quarta-feira, 31 de janeiro de 2024
Jogo do Galo (type-in)
Depois de ontem termos deixado o Jogo de Damas, hoje temos o Jogo do Galo. Mas este temos a certeza que não é de origem nacional, pois o Jorge Branco fez questão de colocar a informação de onde digitou o programa, por acaso veio até do livro de um personagem bem conhecido: Tim Hartnell.
Poderão aqui descarregar Jogo do Galo.
terça-feira, 30 de janeiro de 2024
Jogo de Damas (MIA)
Jogo de Damas é mais um interessante jogo que veio do Jorge Branco. Poderá ser um type-in, uma adaptação, ou até ter sido desenvolvido pelo próprio Jorge, que nesta altura já não se recorda bem da história deste jogo.
Poderão aqui descarregar o jogo.
Conversor
Já temos vários concorrentes na competição de BASIC Apascalado e podemos dizer que são oriundos do nosso país. Assim, disponibilizamos hoje o primeiro deles, que vem do nosso estimado colega e amigo Domingues Silva, que em boa hora regressou ao mundo do ZX Spectrum.
Conversor não é um jogo, como já suspeitam, antes um utilitário que faz a conversão de elementos relacionados com a temperatura, massa, comprimento ou velocidade. Pode-se escolher a opção pretendida no menu inicial. Sendo um programa trivial para alunos do primeiro ano de informática, normalmente não costumam ter tantas conversões. Assim, conversor é uma verdadeira aula de história, pois converte arrobas (medida antiga) e até tem unidades imperiais (usadas actualmente por apenas três) países - Portugal aderiu ao sistema métrico há 150 anos).
Minesweeper
Under4Mhz é conhecido por nos trazer a conversão de alguns jogos antigos bastante populares. Geralmente estão exemplarmente fiéis ao original e muito bem implementados. E é precisamente o que se passa com Minesweeper, que recupera aquela versão a que estávamos habituados nos primeiros tempos do Windows.
A tecla "Space" serve para descobrir o que se encontra no tabuleiro, enquanto que a terra "M" marca as bombas. Não há que enganar...
Podem aqui vir descarregar o jogo, que ainda por cima foi desenvolvido para cerca de dezena e meia de plataformas diferentes.
segunda-feira, 29 de janeiro de 2024
Los Coches Locos
Los Coches Locos saiu na revista Espanhola MicroHobby em 1984 e algum utilizador nacional traduziu o jogo para a nossa língua. No entanto, ou a digitação não correu como o previsto, ou o próprio programa tinha erros. Se algum dos nossos leitores estiver interessado em corrigir o programa, partilhamos o que já existe.
Poderão aqui descarregar Los Coches Locos, versão com erros. O original, limpo de erros, encontra-se aqui.
Mísseis (type-in)
O Carlos Fernandes digitou mais um pequeno programa que saiu na Mini Micro's, desta feita no número 4. A partir deste número, os programas que entram na revista começam a ter uma maior complexidade. Curiosamente, o Marco & Tito começam a enviar os seus trabalhos para a revista e a "limpar" todos os prémios.
Poderão aqui descarregar Mísseis.
domingo, 28 de janeiro de 2024
Rui-Blitz (MIA)
Das cassetes do Fernando Salgado recuperámos Rui-Blitz, um clone de Bomber, possivelmente digitado de alguma revista.
Poderão aqui descarregar o jogo.
Os nomeados por categoria no GOTY 2023
E depois de termos anunciado os elementos do júri, vamos agora anunciar todos os jogos que vão concorrer pela vitória em cada uma das categorias, incluindo a mais importante: GOTY.
Relembramos como tudo se processou. Em primeiro lugar foi dado uma lista bastante abrangente com 130 nomes de jogos aos elementos do júri para votarem. Os cinco jogos com maior pontuação por cada categoria (dez, no caso do GOTY), são os que hoje aqui anunciamos. São esses que vão lutar pela vitória final. Claro que neste momento já sabemos qual será o vencedor, pois as votações já decorreram. Mas isso iremos anunciar apenas durante a gala de 17 de Fevereiro, que esperamos que assistam.
Mas vamos então aos candidatos por cada uma das categorias (por ordem alfabética):
Gráficos
- Area 51: Roswell Incident
- Bruxólico
- Ghostly Capers
- Seraphima
- Wycheweald
- Area 51: Roswell Incident
- Bruxólico
- Cursed Demons of Wallacia
- Pirate Captain Creed
- Seraphima
Som
- Bruxólico
- Danterrifik IV
- Exo-tical
- Ghostly Capers
- Seraphima
- Coinz are Mine!
