terça-feira, 31 de maio de 2022

Jogo do Mês: Mojoni in the Sewer World

Erbschaft (MIA)


Steven Brown enviou-nos mais um programa em alemão. Aparentemente parece que temos que fazer a gestão de uma herança, pelo menos foi aquilo que nos pareceu. Alemão não é o nosso forte, de qualquer forma não tem qualquer risco, ao contrário dos emails que recebemos da Nigéria a dizer que um Príncipe qualquer nos doou todo o seu dinheiro...

Poderão aqui descarregar Erbschaft.

Instruções para Passatempos 1


Se bem se recordam, tínhamos em tempos partilhado Passatempos 1, mas as instruções estavam em falta. Já não estão, pois adquirimos um lote onde estava este lançamento completo...

Poderão aqui vir descarregar Passatempos 1, agora completo.

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Escape from Alcatraz (MIA)


De Steven Brown, chega mais uma aventura de texto que desconhecíamos e não encontrámos em lado algum. Escape from Alcatraz parece ser bastante interessante e de certeza que os adeptos deste tipo de jogos irão explorar este desafio. Aguardamos agora que nos deem mais pormenores sobre este jogo.

Poderão aqui descarregar Escape from Alcatraz.

Linear Programming (TS 2068 MIA)


E que tal fazer optimização linear através do método Simplex? É isto que é proposto neste pequeno programa para o TS 2068 e que vinha numa das cassetes do João Encarnado cedidas ao Museu LOAD ZX Spectrum, podendo aqui ser descarregado.

domingo, 29 de maio de 2022

Enterprise (MIA)


Desta vez Steven Brown envia-nos um programa em Alemão, razão pela qual pouco conseguimos avançar. Dá para perceber que será um programa dedicado a empresários (e estudantes), mas pouco mais se sabe. Talvez alguém que domine a língua nos possa dar mais informações.

Poderão aqui descarregar Enterprise.

CM: Os Jogos no Computador - 067

E trazemos mais uma edição de "Os Jogos no Computador", a secção de videojogos do Correio da Manhã, publicada no dia 28 de Outubro de 1990.

O Commodore Amiga foi a plataforma brindada com mais uma análise e, segundo o Paulo Ferreira, em parte deveu-se a uma avaria no seu ZX Spectrum. Quanto às contribuições dos leitores, mais uma vez temos os pokes e dicas do costume, e uma referência a um possível projecto de programação denonimado "Sonix".

O ficheiro digitalizado desta edição criado por Mário Moreira) encontra-se neste link.

sábado, 28 de maio de 2022

Calls e Changes (MIA)


Desta vez temos um curioso programa enviado por Steven Brown. Na realidade são dois, pois Calls parece ser uma versão inicial de Changes (deixamos ambos na pasta). 

O programa simula o toque das chamadas telefónicas, entre outras coisas. Para que servia, não sabemos, mas não deixa de ser engraçado.

Poderão aqui descarregar Calls e Changes.

Arkanoid III (MIA)


E hoje temos uma bomba prometida... 

Arkanoid III foi alvo de uma review por parte d'A Capital (aqui), mas ao contrário do que aconteceu noutras alturas, não foi pelo jornal que tomei conhecimento do jogo, mas sim por um dos autores, Nuno Cardoso (responsável também pelo envio do suplemento).

Tudo começou quando o Nuno Cardoso veio ter comigo para lhe entregar o livro Os Programadores Portugueses. Estivemos um pouco à conversa e fiquei então a saber que o Nuno, além de ter suplementos d'A Capital que ainda estavam em falta, e que de resto já começámos a partilhar com a comunidade, tinha também feito um MOD de Arkanoid, algo semelhante ao que o Paulo Sousa e o Luis Esteves tinham feito em (The Last) Arkanoid. Mas note-se, estamos perante um verdadeiro MOD, não algo construído com recurso ao editor do jogo que tinha aparecido dois anos antes.

