segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Double Tennis com lançamento oficial


Quem pensava que a Topo Siglo XXI andava adormecida, desengane-se. O nosso amigo Borrocop deu hoje à comunidade esta excelente notícia: Double Tennis, um jogo que nunca chegou a ser lançado oficialmente, vai ter agora a oportunidade que falhou em 1990.

O jogo, apesar de não ter saído oficialmente, está preservado, mas apenas no formato .z80. Agora irá sair em cassete, numa versão melhorada ao nível gráfico, musical e até da jogabilidade. Mantenham-se atentos, irá haver novidades em breve...

Jogo do Mês: Cursed Castle II

Acentos (type-in)


Na Mini Micro's número 11, o segundo lugar da competição de programas pertenceu a Alberto André, com Acentos. Este interessante utilitário permite utilizar-se a acentuação mais comum na nossa língua.

Poderão aqui descarregar Acentos.

domingo, 29 de setembro de 2024

CM: Os Jogos no Computador - 188

A edição de 21 de Fevereiro de 1993 de "Os Jogos no Computador" não tem qualquer menção ao Spectrum, facto que já não surpreende. Com uma extensa análise e dicas a diversos jogos PC e Amiga, destacam-se as ajudas a Another World e a Indiana Jones and the Fate of Atlantis, este último com um dos cenários em Portugal. A digitalização de Mário Moreira está disponível aqui.

JND: Micromania - 118


A Micromania de 15 de Março de 1992 foi marcada pela entrada dos jogos para PC e Commodore Amiga no leque habitual de análises a cada semana, fazendo assim companhia aos jogos Atari ST no campo dos 16 bits. A digitalização de Miguel Brandão está disponível neste link.

sábado, 28 de setembro de 2024

Programas de Noémio Ramos: Reuniões


Desde já pedimos desculpa ao professor Noémio Ramos se estivermos a cometer alguma indiscrição, mas recebemos uma carta enorme sua. E o que podemos dizer é que poderemos vir a ter muitas surpresas deste antigo professor e autodidata do ZX Spectrum nos próximos tempos.

Não iremos revelar grandes detalhes para já, estes  poderão vir a ser fornecidos mais tarde, se o Professor Noémio Ramos entender que devam ser desvendados. Mas quisemos deixar um exemplo de uma das muitas coisas que fez nos anos 80.

O programa que disponibilizamos é então Mapa das Reuniões dos Professores para os Conselhos de Turma, desenvolvido para o ZX 81 e o ZX Spectrum, neste último caso existindo também em Linguagem C (deixamos a versão BASIC). 

Este programa foi oferecido para domínio público. O professor Noémio Ramos entregou a listagem, com um texto de apoio ao seu funcionamento (descrição e manual de instruções) a dois professores estagiários de Matemática. É uma Programa simples e muito curto.

Poderão aqui descarregá-lo. Vamos ter mais novidades em breve. Muitas...

La Daga Oscura


O multifacetado EJVG, que tanto nos oferece um jogo de plataformas, como um quebra-cabeças, como uma aventura de texto ou gráfica, está de volta. E desta vez com uma aventura que tem um aspecto magnífico. Mesmo quem não é adepto do género das aventuras de texto, não pode deixar de ficar indiferente e tentado a dar uma espreitadela a La Daga Oscura.

A história é muito simples: numa civilização antiga, Muha Dicramba, o Sacerdote das Trevas, que não é propriamente a mente mais brilhante do templo, é encarregado de resolver o mistério que envolve o homicídio de um rico comerciante, apesar deste ter acontecido numa sala completamente fechada. A sua única pista é um estranho punhal, mas conta com a ajuda não solicitada da própria Deusa das Trevas, que de alguma forma parece estar envolvida no crime.

Ora, como não é possível ir buscar Poirot, que chamaria um figo a este tipo de mistérios, temos que nos desenvencilharmos com aquilo que temos à mão, mesmo que seja meio apatetado, como é o caso de Muha Dicramba. Mas se unirmos a nossa inteligência à dele, talvez consigamos resolver o mistério e apanhar o assassino.

