segunda-feira, 31 de janeiro de 2022
Javi Pómez y la Cámara No Secreta
Saiu muito recentemente Javi Pómez y la Cámara No Secreta, que nos coloca no papel de um arqueólogo de Ourense. O jogo foi desenvolvido com o Arcade Game Designer e até parecia ter bom aspecto, no entanto tem uma enorme falha: utiliza as teclas "WASD", mais uma vez confundindo-se um computador com uma consola. Poderia ao menos ter teclas redefiníveis, mas isso não acontece aqui.
Assim, para muita pena nossa, este será um jogo que não vamos avançar para uma análise mais aprofundada, até porque não queremos ficar com uma tendinite. Também já antes o dissemos, o tempo não dá para tudo e vamos optar por fazer as reviews apenas de alguns jogos. Sendo assim, aqueles que apresentem esta configuração de teclas, e os programadores que nos perdoem, mas serão sempre sérios candidatos a deixarmos para outras núpcias.
De qualquer forma, quem conseguir adaptar-se a esta configuração manhosa de teclas, pode vir aqui descarregá-lo.
Fig Forth (TS 2068 MIA)
Do lote que o João Encarnado cedeu ao Museu LOAD ZX Spectrum, preservámos mais um utilitário que se encontrava perdido. Quem percebe de linguagem Forth, poderá ter aqui um programa bastante interessante.
Poderão aqui descarregar Fig Forth.
Donkey Kong 3
Nome: Donkey Kong 3
Editora: NA
Autor: Je7ebel
Ano de lançamento: 2022
Género: Acção
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Sinclair
Número de jogadores: 2
Memória: 48 K
Link para descarga: Aqui
Donkey Kong 3 é uma conversão do jogo como o mesmo nome que saiu em 1984 nas célebres maquinetas Game & Watch. Nos anos 80, ter uma máquina destas conferia status ao seu possuidor, imediatamente entrando no top dos mais populares da escola. E agora, mais de 35 anos depois, o revivalismo está de volta, a avaliar pelos imensos ports que têm sido feitos, mas também pelos preços astronómicos que algumas desta máquinas atingem no mercado de antiguidades.
Confesso que não me recordo de Donkey Kong 3. Joguei muito Donkey Kong, mas a versão de 1982, e analisando as duas (fui espreitar a original de 1984), sem dúvida que a primeira é melhor. Talvez lhe falte variedade, mas vamos então ver como se porta esta conversão desenvolvida por Je7ebel, que até criou um manual contando a história, numa recreação livre de sua autoria.
Assim, Donkey Kong e Stanley digladiam-se numa estufa, usando as abelhas para defenderem o seu jardim, cada um empurrando as abelhas para o lado do rival. Cada personagem tem um pulverizador de inseticida, que permite três disparos, tendo depois que ser recarregado. Enquanto o personagem que controlamos trata da recarga do pulverizador, fica indefeso, à mercê dos disparos do adversário, que por sua vez vai empurrando as abelhas para o nosso lado. Quando estas atingem a nossa plataforma, somos mordidos e perdemos uma vida.
O ecrã de jogo assenta em três plataformas de cada um dos lados. Ao meio, as abelhas, que vão aleatoriamente voando para cima e para baixo. As gotas de insecticida vão caindo regularmente nos cantos, mas apenas podem ser apanhadas na plataforma do meio, e isso tem um impacto demasiado grande no jogo, pois tem como consequência imediata que nos posicionemos quase sempre nessa plataforma, por forma a mais rapidamente proceder às recargas. O disparo também é bastante sensível, fazendo com que rapidamente se esgote o conteúdo do insecticida. Assim, aquilo que se pretendia inicialmente, um exercício com alguma estratégia na escolha do melhor local para dispararmos, fica um pouco alienado, não só por aquilo que já referimos, mas também porque a rapidez com que as abelhas se deslocam, faz com que se torne pouco eficaz tentar prever o local onde vão momentaneamente poisar e ficar vulneráveis ao insecticida.