De facto, o Nuno Cardoso fez o reverse engineering do sistema de blocos e, com essa informação, o João Fernandes criou um editor simples para poder construir os novos níveis. São 33 no total, 32 com os habituais blocos, inimigos e bónus que vão deslizando pelo ecrã, e o último onde temos que derrotar o Big Boss, à semelhança do que acontece no jogo original.

Se fizerem uma boa pontuação, terão oportunidade de colocar o nome na lista dos high scores, juntando-se ao autores do MOD, mas também a algumas beldades bem conhecidas dos anos 80, por sinal uma delas bem portuguesa e que até é praticamente minha vizinha...

Os novos níveis parecem um pouco mais fáceis do que o original (ou isso, ou os meus reflexos melhoraram com a idade), mas estão bem conseguidos. Destaque ainda para toda a animação que os programadores criaram enquanto o jogo vai carregando, algo que até foi referido na review d'A Capital.

Para termos este lançamento completo, falta apenas a capa feita à mão e que o Nuno anda à procura. Veremos se a consegue encontrar...

Poderão então vir aqui descarregar mais esta bomba. Será que conseguem chegar ao fim e ver a mensagem que o Nuno e o João deixaram ao vencedor?

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Golf (MIA)


Steven Brown enviou-nos a primeira versão de Golf, de S. Goodson. Esta "release 1" foi lançada em 1982 e ainda não estava preservada, apensa existia uma versão mais avançada de 1983. Em termos históricos, tem toda a relevância esta recuperação e partilha com a comunidade.

Poderão aqui descarregar Golf.

LOAD ZX 40: "Working and Growing Up at Sinclair" - Grant Sinclair

A primeira sessão do nosso evento foi com Crispin Sinclair, um dos filhos de Sir Clive Sinclair. O próprio Crispin referiu que o seu primo Grant seria a pessoa mais indicada para falar do que era o ambiente de trabalho na Sinclair Research.

Pois bem, o Grant, que acompanha o trabalho do museu já há alguns anos, viajou de Inglaterra com a sua família para se juntar a nós e partilhar o seu testemunho numa sessão onde abordou o que foi crescer e trabalhar na Sinclair Research. Tendo crescido neste ecossistema, teve a oportunidade de colaborar mais proximamente com o seu tio Clive Sinclair, mas também com o seu próprio pai, o designer Iain Sinclair. Pelo meio, como seria de esperar, surgiram diversas histórias caricatas que o Grant partilhou com a audiência. 

O vídeo, em língua inglesa, vai estrear sexta-feira, dia 27 de maio, às 21h00 de Portugal. Estaremos online a comentar. Juntem-se a nós!

A Capital: Pokes & Dicas - 02 de Setembro de 1989

Hoje andamos um pouco para a frente na disponibilização do suplemento d'A Capital, mais precisamente para Setembro de 1989, ainda antes de regressarmos a 1984. Mas isto tem uma razão de ser: neste suplemento encontra-se a análise a Arkanoid III, um MOD português. Mas não é um MOD qualquer, limitando-se ao uso de editores do jogo. Não, este implicou mesmo reverse engineering e muitas alterações em alguns aspectos do jogo...

Outra nota de realce é que esta é a edição de Sábado, não de Sexta. A partir de certa altura, o jornal A Capital começou a fazer render o peixe, com duas edições semanais dedicadas aos videojogos. Infelizmente este é o único suplemento que temos desse dia da semana. Era engraçado termos mais edições de Sábados, em especial aquela quer fala de City Connection (referida neste suplemento).

Poderão aqui descarregar o jornal, que nos foi enviado pelo Nuno Cardoso, e aguardem por "bomba" para amanhã...

Tutorial do Concurso #14: As Torres de Hanoi

Apresentamos hoje mais um pequeno jogo escrito em BASIC Apascalado para familiarizar os concorrentes com esta técnica insólita de programar no ZX Spectrum. Os jogos vão ser todos escritos em inglês para benefício dos concorrentes estrangeiros.

Hoje temos o puzzle das Torres de Hanoi. Este puzzle foi amplamente divulgado no século 20 mas ainda há 2 ou 3 pessoas que não experimentaram jogá-lo. É agora ou nunca!