- Jam!
- Johnny the Ghost
- Tenebra 2
- Unicorn, the
Aventura e Estratégia
- Return to Long Shadows
- Rondure Sorcerer
- Seraphima
- Tiny Nightmares
- Wycheweald
Plataformas
- Bruxólico
- Duck Tales - Family Comes First!
- Forest Escape
- Ghostly Capers
- Orbol Voon
Arcade
- Haoken
- Impossamal
- Mandarin II, the
- Pac-Man
- Speccy Soccer
- Area 51: Roswell Incident
- Dark Veil, the
- Eclipsia
- Ghosts of Blackwood Manor, the
- Shangri-La
BASIC
- 5 Keys
- Mario Bros G&W
- Misterio
- ParaZXland
- Supercobra
Luso-Brasileiro
- Bruxólico
- Eclipsia
- Fuga de Peniche
- Pac-Man
- Shangri-La
Origem espanhola
- Exo-tical
- Haoken
- Mandarin II
- Speccy Soccer
- Tiny Nightmares
- Area 51: Roswell Incident
- Bruxólico
- Exo-tical
- Ghostly Capers
- Ghosts of Blackwood Manor, the
- Haoken
- Pac-Man
- Seraphima
- Speccy Soccer
- Wycheweald
Deixamos ainda uma palavra de apreço para The Mijadore Vase, que ficou à porta de entrar nos candidatos em várias categorias, incluindo no GOTY. Foi por uma unha negra que não o conseguiu, em alguns casos tendo que se recorrer às regras de desempate definidas nas regras.
E pronto, resta-nos agora aguardar por dia 17 de Fevereiro, para sabermos quem serão os vencedores, e quem irá levar para casa o tão almejado troféu de GOTY. Boa sorte a todos!!!!!
sábado, 27 de janeiro de 2024
Super Minimal Bro'
Por vezes surgem estas surpresas: um jogo vindo do nada, de um programador que desconhecíamos, com um jogo que de tão simples que é, se torna tremendamente aditivo.
A única coisa que temos que fazer em Super Minimal Bro' é saltar (esqueçam o Angry Birds, não tem nada a ver com isso). Mas saltar com conta, peso e medida sobre as plataformas que mal se veem, num fundo bastante colorido e em constante movimento, que apenas ajuda a dificultar a coisa. E podem crer que não só isso é propositado, como é dos jogos mais difíceis que vimos nos últimos tempos. Só tem um problema, é que assim que começam a jogar, não conseguem parar...
São apenas cinco níveis, mas se conseguirem passar o primeiro, e para isso têm que recolher 10 moedas, estão de parabéns. Já agora, está também de parabéns o seu autor, pois criou um efeito paralaxe simplesmente magnífico (durante a próxima semana vamos ter uma demo nacional com um efeito semelhante).
Poderão vir aqui descarregar o jogo, é gratuito, até porque a actividade de Rothers e da equipa da Toasty Fox, os seus autores, é outra e está relacionada com roupa...
Play for Peace
Nome: Play for Peace
Editora: Top Games
Autor: Nuno Miguel Almeida
Ano de lançamento: 1989
Género: Acção
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui
Play for Peace foi um jogo que andou perdido durante quase 30 anos, tendo sido recuperado por Planeta Sinclair há cerca de cinco anos (ver aqui). Curiosamente, depois disto nunca mais conseguimos encontrar a cassete com o jogo, pelo que presumimos que a mesma seja bastante rara.
O jogo encerra também algumas curiosidades. Assim, tornou-se conhecido no saudoso programa Ponto por Ponto quando o Paulo Dimas o apresentou aos lares Portugueses.
Depois, o jogo tem um autor com um passado muito relevante na cena do ZX Spectrum. Não só o Nuno Almeida tem mais alguns jogos na sua carteira, por agora todos MIA (Latas Procuram-se, Pokes para Jogar, Speed Ball - México 86 e ainda uma aventura gráfica inacabada passada no Antigo Egipto), mas foi também uma das vozes Portuguesas importantes do panorama dos videojogos nos finais dos anos 80 e início dos 90. Sim, já estão a ver quem é este Nuno Almeida. É um dos responsáveis pela rubrica de videojogos d'A Capital e que ainda recentemente foi entrevistado para o programa Retro_Gamers. E é também irmão do Pedro Amaral, outro dos responsáveis da mesma rubrica nos anos 80.