O jogo tem duas partes e apenas corre em 128K. A novidade é que, ao contrário daquilo que normalmente acontece com os jogos Espanhóis, não é necessário password para se aceder a essa segunda parte. De qualquer forma, por uma questão de enquadramento e coerência, é de todo aconselhável a terminar-se a primeira parte antes da segunda.

Quando carregamos o jogo, temos inicialmente quatro opções. Podemos assim iniciar desde logo a aventura, recolher algumas instruções simples, ver os créditos ou, muito importante, ver um resumo da história. Se avançarmos para a segunda parte sem ter terminado a primeira, é obrigatório ver o resumo.

Como estamos fora durante uns dias, ainda não tivemos oportunidade de experimentar devidamente esta aventura. À primeira vista, parece ter grande fluidez. E os gráficos são deslumbrantes. Ou muito nos enganamos, ou estamos aqui perante um forte candidato a aventura de texto do ano.

Podem vir aqui descarregar La Daga Oscura. É gratuito, mas uma pequena contribuição é justíssimo prémio para o magnífico trabalho deste talentoso programador. Venham mais pérolas como esta...

Altair (MIA)


Ao longo dos tempos fomos encontrando várias versões de Altair, um programa nacional lançado pela Athena Software em 1983. Estava não só nas cassetes do tio do João Diogo Ramos, mas também noutros lotes que fomos adquirindo.

Vocacionado para engenheiros e arquitectos, o que era bastante comum nos primeiros tempos do ZX Spectrum (ainda continuamos à procura de ArquitectoPro, da Jogofo - se algum dos nossos leitores o tiver, por favor, entre em contacto connosco), e mesmo sendo em BASIC, o programa é bastante interessante e revela já alguma complexidade.

 Podem aqui vir descarregar este programa, nas suas várias versões.

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

PascaLand


A competição de BASIC Apascalado está quase no fim, mas ainda há tempo para receber novas entradas. É o caso de Massimiliano Arca, um dos vencedores da primeira edição, e também já com um utilitário a concurso nesta nova edição, quer termina a 30 de Setembro.

Deixamos aqui a informação vinda do próprio Massimiliano, relativamente ao remake de ParaZXLand:

PascaLand is the porting of the ParaZXLand game to Pascalated Boriel ZX BASIC. The gameplay is essentially the same, with a few simplifications (redefinable key, motion of the parachutist, multiple fonts, helicopter rotor). The graphics has been largely updated: the parachutist, the island, the cloud, the helicopter have been re-designed from scratch. 

The color scheme has been upgraded as well.

The plot of the game and its rules are summarized in the attached instruction file and briefly recapped within the game itself.

Taking advantage of the Pascalated Boriel ZX Basic features, the program is structured in functions and procedures. The graphics are done either by using UDGs or by directly drawing the character point by point to allow a pixel-by-pixel positioning of the main character. The helicopter – entering at the beginning of each game – is right-scrolled by a properly-prepared original 4-byte 2-bit scrolling routine (entirely in basic!) using the bit-shift operation included in Boriel ZX Basic, adapted to work on a 24 bit (4 byte) sequence.

During the game, the keyboard and joystick (if enabled) are constantly monitored by means of the LastK system variable and the $1F I/O port, respectively. Please note that on an authentic ZX Spectrum 48k, if the Kempston joystick is enabled without a working interface, unexpected keyboard issues can occasionally occur. Finally, the physical model of the parachute landing. Due to the presence of the parachute, which results in a linear vertical speed, no gravitational effect has been introduced. However, the parachute itself induces a periodic oscillation in the horizontal position of the character, which is obtained with the trigonometric COSine function in dependence of the vertical position. 

The horizontal position is also affected by the wind (whose strength and direction can be found in the bottom line), which makes the descent even more difficult. The position of the parachutist is indeed determined by the lateral acceleration.