Este programa foi inspirado pelo livro: "Computer Puzzles - For Spectrum and ZX81 (Ian Stewart and Robin Jones)", 1982.

A solução foi apresentada no artigo BASIC Apascalado #4 (MicroSe7e Nº62).

Quem quiser jogar uma versão para o browser escrita por David Magalhães em linguagem javascript pode clicar aqui (esta versão tem uma opção de piloto automático).

Agora deixem de ler e metam os dedos nas teclas...

Para ler as duas listagens é mais fácil aqui.

Para fazer download dos ficheiros, clicar aqui.

Para correr o programa online, clicar aqui.

Quem estiver interessado em participar no concurso, pode ler o regulamento aqui.

quinta-feira, 26 de maio de 2022

The Rock (MIA)


Ora hoje temos algo bastante precioso: The Rock. Este jogo foi-nos enviado por Steven Brown em versão .dsk para o +3. Parece não estar a funcionar a 100%, apesar de se ter tentado arranjar uma cópia perfeita. Entretanto, e dado que apenas poderia ser carregado com o PAW, enviámos para Gareth Pitchford, que rapidamente conseguiu criar um .tzx e um .tap (deixamos todos os ficheiros na pasta).

Pelo que o texto dá a entender, o jogo foi desenvolvido por Les Mitchell, editor do fanzine Goblin's Gazette, e terá sido enviado para Jenny (Perry?) uma versão de teste (a "version 03"). A partir daqui não sabemos mais nada, vamos esperar que a comunidade nos possa dar mais informações. 

Fica então mais uma pérola de Steven Brown, podendo os ficheiros serem aqui descarregados.

Instruções para Nave do Destino


Já há bastante tempo, Jose Manuel, de El Trastero del Spectrum, tinha-nos enviado a cassete da Timex, Nave do Destino. Faltavam as instruções que agora, graças a Luís Pereira, conseguimos recuperar.

Poderão vir aqui descarregar Nave do Destino, lançamento agora completo.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Vídeo de City Connection 128K


Esta é uma daquelas histórias que vale a pena ser contada... 

Como sabem, City Connection de 1988 (Manuel Lemos, Ricardo Pinho e Paulo Gordinho) ainda não está preservado, apesar de existir um .z80 com a versão 48K disponível nas principais páginas do ZX Spectrum. Mas o .tzx contemplando o ecrã de carregamento e, sobretudo, a versão 128K continua por ser recuperada.

Já sabíamos da sua existência há muito, pois foi precisamente aquela que o Paulo Dimas apresentou no célebre episódio do Ponto por Ponto e que facilmente se encontra no YouTube. Entretanto, o Ricardo Pinho, autor dos gráficos de City Connection, colocou online um walkthrough da versão 128K a ser jogada pelo Manuel Lemos, no entanto, devido à idade e formato da cassete (VHS), a imagem encontrava-se bastante degradada. Mas tudo mudou com o grande evento de Cantanhede...

Quis o destino que o Ricardo Pinho, o Ricardo Silva (da Sigma3 - responsável pelo Retro_Gamers), e a equipa do Museu LOAD ZX Spectrum e de Planeta Sinclair estivessem na tarde de Domingo (24 de Abril) em simultâneo no museu. O Ricardo Pinho fez-nos uma visita surpresa e foi acompanhado de... o walkthrough de todos os níveis e intro de City Connection 128K. Rapidamente colocámos a passar num dos computadores no qual o pessoal estava a jogar ZX Spectrum (as nossas desculpas pela expulsão, mas foi por motivos de força maior), e ficámos maravilhados com aquilo que vimos, apesar da fraca qualidade das imagens e som (poderão ver aqui o acontecimento). 

Assim, as diferenças da versão 128K para a 48K são brutais. Senão vejamos: uma intro toda catita, voz sintetizada, novas animações (a do pára-quedista é fenomenal), novos efeitos de som, música e, o melhor de tudo: novos níveis, todos carregados de uma só vez. Pois é, podem contar com novos níveis... NYC, EUA, Ilha de Páscoa, Alemanha... A versão 128K está fenomenal e seria um Mega Jogo nos anos 80 (tal como agora seria).