De qualquer forma, como conversão pura, ainda mais sendo em Basic compilado, ficou muito boa. O programador contemplou três níveis de dificuldade, mas, acima de tudo, a versão para dois jogadores é a cereja no topo do bolo. De facto, é um desafio perfeito para, na máquina real, colocar dois amigos a empurrar abelhas um para cima do outro. Mesmo que isso praticamente se resuma a um exercício de rapidez no gatilho e a alguma sorte para conseguir prever o local para onde as abelhas se vão mover (estatisticamente estão mais vezes no centro, como é óbvio)...
Assim, a nota de Donkey Kong 3 é prejudicada por se tratar de um jogo que na sua forma original tinha algumas lacunas, mas, por outro, beneficiada, porque em termos de programação, Je7ebel fez um excelente trabalho.
domingo, 30 de janeiro de 2022
Battleships (MIA)
Battleships foi lançado em 1983 pela Scisoft, editora vocacionada para programas educativos (foi por esses que se tornou bem conhecida). Mas ainda teve tempo para desenvolver um jogo de batalha naval, muito em voga nos anos 80.
Poderão aqui descarregar Battleships, vem do suspeito do costume: Steven Brown.
Battle (MIA)
Hoje temos um jogo de uma editora dos primórdios do Zx Spectrum, a Abacus Programs. Battle, é um jogo bastante básico, fazendo lembrar alguns type-ins que apareciam nas revistas na primeira metade dos anos 80.
Poderão aqui descarregar Battle, cortesia de Steven Brown.
Saiu Kardinal Kid
Jbizzel desenvolveu um pequeno quebra-cabeças no qual temos que conseguir limpar o máximo de números possível do tabuleiro, mas que vai dar bastante luta, em especial se jogado nos níveis mais avançados. E o jogo está a ter actualizações constantes, prometendo ficar um desafio muito engraçado.
Poderão vir aqui descarregar Kardinal Kid.
CM: Os Jogos no Computador - 050
Esta edição deu maior destaque às plataformas Amiga, Atari ST e PC, a começar pela análise de "North & South", a adaptação da famosa série de banda desenhada "Les Tuniques Bleues". Na parte dedicada aos novos lançamentos, também foram referidos títulos como a série "Leisure Suit Larry" para os PC-compatíveis.
O ZX Spectrum marcou presença com vários pokes e dicas, e a parte final da solução de "Myth: History in the Making". Foi também referido em questões apresentadas pelos leitores. Destacamos a carta a perguntar quais livros ou programas o Paulo aconselharia a quem quisesse fazer jogos para esta máquina.
Uma edição sem muita história mas que pode ser descarregada neste link, graças ao trabalho laborioso de Mário Moreira.
sábado, 29 de janeiro de 2022
Vencedores GOTY 2021
Chegou ao fim o grandioso evento GOTY 2021. Para quem não teve oportunidade de ver, lembramos que o vídeo está disponível acima.
Mais uma vez o evento superou totalmente as nossas expectativas, para isso muito contribuindo o profissionalismo dos apresentadores (dignos de uma cerimónia dos Óscares), a credibilidade dos jurados que analisaram os jogos a concurso, assim como todo o apoio prestado pelo Museu LOAD ZX Spectrum.
Mas sem mais delongas, vamos aos vencedores de cada uma das categorias...
Gráficos
Travel Through Time, da ZOSYA Entertainment, foi o grande e justo vencedor, não só vencendo na categoria GOTY, mas também arrecadando ainda os troféus de melhores gráficos e melhor ecrã de carregamento. Angels, da mesma equipa arrecadou o troféu de melhor jogo de acção / shoot'em'up. Apenas The Dark: the Lost Pages não arrecadou nenhum troféu, no entanto tendo ficado bem classificado nas categorias a que concorreu.
Tokimal arrecadou os troféus de melhor jogo de plataformas e e melhor jogo de origem Espanhola. De resto, a Pat Morita Team arrecadou o troféu de melhor jogo de perícia / quebra-cabeças, com Shovel Adventure.