Poderão aqui jogar online.

Podem aqui descarregar o jogo.

Finalmente, podem aqui consultar os outros programas inscritos no Concurso BASIC Apascalado.

O Labirinto


O BASIC Apascalado continua a dar que falar (e ainda bem). Agora foi o nosso amigo Domingues Silva, que pegou num antigo programa do Zé Oliveira (não assim tão antigo, pois é de 2022), Maze, que aliás teve até várias versões ao longo do tempo (a última de Maio deste ano), adaptando-o e criando uma nova variante.

O objectivo é encontrar três objectos no menor tempo possível. O tempo é contado pelo relógio interno do ZX Spectrum, e no final, após cumprirmos com a tarefa, é-nos dado o tempo que demorámos.

Apraz-nos ver Domingues Silva sempre tão activo, assim como programas nacionais a serem adaptados para novas versões. Podem aqui vir descarregar O Labirinto.

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

HiSoft Gens no FDD

A entrada de hoje é da responsabilidade do Ricardo Reis, que explorou o assunto iniciado pelo Rui Ribeiro há quase cinco anos (ver aqui).

Assim, o Ricardo alterou o conteúdo da disquete, e além de nos deixar o manual em formato PDF e breves notas ilustrativas com alguns comandos, acrescentou cópia da imagem DSK que estava disponibilizada em Planeta Sinclair, com as seguintes alterações:

  1. Modificado o nome do ficheiro “startup” para “startup_” de forma a que não exista auto-arranque.
  2. Adicionado o ficheiro “gens” que carrega apenas o "HiSoft Gens 3M2".
  3. Adicionado o ficheiro “rr.asm” para efeito de demonstração.

O código existente no ficheiro “rr.asm” reflete o apresentado no manual a partir da página 19 “Appendix 3 a worked example” e serve de exemplo para as breves notas que também deixamos.

O manual anexado do "HiSoft Gens" foi concebido tendo presente a utilização de cassete ou microdrive, significa isto que alguns comandos de linha ou valores em parâmetros poderão ser ignorados, quando se trata de ler ou gravar em disquete.

Como exemplo, o comando T não cria ficheiro físico em disquete, apenas possibilita gravar os blocos para tape ou microdrive.

Para carregar o editor: LOAD *”gens”

Poderão aqui descarregar o material.

Space Hopper


Space Hopper é um mini jogo que teve como objectivo demonstrar as funcionalidades do motor Platform Game Designer, lançado em 2005 pela Cronosoft. Apesar deste motor ser relativamente simples de funcionar, mesmo por quem não está familiarizado com linguagens de programação, o facto é que apenas deu origem a dezena e meia de jogos, talvez por não ser gratuito e a comunidade não ter acesso tão fácil como acontece com outros motores, alguns até do mesmo autor (Jonathan Cauldwell).

Por enquanto o motor não tem distribuição livre, mas é agora possível experimentar o jogo que o acompanhava, que apesar de muito simples, é bastante divertido e a merecer uma chamada de atenção. Quem sabe, incentive a comunidade a criar mais jogos com o PGD.

Poderão vir aqui descarregar este jogo, em breve partilhado na Spectrum Computing.

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Kirchoff (MIA)


Das cassetes do tio do João Diogo Ramos, conseguimos preservar mais um pequeno utilitário, que terá sido útil para os estudantes dos anos 80.

Poderão aqui descarregar o programa.

Enforcado


Há pouco mais de uma semana tínhamos partilhado, de uma só vez, cerca de 30 programas  que tínhamos encontrado nas cassetes do Osvaldo Picoito. Para nossa surpresa, alguém andou a ver os programas que deixámos um por um. E claro, foi o nosso amigo Zé Oliveira, elemento bem conhecido da comunidade, e que pegou no jogo Enforcado, corrigindo os erros e apresentando uma nova versão.

Podem descarregar aqui esta nova versão de Enforcado.