O objectivo em Play for Peace é também muito meritório e extremamente actual, dado a conjuntura mundial. Assim, temos como missão desnuclearizar 15 nações, começando por Portugal e terminando no Brasil. Pelo meio vamos dar um saltinho aos EUA, URSS, Inglaterra, França, Japão, Grécia, Egipto, Bélgica, RFA, Itália, Espanha, China e Austrália. Curiosamente, uma boa parte destes países nem sequer têm armas nucleares, mas presumimos que foi apenas uma forma de mostrar os (excelentes) dotes artísticos do Nuno. De facto, graficamente o jogo roça a excelência, sendo a sua maior virtude.
A forma de desnuclearizar os países é que não deixa de ser estranha. Para isso temos que fazer com que uma pequena esfera, que vai rodando pelo ecrã, atinja a letra "N" que se encontra no cenário (por vezes tem três ou quatro letras juntas, facilitando a tarefa, mas nos níveis mais avançados, apenas tem uma letra no ecrã e conseguir atingi-la é pura sorte).
Referimos a sorte (ou azar) e esta é uma das grandes pechas deste jogo. Controlamos quatro bastões em cada um dos lados do ecrã, numa mecânica a fazer lembrar Arkanoid e quejandos. Com as devidas diferenças, pois o jogo foi desenvolvido em BASIC e isso nota-se e de que maneira na bola, que parece deslocar-se aos soluços. No entanto, ao contrário de Arkanoid, no qual conseguíamos "dirigir" a bola, aqui não o conseguimos fazer. Assim, se tivermos o azar de a bola iniciar o jogo da forma errada, isto é, dirigindo-se para as aberturas da parede nos quais o nosso bastão não pode chegar, ou se toca nos "X" que também estão no ecrã, perde-se uma vida. Antes que isso aconteça, só temos uma coisa a fazer: carregar na tecla de disparo e entrar num mini-jogo, no qual temos que conseguir acertar na opção correcta, que é aquela que nos faz ganhar uma vida e reiniciar o nível, esperando ter mais sorte, desta vez, no local onde a bola inicia a sua caminhada. As outras opções que existem são a de um pequeno bónus (irrelevante) ou duas opções no qual se perde uma vida. Temos assim 25% de hipóteses de sermos bem-sucedidos.
Micro Primer - Software Pack 1 (MIA)
Sabemos que programas educativos não é para todos e tem um público alvo muito específico, mas este que nos foi enviado pelo Luís Rato é especial (e raro). Além disso, estava dado como perdido, razão pela qual o deixamos aqui hoje. E pelo meio tem ainda um programa muito semelhante a um que o Zé Oliveira fez em tempos em BASIC Apascalado.
Poderão aqui descarregar as duas cassetes (e quatro lados) deste lançamento.
sexta-feira, 26 de janeiro de 2024
ZX Robots no itch.io
Para aqueles que, como nós, andavam a penar para descobrir o que fazer em ZX Robots, temos boas notícias. O seu autor, Follow Skult, acabou de disponibilizar o jogo na plataforma itch.io. E o melhor de tudo é que além do jogo, que provavelmente já o tinham, as instruções e o mapa foram também disponibilizados.
Agora sim, podemos ir até ao fim deste jogo. Para obterem este material, basta aqui virem.
Mad M (MIA)
Mad M é mais um pequeno utilitário criado pelo Jorge Branco, que no entanto carece de alguns melhoramentos. De qualquer forma, deixamos aqui a ideia, caso algum dos nossos leitores queira pegar no programa.
Poderão aqui descarregar Mad M.
A Capital: Pokes & Dicas - 28 de Março de 1991
O suplemento desta semana d'A Capital apenas tem uma página dedicada aos 8bits, mas com a análise de um jogo que representa o melhor do género.
Poderão aqui descarregar o suplemento.
Concurso BASIC Apascalado compilado - Adivinha o Número
Tal como fizemos no concurso anterior, todas as Sextas-feiras vamos apresentar um programa escrito em BASIC Apascalado para familiarizar os concorrentes com esta técnica insólita de programar no ZX Spectrum. Os jogos vão ser todos escritos em inglês para benefício dos concorrentes estrangeiros. A maior parte dos programas serão versões compiladas do concurso anterior.