Metamorphosis, Red Raid: the Infiltrating, Italia 1994, Deep Cover e Virgil's Purgatory arrecadaram um troféu cada.
De realce ainda Clive Townsend, que além de ter vencido a categoria de melhor aventura de texto, com Deep Cover, ainda teve mais dois jogos na lista de nomeados, Turtle Tales e Iron Wolves.
Os nossos parabéns a todos os candidatos, que apresentaram trabalhos de qualidade expecional, mas também a todos os outros que não ficaram nesta muito exclusiva e restrita lista. Lembramos que estavam 130 nomes na lista prévia votada pelos jurados.
Backup (MIA)
Existem centenas de copiadores, uma boa parte deles portugueses (ou não fosse modo de vida de muita gente nos anos 80). No entanto, o que agora disponibilizamos, vem de terras de Sua Majestade e foi partilhado por Steven Brown.
Poderão aqui descarregar Backup.
AM-ZXfile (MIA)
Lançado pela Amsoft em 1982, AM-ZXfile é um utilitário que ainda estava dado como perdido. No entanto, Steven Brown tinha-o na sua colecção, partilhando-o com a comunidade.
Poderão aqui descarregar AM-ZXfile.
Invasores Galácticos (MIA)
Continuamos a disponibilizar o enorme catálogo da Timex Portugal, desta vez com um jogo que dispensa apresentações: Invasores Galácticos. Adaptação de 1982 de Space Raiders, é um dos grandes clássicos do ZX Spectrum, mesmo tendo surgido nos primórdios. Mantém intocável a imensa jogabilidade e é um título ao qual se volta regularmente.
Poderão aqui descarregar Invasores Galácticos.
Saiu Krilin y El Castillo de las 7 Dagas
Depois de um mês de Janeiro com poucos jogos (não é de admirar, tivemos um mês de Dezembro estrondoso e recheado de novidades), aos poucos começam a surgir os novos trabalhos. Foi assim lançado Krilin y El Castillo de las 7 Dagas, um típico jogo em MK1, desenvolvido por Juntelart.
Hoje vamos ter o GOTY que consagra os melhores jogos de 2021, no entanto, durante a semana iremos ter tempo de dar uma espreitadela a este jogo e, quem sabe, fazer uma análise mais aprofundada.
Poderão aqui vir descarregar Krilin y El Castillo de las 7 Dagas. O nosso agradecimento a Arnau Jess, por ter "descoberto" mais este jogo.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2022
Variante de Time Warrior encontrada
E aqui temos mais uma pérola vinda de Steven Brown: Time Warrior, versão da The Guild. Não conhecemos esta aventura, sabemos que mais tarde foi lançada pela Zenobi Software (do malogrado John Wilson), e só por isso quer dizer que tem selo de qualidade.
Assim, poderão vir aqui descarregar esta variante, os detectives das aventuras de texto já tem trabalho para o fim-de-semana.
A Capital: Pokes & Dicas - 15 de Dezembro de 1989
Após duas semanas de paragem, retomamos as publicações semanais da secção Pokes & Dicas com análises bastantes interessantes a três jogos completamente distintos.
Durante muitos anos foi considerado MIA, mas graças ao João Costa conseguimos recuperar o jogo português Play for Peace e temos na edição desta semana uma extensa análise ao mesmo.
Rick Dangerous é um jogo muito querido da comunidade portuguesa. Poderão ler na Capital, bem como no Planeta Sinclair, as criticas sobre o nosso "Indiana Jones".
GOTY 2021
Está quase!
Como já tínhamos anunciado, vem aí o GOTY 2021, evento organizado pelo Planeta Sinclair, em colaboração com o Museu LOAD ZX Spectrum, que pretende celebrar e distinguir os melhores jogos desenvolvidos em 2021 para o ZX Spectrum!