The Shipping Forecast


Temos uma boa e um má notícia hoje... 

Comecemos pela má: este ano não haverá o fantástico magazine Natalício Woot! Dave Hughes não está com muita disponibilidade, pelo que não vamos ter este ano o privilégio de apreciarmos a revista, sempre recheada de gags, cartoons e muitos, muitos jogos. Desde 2016 que a revista saia initerruptamente, pelo que ficámos mal habituados. Esperemos que para o ano tenhamos a Woot! de volta. Mas não se esqueçam de uma coisa, a revista faz-se com a contribuição de todos. É fundamental o apoio da comunidade para termos essas prendas no sapatinho.

A boa notícia é que nem por isso vamos deixar de ter os habituais programas e jogos que acompanham a revista. E este ano até começou mais cedo, com um quiz criado pelo próprio Dave Hughes, uma espécie de homenagem aos meteorologistas.

O programa, além do quiz propriamente dito, dá-nos informação importante sobre as áreas meteorológicas do Reino Unido, cada uma com um clima diferente das demais, assim como sobre o programa radiofónico The Shipping Forecast, verdadeira instituição nacional Britânica, assim como sobre Richard FitzRoy, famoso aristocrata do século XIX e grande contributor para o desenvolvimento da meteorologia moderna.

Venham aqui descarregar este engraçado programa, a fazer lembrar aqueles que costumam sair na Woot!.

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Ordidactic (MIA)


Do "Dream Team" das preservações, o Team Zeddy (Steven Brown, Luís Rato e Thomas Heckmann), acompanhados de Mark Westmoreland,  chega-nos mais um programa da Ere Informatique que ainda não estava na Spectrum Computing. 

O que é mais notável neste programa é que contém versões para o ZX81, ZX Spectrum e Laser 200 (no lado A) e T07, Atmos e Oric-1 no lado B. Apenas deixamos o lado A pois é aquele que nos diz respeito.

Poderão aqui descarregar este programa. Experimentem a carregar no ZX81 e no ZX Spectrum.

BASIC Apascalado no ZX81 - O Livro

Já está disponível o livro "BASIC Apascalado para o ZX81".

Todos os programas da série "BASIC Apascalado no ZX81" estão disponíveis aqui para download (um de cada vez ou todos de uma vez).

Mas, quem quiser folhear o livro, tem aqui a oportunidade de comprar esta raridade autografada pelo autor - o famoso Zé Oliveira da empresa Zarsoft. 😀

O preço é irrelevante perante esta oportunidade de ser proprietário desta obra-prima: Euro 12,50 (Portugal), Euro 19,25 (other countries).

Não perca esta oportunidade! Encomende já antes que esgote! Basta enviar um email para orders@ArcaLusitana.Org ou ir aqui e clicar no final da página.

Em caso de dúvidas, não hesitem em perguntar. 

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Tiro aos Patos (type-in)


O último dos type-ins da Mini Micro's número 10 vem de José Jorge Fernandes Guerra. Já antes tínhamos encontrado este programa, mas não tal e qual como saiu na revista. E tirando a ideia aberrante de disparar contra patos, apenas porque sim (felizmente é apenas um jogo), até é engraçado.

Poderão aqui descarregar Tiro aos Patos, tal e qual como apareceu na Mini Micro's número 10, de Maio/Junho de 1985. Segue-se a Mini Micro's 11... 

Mini Stocks


Nome: Mini Stocks
Editora: NA
Autor: Angelo Bagassi
Ano de lançamento: 1992
Género: Estratégia / Simulador
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 / 128K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Em breve

Não é todos os dias que fazemos reviews de jogos ou programas que ainda são MIAs ("Missing in "Action) e que não sejam Portugueses. Mas a história por trás de Mini Stocks atraiu-nos e resolvemos dar-lhe uma espreitadela. 