Entretanto o Ricardo Pinho enviou a cassete VHS original ao Ricardo Silva que remasterizou a gravação e fez um verdadeiro milagre. As cores ganharam nova vida, o som está mais perceptível e temos agora a verdadeira noção do que é esta versão 128K. O nosso enorme agradecimento ao Ricardo Pinho, ao Ricardo Silva e à equipa da Sigma3. E dizem que milagres não existem...

Mas as boas notícias não se ficam por aqui. É muito provável que o Ricardo Pinho encontre a cassete com a versão 48K, permitindo-nos pelo menos recuperar um .tzx. Além disso, no seu grupo, está afincadamente à procura de algum formato que tenha a versão 128K e que permita fazer a recuperação deste tesouro. Vamos torcer para que aconteça mais um milagre!

French Verb Test (MIA)


Este programa, segundo Steven Brown, deu bastante luta para ser preservado. Sabemos exactamente o que ele sente, pois por vezes isso também nos acontece (ainda temos aqui um ZX81 para ser recuperado há mais de um ano).

Desta editora apenas se conhece O-Level French, mas temos agora mais um programa relacionado com a língua francesa, tendo saído em 1983. Incluímos também as instruções que acompanhavam a cassete.

Poderão aqui descarregar French Verb Test.

VideoBasic número 14

Continuando a partilhar a colecção VideoBasic, desta vez temos o número 14 (cassete + revista). Mais uma vez podem contar com imensas dicas, utilitários e até alguns jogos. É sem dúvida a melhor publicação do género.

Poderão vir aqui descarregar o número 14 da VideoBasic.

Mais de 50 pequenos programas (MIA)


Para terminarmos de disponibilizar pela comunidade aquilo que encontrámos nas cassetes de Pedro Bandeira e Cunha, oferecemos hoje mais de 50 pequenos programas e jogos em Basic, com algumas coisas bastante interessantes pelo meio.

Poderão aqui descarregar os programas e conferir por vós aquilo que encontrámos.

Load & Save Progr (MIA)


Do lote que adquirimos ao João Almeida Fernandes, encontrámos mais um copiador com origem aparentemente nacional. Load & Save Prog data de 1984, se dermos como certa a informação do menu inicial, sendo o seu autor Tomás Oliveira e Silva.

Apenas conseguimos carregar o programa no Fuse, de qualquer forma poderão aqui vir descarregá-lo.

terça-feira, 24 de maio de 2022

Editeur Musical (MIA)


Steven Brown enviou-nos mais um editor musical que não estava preservado. Programa Francês, a demonstrar que também naquele país ainda existe muita coisa por ser recuperada, poderá ser útil para quem domine a língua e goste do género.

Poderão aqui descarregar Editeur Musical.

Astrolog, Jogo de Cartas e Space Invaders (type-in)


O MicroSete número 5 trouxe-nos três type-ins. O primeiro deles foi Astrolog, um programa do saudoso Eurico da Fonseca e que mais não é que uma versão prévia de um dos sub-programas, que mais tarde foi encaixado na sua obra maior: Astronauta.

O segundo programa é um clone de Space Invaders, onde vão sendo atirados beijos, ao invés de tiros. No entanto, a listagem vem com um erro, tornando-o injogável. Se algum dos nossos leitores conseguir corrigir o erro, por favor envie-nos o jogo rectificado.

Finalmente, temos ainda um jogo de cartas, interessante para quem gosta do género. São assim 3 em 1, podendo aqui ser descarregados.

LOAD ZX 40: "Museu – Do Sonho, ao Presente e que Futuro" - João Diogo Ramos

Nesta próxima sessão o João Diogo Ramos, curador do museu, partilhou com a audiência o percurso deste projeto e os planos que tem para o seu futuro.