A maior diferença em relação ao concurso anterior é que desta vez temos a possibilidade de compilar os programas. Isto torna possível fazer jogos muito mais complexos. Ainda é possível concorrer com as regras do concurso anterior, excepto nos casos em que seria necessário correr o programa a uma velocidade superior ao normal.
Para provar que todos podem concorrer, já temos uma participação de um concorrente que já nos anos 80 programava (Domingues Silva) e de um concorrente de 21 anos (David Magalhães).
Esta semana temos o jogo mais simples possível: adivinhar um número escolhido pelo computador.
Para correr o programa online, clicar aqui.
Para ver a listagem e fazer o download dos ficheiros clicar aqui.
Convidamos os leitores a examinar a listagem e a fazer alterações no programa. Todos os programas BASIC Apascalado que apresentamos nesta série podem ser melhorados e todos os leitores estão convidados a melhorá-los. Por exemplo, neste caso, podem acrescentar a parte em que o computador adivinha o número escrito pelo utilizador e depois apresenta o relatório sobre quem foi o melhor jogador.
Quem estiver interessado no concurso, pode ler o regulamento aqui:
Quem estiver interessado em saber mais sobre esta linguagem e sobre como compilar os programas, pode clicar aqui.
Em caso de dúvida, não hesitem em perguntar.
quinta-feira, 25 de janeiro de 2024
Xadrez (FDD)
Numa das disquetes para o FDD do Rui Viotty recuperadas pelo João Encarnado, encontrámos vários programas de xadrez.
Poderão aqui descarregar o seu conteúdo.
quarta-feira, 24 de janeiro de 2024
Diva
Já antes tínhamos partilhado este programa, mas encontrámos agora uma nova versão nas cassetes do João Cruz com o nome de Diva. Se não o viram antes, é agora uma boa oportunidade de o experimentar. Não aconselhável a menores de 18 anos, embora duvidemos que exista algum menor que se escandalize com estas imagens.
Poderão aqui descarregar Diva.
Riverworld
Se consultarem a documentação do ZX81 verificam que o ZX81 não tem a capacidade de alteração dos caracteres.
Em 1983, o Zé Oliveira, mesmo antes de ter um ZX Spectrum, refletiu sobre este problema e fez esta demonstração gráfica de alteração de caracteres: clica aqui para correr online.
Esta técnica é muito limitada. Mas, mesmo assim o Zé Oliveira fez mais uma tentativa este ano. Assim, ele juntou um pequeno jogo (ver aqui) e fez uma demonstração mais elaborada.
Clica aqui para correr o programa online.
terça-feira, 23 de janeiro de 2024
Tiro ao Alvo (MIA)
Do lote de cassetes do Jorge Branco conseguimos recuperar aquilo que parece mais um pequeno type-in. Mas apesar de muito simples, é divertido.
Poderão aqui descarregar Tiro ao Alvo.
Destiny
O Zé Oliveira volta-nos a surpreender com um pequeno programa gráfico, no qual coloca o Planeta Sinclair literalmente nas estrelas. Agradecemos a gentileza e achamos que a Arca Lusitana também merece este tipo de homenagem.
Poderão aqui descarregar mais esta pequena brincadeira do Zé, ou poderão aqui ver online.
segunda-feira, 22 de janeiro de 2024
The Pirate 2 (MIA)
The Pirate 2 é mais um copiador nacional que se encontrava por preservar e foi encontrado numa cassete do Mário Viegas. Foi desenvolvido pelo Emanuel, desconhecendo-se o ano.
Poderão aqui descarregar The Pirate 2, fica mais um copiador para a colecção.
Mat Mat (type-in)
Mat Mat foi um pequeno programa de matemática, que se destacava pela sua interactividade, e que saiu na revista Clube Z80 números 18 e 19. Este programa, tal como o Patinhas (será disponibilizado brevemente), chegou inclusive a ter uma pequena distribuição comercial pelo seu criador, acrescentando um sistema de protecção.
Digitámos o programa, tendo pequenos bugs ou erros de concepção (por exemplo, na multiplicação e na divisão). De qualquer forma, mesmo com estes erros, é um útil instrumento para nos ensinar as contas.
Entretanto, o Zé Oliveira pegou no programa, corrigiu alguns erros, fez outros pequenos melhoramentos, disponibilizando a versão 2023.
Poderão aqui descarregar a versão original (com os pequenos erros) e aqui a versão 2023.