala do computador
- Melhores efeitos sonoros
- Maior variedade de inimigos
- Uma maior fluidez
- Novo grafismo dos sprites e novo logo
- E, claro, lançamento físico em edição de luxo
Micro-Piano I e Micro-Piano II (MIA)
Forest Escape para breve
Forest Escape, o sucessor de Castle Escape, é um dos jogos mais aguardados deste Outono. Está já numa fase muito avançada da sua implementação, como aliás podem ver na demo que se encontra na página do seu autor, IrataHack.
Se mantiver o nível do seu antecessor, e tudo indica que sim, poderemos estar perante mais um dos candidatos ao GOTY. O ano passado terminou no décimo lugar (ver aqui). Será que este ano vai fazer melhor?
Enquanto o jogo não é lançado (será uma das surpresas deste Halloween?) e fizermos uma análise mais aprofundada, podem aqui vir descarregar a demo que o autor disponibilizou.
sexta-feira, 27 de outubro de 2023
Specterm
Desta vez temos um utilitário e deixamos a mensagem original dos seus programadores:
In the early 1990s we developed SPECTERM. We, that is Jack Raats, Kees Versluis and Ed Weijgers. After the program was finished, everyone went their way and our Dutch Sinclair club stopped.
After 30 years I picked things up again and made some improvements. All files are now in a tzx file and the manual has been updated.
Although the modem era is behind us, SPECTERM can still be useful in file transfers between two computers.
Sabemos bem que é mera curiosidade e que muito pouca gente irá usar realmente este utilitário, Mas fica aqui para a posteridade.
A Capital: Pokes & Dicas - 21 de Dezembro de 1990
No suplemento d'A Capital de 21 de Dezembro de 1990, é incluída a análise a um jogo muito decente, ou não viesse da Hewson e de Raffaele Cecco. Trata-se de Deliverance, a sequela de Stormlord.
De resto, as habituais rubricas do suplemento, aqui numa versão mais encolhida, uma vez que não temos as páginas dos 16 bits.
Poderão aqui descarregar o suplemento.
BorielWALL
O segundo dos jogos lançados por Briefer666 durante o dia de hoje foi BorielWALL, que tal como o nome indica, é inspirado no Tiro à Parede. Aliás, o próprio ecrã de carregamento a fazer lembrar a capa de um disco muito famoso, já o dava a entender.
Com três níveis de dificuldade e, com uma rapidez inicial estonteante no nível mais avançado, parece incrível como se consegui fazer esta magia em BASIC compilado. No primeiro jogo conseguimos ir até ao terceiro nível, com a configuração da parede a ser sempre igual nos diferentes níveis, embora com peças com características diferentes. Estamos com curiosidade para ver que vem a seguir.
Poderão aqui descarregar o jogo, é gratuito, mas uma pequena contribuição é premio justo para o programador.
BorielZONE
A quantidade de jogos que têm saído nos últimos dias é impressionante. Nem na primeira época dourado do ZX Spectrum se assistia a algo assim. E preparem-se, pois até ao final de Outubro ainda muita novidade vai surgir.
O mais recente jogo é BorielZONE 3D, a trazer à memória 3D Combat Zone, apenas sem a perspectiva de profundidade, ou melhor, sem nos podermos deslocar nessa direcção. De resto, e sendo o jogo desenvolvido em BASIC (compilado), tornou-se um exercício de tiro'neles bastante engraçado.
O programador é Briefer666, que já no passado nos trouxe outros jogos em Boriel, nomeadamente Boriel Race ou Boriel Runner.
Poderão aqui descarregar o jogo e dar uma pequena contribuição ao programador, que bem o merece.
quinta-feira, 26 de outubro de 2023
RHHAAAA Lovely! (MIA)
Nas cassetes do João Cruz encontrámos mais um programa maroto. Existem na net algumas demos deste programador, todos centrados na mesma temática, mas a que aqui deixamos não é fácil de encontrar.
Fica então aqui a demo.
Artist II, Matemática, Masterfile e utilitários (FDD)
É mais uma das disquetes recuperadas pelo João Encarnado e nela encontrava-se algum conteúdo interessante. Não tanto por Artist II ou pelo programa de Subrotinas de Matemática do Pedro Bandeira e Cunha, nem mesmo por Masterfile, que contém bases de dados de livros pertencentes ao seu autor, mas pelo diretório Utilidades. Nele encontram-se pequenos utilitários, com destaque para dois que não conhecíamos, um com o título de Vários, outro com o título de Sons, criado por Jorge & Luís. Este último passámos para .tap, podendo ser encontrado na pasta,
Poderão aqui descarregar o conteúdo da disquete.