O evento será já amanhã, dia 29, às 21h30, em direto do canal de Youtube do Museu (vídeo acima). Ficamos à vossa espera!
quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
20 Character Sets (MIA)
Sempre que possível, vamos tentar disponibilizar um MIA ou uma variante ainda não preservada por dia, vindo sempre da enorme colecção de Steven Brown. O mais recente MIA já estava referenciado na Spectrum Computing, mas ainda não estava perseverado. 20 Character Sets foi lançado pela Tilt Software em 1990, num período já tardio do ZX Spectrum e fornece vários tipos de fonts ao utilizador.
Poderão aqui descarregar 20 Character Sets.
Xadrez (TS 1000 MIA)
Hoje temos um dos mais conhecidos programas da Timex para o TS 1000: Xadrez. O programa encontra-se adaptado para português, tendo sido feita a conversão em 1983. Dispensa grandes apresentações, até porque deve ter sido dos desafios mais jogados nos primeiros tempos da Timex e do ZX81.
Poderão aqui descarregar Xadrez.
quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
Encontrada nova versão de The Crystal of Chantie
Steven Brown continua a presentear-nos com autênticas pérolas. A de hoje é a versão de The Crystal of Chantie, lançada pela PD Adventures. Esta versão é diferente das duas que já se encontravam preservadas, logo a começar com o ecrã de carregamento. Poderá haver mais alterações, mas isso já é trabalho para o detective Gareth Pitchford.
Poderão aqui descarregar The Crystal of Chantie, versão PD Adventures. Aguardamos agora pela digitalização de algumas das capas, para ficarmos com as preservações que temos vindo a disponibilizar completas.
RS232 n.º 35
Temos hoje o número 35 da RS232, de Abril de 1991. Vieram quase todos da colecção particular do António Vila-Chã (a maioria), ou do Vasco Gonçalves.
Venham aqui buscar o mais recente número da RS232.
Paus (MIA)
Outro dos jogos que recuperámos das cassetes que o David Nunes nos emprestou foi Paus. Supostamente criado por Etelviro, embora não tenhamos mais informação sobre este programador, tem um conceito semelhante a Fósforos, um jogo criado por Pedro Bandeira e Cunha e que ainda recentemente disponibilizámos à comunidade.
Mas Paus introduz algumas inovações, nomeadamente a possibilidade de escolha do número de paus com que se inicia o desafio e a voz sintetizada que acompanha ao longo do jogo.
Poderão aqui descarregar Paus.
terça-feira, 25 de janeiro de 2022
Encontrada variante de The Plagues of Egypt
Foi encontrada mais uma variante de The Plagues of Egypt na colecção de Steven Brown, desta feita a lançada pela PD Adventures (a foto da cassete encontra-se na pasta com o jogo). Assim, aos poucos vamos encontrando todos os lançamentos relativos a algumas das aventuras de texto mais míticas.
Poderão aqui descarregar The Plagues of Egypt.
Letras Amstrad
O Zé Oliveira continua a presentear-nos com contributos valiosíssimos. Não só recuperou todos os artigos do Basic Apascalado, inclusive os que não tinham saído no suplemento do MicroSe7e, pois tinha entretanto saído de circulação, como ainda teve tempo de fazer um jogo novo: Klox.
Agora, inspirado pelo programa Letras, de Marco & Tito, desenvolveu um programa para criar os caracteres do Amstrad. Assim, com este programa consegue-se ter as letras feitas pela Amstrad para o CPC464 em 1984.
Agora existem ferramentas na internet para editar letras mas, para o caso de aparecerem curiosos a querer mexer no programa e alterarem as letras, o Zé deixou também na pasta os ficheiros que usou para gravar os bytes das letras, assim como a listagem do loader escrito em BASIC Apascalado para divulgar esta linguagem.
Poderão vir aqui descarregar Letras Amstrad, mas quem pretender ver o programa a funcionar no Arca Lusitana, pode vir aqui.
Entretanto, e para aproveitar estes caracteres, fez uma adaptação de um pequeno jogo que um professor disse aos seus alunos para melhorarem. Este jogo era escrito em linguagem Csharp e o Zé adaptou-o ao browser. Deixámos-vos curiosos? Basta aqui virem.