Uma sessão que se seguiu à intervenção da Sr.ª Presidente da Câmara, Dr.ª Helena Teodósio e que foi transmitida em streaming em direto. Na sua sessão, o João teve oportunidade de recordar a motivação para a criação do museu, o crescimento do mesmo, bem como destacar as áreas que merecem mais projecção agora, como por exemplo a da educação em tecnologia, e que constituem apostas futuras estratégicas do museu.  

O vídeo vai estrear hoje, dia 24 de Maio, às 21h00 de Portugal. Estaremos online a comentar e responder a quaisquer questões que possam surgir. Apareçam.

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Variantes de Bell Ropes


Steven Brown já tinha partilhado connosco Bell Ropes (ver aqui). Agora encontrou duas variantes, que juntámos à pasta onde já se encontrava a versão original.

Poderão vir aqui descarregar todos os ficheiros.

Compumat (MIA)



Continuamos a partilhar MIA's que fomos encontrando no enorme lote que adquirimos em 2020/2021. O mais recente é uma folha de cálculo de 1982, antes ainda destes programas estarem popularizados no ZX Spectrum. 

Poderão aqui descarregá-lo, ficando mais uma pérola disponível para a comunidade.

Smudge: Bad Moonee Rising


Nome: Smudge: Bad Moonee Rising
Editora: Clebin Games
Autor: Clebin
Ano de lançamento: 2022
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui

A vida de um limpa-chaminés é dura. Que o diga Smudge, o herói deste jogo, que constitui a estreia de um novo programador para o ZX Spectrum. E para estreia, o mínimo que podemos dizer é que entrou em grande, com um jogo com cenários bastante bonitos, capaz de atrair miúdos e graúdos.

O jogo é inspirado em Smudge & The Moonees, lançado em 1985, mas que não fez grande história. Para falarmos a verdade, nem o conhecíamos, mas fomos agora dar uma espreitadela e, de facto, percebe-se porque permaneceu na obscuridade. E a conclusão que desde logo se tira é que este remake (na realidade não é um remake puro), é muito superior ao jogo que o inspirou. Não é que não tenha algumas lacunas, mas já lá iremos.

O objectivo é então limpar chaminés. Para isso, Smudge está munido de um jetpac que lhe permite subir aos telhados. Cada ecrã tem duas chaminés e depois de as limparmos (num efeito muito bem conseguido por parte do programador - o nosso personagem enfia-se literalmente pelo fumeiro), temos que voltar ao ecrã inicial. Só depois o caminho para novo ecrã (à esquerda) fica desbloqueado, implicando ter que passar por todos aqueles cenários que já antes percorremos. Esta é talvez a maior lacuna deste jogo, pois o ter que percorrer os mesmos caminhos vezes sem conta, traz alguma monotonia. Vá lá que as posições e movimentações dos adversários variam de cada vez que entramos no ecrã, o que até permite fazer alguma batota, entrando e saindo dos ecrãs quando os inimigos se encontram em posições mais vantajosas.


Os inimigos são muitos e se os primeiros níveis são relativamente fáceis de serem ultrapassados, à medida que vamos avançando nos bairros, o número de adversários vai também aumentando, tornando a tarefa bem mais espinhosa. A únca vantagem é que o contacto com os inimigos apenas rouba um pouco de energia e de cada vez que regressamos ao ecrã inicial, que contém a lavandaria, recuperamos toda a energia. Mas não convém ficar a dormir, pois existe um tempo limite para se terminar cada nível, embora seja generoso.

O melhor de tudo são os cenários que foram criados. Existe grande diversidade, nomeadamente ao nível das habitações (até castelos vamos encontrar), sendo sempre um chamariz para se tentar ir um pouco mais à frente. Só temos pena que seja apenas em duas dimensões, mas o motor utilizado também não permitiria grandes façanhas a esse nível.