Deixamos previamente algumas notas. Em primeiro lugar, a versão que testámos deriva de uma disquete lida através do MGT Plus D. O conteúdo da disquete parecia ter alguns dados em falta, mas conseguimos criar um .z80 funcional. Assim, esta versão que analisámos pode não reflectir exactamente as versões que em breve irão estar disponíveis na Spectrum Computing. O próprio Steven Brown tem esta raríssima edição em cassete, que entretanto já preservou (neste momento ainda não a vimos), e poderá ter algumas funcionalidades diferentes, pelo menos no acesso à base de dados que faz parte do jogo.

Em segundo lugar, a cassete com o programa com esta simulação da Bolsa de Valores apenas foi vendida por correio, numa altura em que o ZX Spectrum já definhava. Assim, muito poucas cópias deverão ter sobrevivido, aumentando o carácter de preciosidade deste programa agora recuperado.

Por fim, o seu autor vendia e distribuía o programa de acordo com o computador do comprador. Quer isso dizer que existem várias versões. A que testámos foi a versão para o Sinclair +2, não funcionando nos outros modelos. Também esta é mais uma razão para aguardarmos ansiosamente para ver a versão preservada por Steven Brown.

Mini Stocks reflecte exactamente o dia-a-dia das sessões das Bolsas de Valores. Avisa-se já que quem não tiver gosto por esta temática, não irá apreciar devidamente o programa. Irá achá-lo lento (sem dúvida que é, talvez um pouco mais lento do que seria aconselhável), e monótono (isto é apenas uma questão de perspectiva). No entanto, os amantes do género, irão adorar o jogo. Curioso ainda que já este ano tivemos um novo programa a simular a Bolsa (ver aqui), prova de que este tema desperta interesse junto da comunidade.

A nossa gestão na compra e venda de stocks é toda feita essencialmente através de três menus. Talvez se pudesse colocar tudo num único menu, diminuindo o tempo a seleccionar opções, mas iria quase de certeza estragar a harmonia estética do conjunto, e este é um dos seus pontos fortes.  Sim, porque graficamente, e apesar do programa conter maioritariamente texto, à semelhança de programas do género (gestão), contém alguns ecrãs bem conseguidos e a tornar o programa bastante atractivo, pelo menos mais do que aquilo a que estamos habituados, em especial os que apareceram com esta temática no período 1982-1985 (existem vários). 

Em termos de opções possíveis de serem seleccionadas, são as esperadas num programa com estas características. Assim, podemos comprar e vender acções, consultar o nosso portfolio, ver a evolução do mercado, ter acesso a novidades sobre as empresas, ver as empresas que mais subiram e desceram durante a sessão, assim como um resumo da nossa semana na bolsa, com os ganhos (ou perdas), ligar ao nosso agente (broker), que nos dá úteis conselhos, ligar ao banco a pedir ou reembolsar o dinheiro emprestado, além de gravar os dados e recomeçar o jogo. Existe ainda uma tecla que permite correr as cortinas na janela do menu (letra "B"), mas não percebemos bem para que serve isso, além da vertente estética.

A primeira opção passa mesmo por ligar ao banco e conseguir-se fundos para depois investir na bolsa. É que começamos como pés-rapados, só após ganharmos algum em acções podemos devolver o dinheiro ao banco e começar a investir com fundos próprios. O objectivo, como já se esperava, é ganhar dinheiro. Afinal de contas, ninguém quer perder dinheiro, muito menos ter o triste fim de todos aqueles do famoso crash da bolsa de 1929, a célebre Quinta-Feira Negra.

Assim, este é um jogo para se perder algum tempo e explorar todas as hipóteses (uma pena não termos as instruções). A jogabilidade poderia ser um pouco melhor, é verdade, mas é preciso ver que estamos perante um programador, possivelmente auto-didacta da programação em BASIC, num período em que o ZX Spectrum já estava mais que ultrapassado. Só por isso, o seu esforço é imensamente valorizado.

domingo, 22 de setembro de 2024

CM: Os Jogos no Computador - 187

Um anúncio de venda de Spectrum e mais um clube de trocas é que encontramos na edição de 7 de Fevereiro de 1993 de "Os Jogos no Computador". Ainda assim vale a pena obter a digitalização de Mário Moreira, acessível neste link.