Assim, não sendo uma obra de arte, Smudge: Bad Moonee Rising tem uma boa jogabilidade e atractivos suficientes para constituir um divertimento para algumas horas. Mais não se poderia pedir para a estreia de um novo programador...

domingo, 22 de maio de 2022

Flow-Chart (MIA)


Flow-Chart foi lançado em 1983 pela B.Sides Software. Curiosamente (ou talvez não), o programa tem muitas semelhanças com outro com o mesmo nome e que saiu como type-in no número 9 da Sinclair Programs, de Julho de 1983. Isso há coincidências...

Poderão aqui vir descarregar esta versão de Flow-Chart, cortesia de Steven Brown.

Saiu Mojoni in the Sewer World

Os convidados de hoje da Pildorita Dominguera de Arnau Jess são Isaías Díaz e Jimmy "Jarre" Devesa. Poderia haver muitos motivos para entrarem no programa de Arnau, pois os trabalhos de ambos são bem conhecidos. Mas hoje apresentam em primeira mão Mojoni in the Sewer World, um bonito jogo que mistura plataformas com aventura de arcada.

Para já ainda apenas experimentámos superficialmente, enquanto vamos vendo Arnau jogar, no entanto, o jogo parece ser bastante interessante. A espaços faz-nos lembrar Chuckie Egg 2, o que é bom sinal. Vem em duplo sabor (versão "kid" e versão "men"), e também para PC.

Será jogo para vermos com mais atenção mais à frente, no entanto podem vir aqui descarregá-lo e dar uma pequena contribuição aos seus autores, que bem merecem...

CM: Os Jogos no Computador - 066

Foi no dia 21 de Outubro de 1990 que se publicou mais uma edição de "Os Jogos no Computador", o espaço do Correio da Manhã dedicado aos videojogos.

A conversão de "Midnight Resistance", das arcadas para os microcomputadores, foi o foco de análise do Paulo Ferreira, o responsável pelo espaço. Já a secção de leitores contou com bastantes dicas, a maioria direcionada para os jogos no IBM-PC, com os pokes para o ZX Spectrum em escasso número.

Mais uma vez, uma longa lista de clubes de jovens foi apresentada nesta edição: “Soft Clube”, “Clube Vale Software”, “Lança Chamas”, “Mega Byte” e “Nani Software”.

Podem descarregar a digitalização desta edição (graças ao Mário Moreira) neste link.

sábado, 21 de maio de 2022

El Equipo A (versão +3)

Desta vez Steven Brown enviou-nos algo diferente: a versão .dsk de El Equipo A, clone de Operation Wolf lançado em 1988 pela Zafiro Software Division. Esta versão ainda não estava preservada e está gravada nos dois lados da disquete. Assim, quem quiser aceder ao lado B, a password é WHJONDPEAQR.

Poderão aqui vir descarregar El Equipo A, mais conhecido como The A-Team (célebre série televisiva).

LOAD ZX 40: "Apresentação de Jogo do Museu" – Filipe Veiga

O Filipe Veiga é um dos programadores Portugueses com mais trabalho no ZX Spectrum, tanto com os seus próprios jogos, como nos que ajuda a lançar através da Teknamic/Bitnamic e outros projetos que dinamiza como a Revista Espectro e que nos dizem tanto.

Vamos a mais um vídeo de uma das sessões dos 40 anos. Foi uma bela maneira de terminar a manhã de sábado dia 23. Nesta sessão o Filipe veio apresentar um jogo.... Um jogo de ZX Spectrum passado nos cenários do nosso Museu! É uma promessa antiga do Filipe e que evoluiu bastante nos últimos tempos.

O João Diogo ficou no palco para ver as novidades e foi óbvia a satisfação com a enorme qualidade dos cenários construídos... Isto além das surpresas de se encontrarem personagens de outros jogos do Filipe e que ainda por cima é tudo gente amiga.

O nosso muito obrigado ao Filipe. Estamos super curiosos para ver a versão final e partilhar com a comunidade.

O vídeo vai estrear amanhã, dia 21 de maio, às 21h00 de Portugal. Juntem-se a nós online.

Xadrez (MIA)


A Timex lançou várias versões do Xadrez, nomeadamente para o Timex 1000, TC 2068 e ZX Spectrum. Esta última tínhamos aqui deixado há mais de um ano. Entretanto tivemos acesso a uma outra também baseada na versão da PSION, no entanto com pequenas diferenças relativamente à versão que conhecíamos da Timex.

A pergunta que agora se impõe é: houve vários lançamentos da Timex baseados no Chess, da PSION? Ou será que esta foi apenas uma versão pirateada por alguém e que acabou por entrar nas superfícies comerciais nacionais? Quem souber responder, por favor, entre em contacto connosco.

Poderão aqui descarregar Xadrez, versão alternativa da PSION.

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Dungeons & Dragons (MIA)


Steven Brown enviou-nos mais um jogo baseado na temática dos D&D e que aparentemente ainda não estava preservado. Poderá ter sido um type-in de alguma revista da época, ou até poderá ter saído em alguma das muitas compilações que surgiam regularmente nos anos 80. Quem sabe?

Poderão aqui descarregar Dungeons & Dragons.

A Capital: Pokes & Dicas - 06 de Janeiro de 1984


Graças ao Nuno Cardoso, temos hoje algo histórico!!!

Apesar de nas páginas de um dos números d'A Capital indicar o dia 7 de Janeiro de 1984 como o começo da rúbrica dos Videojogos, no dia imediatamente anterior, 6 de Janeiro de 1984, uma Sexta-Feira, encontramos um suplemento, o que até tem toda a lógica, pois é o dia da semana no qual esse normalmente saia. Nessa altura ainda tinha apenas uma página, mas era escrita pelo saudoso Eurico da Fonseca. E contém ainda alguns anúncios bastante interessantes, típicos da primeira metade dos anos 80.

Na próxima semana teremos mais duas surpresas do Nuno, entretanto apelamos aos nossos leitores que tenham suplementos d'A Capital que ainda não estejam preservados, que nos façam chegar a digitalização (o Nuno, com tempo, terá mais coisas para partilhar connosco). Aos poucos vamos completando o espólio...

Poderão aqui descarregar o suplemento.

Tutorial do Concurso #13: A Obsessão do PI!


Nem só de videojogos vive o Homem...

Os computadores são uns intrometidos e metem-se em tudo: processamento matemático, processamento de texto, processamento de imagem, processamento de som, etc.. Hoje vamos tratar de programação matemática. Um dos primeiros problemas que deram aos computadores electrónicos foi um problema matemático: calcular trajectórias de balas de canhão.

Mas há um problema matemático que o Homem anda a tentar resolver há milhares de anos: o cálculo dos dígitos do número PI. Já conseguimos uns biliões de dígitos mas ainda faltam alguns dígitos para conseguirmos acabar de resolver este maldito problema...

É esse o problema que propomos para hoje. Com o programa que apresentamos hoje, talvez algum dos nossos leitores acabe finalmente de resolver este problema.

Se alguém quiser ver a última rotina em alta velocidade, pode ver aqui.

Não vamos entrar em pormenores matemáticos porque o próprio programa já apresenta material suficiente para atordoar o comum dos mortais. Portanto, adeus até ao nosso regresso.

Para ler as duas listagens é mais fácil aqui.

Para fazer download dos ficheiros, clicar aqui.

Para correr o programa online, clicar aqui.

Quem estiver interessado em participar no concurso, pode ler o regulamento aqui.

Fica também aqui uma pequena actualização aos prémios oferecidos pela Teknamic (acresce às do Zé Oliveira, Planeta Sinclair e Museu LOAD ZX Spectrum). Juntou-se mais umas coisas bem apetecíveis. E se entretanto tiver novos lançamentos, também serão oferecidos ao melhor trabalho.

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Driver (MIA)


Driver é mais um jogo desconhecido, desenvolvido com o motor H.U.R.G., o que quer dizer que têm antes que carregar este último, para depois poderem aceder ao jogo original. É uma espécie de Frogger, com algumas nuances diferentes, mas a dinâmica vai dar ao mesmo.

Estava no baú de Steven Brown e pode aqui ser descarregado.