JND: Micromania - 117


O diálogo entre leitores fazia-se indispensável na Micromania, e a edição de 8 de Março não foi excepção, com os leitores a pedirem ajuda para inserir os afamados pokes. A digitalização de Miguel Brandão encontra-se neste link.

sábado, 21 de setembro de 2024

Procura-se: Laser Squad (expansão) e Rebelstar (MOD)

Já por aqui falámos destes dois lançamentos nacionais. O primeiro deles, o MOD de Rebelstar, desenvolvido pelo Grupo Software de Portalegre, saiu na Capital em 1988 (ver aqui). Aliás, este grupo provavelmente até teria mais programas nacionais que se encontram por preservar. Alguém tem contacto com eles?

O segundo dos lançamentos é uma expansão nacional para o Laser Squad. Foi desenvolvida pelo Daniel Bernardo, com o apoio do João Ramos. 

Contamos com a vossa ajuda!

3D Star Wars

O Luís Rato enviou-nos mais uma edição Italiana da Maber Soft, que parece ser a versão nacional da Microbyte. Assim, embora na capa esteja o nome de 3D Star Wars, não é mais que o clássico 3D Seiddab Attack, da Hewson Consultants.

Quanto ao jogo, é interessante, ainda mais tendo em conta que é de 1984. Se não o conhecem, é uma boa oportunidade para o experimentarem.

Podem aqui descarregar este lançamento.

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Lista de Programas (MIA)


Temos hoje um programa retirado das cassetes do Osvaldo Picoito. Lista de Programas é mais uma base de dados, mas aparentemente poderá ter sido útil para algum pirata nacional.

Poderão aqui descarregar o programa.

Elemental 2024


Massimiliano Arca, há dois anos, fez um programa fantástico que muito justamente foi um dos vencedores da primeira edição do Concurso de BASIc Apascalado criado pelo Zé Oliveira, o maior especialista nacional nessa linguagem (ainda nos lembramos da sua série de artigos que aparecu no MicroSe7e).

Pois Massimilano volta à carga, e com novo programa científico, mas por aquilo que vimos, exemplarmente programado, respeitando na íntegra as condicionantes da linguagem BASIC Apascalado. 

O Elemental 2024 não é apenas um exercício de codificação, mas um programa utilizável (e utilizado!) em universidades e centros de investigação que operam com instrumentos reais. Elemental simula um analisador elementar e, por isso, o programa apenas dá resultados para: Carbono, Hidrogénio, Azoto / Nitrogénio, e Enxofre / Súlfur.

Deixamos aqui as instruções, devem ler antes de "brincarem" com o programa.

Elemental Analysis (EA) is a common microanalysis used to investigate the percentage (%) composition of an analyte in terms of its main elements, typically carbon (C), hydrogen (H), nitrogen (N), and sulfur (S). For example, the formula of glucose is C6H12O6, corresponding C% = 40.0%, H% = 6.7%. This means that in 100 g of sugar, 40 g are due to the carbon content, 6.7 g to the hydrogen content and 53.3 g (the difference to 100 g) to the oxygen content.

It is possible to determine the EA of a chemical compound experimentally: in order to investigate its chemical nature, the experimental values can be compared with those calculated from the formula. From the formula, in turn, it is possible to calculate the molecular mass (MM, i.e. the mass of one mole of the compound).

There are many programs that can evaluate the theoretical elemental analysis from a given formula, typically running on Windows or macOS operating systems. There are also some tools available online, more or less accurate. However, no similar software has ever been developed for the ZX Spectrum to date. 

Elemental 2024 brings a professional research tool for EA calculations to the humble ZX Spectrum and exploits successfully Pascalated Boriel ZX BASIC for this purpose. 

Elemental 2024 performs EA and MM calculations, provides the minima formula, and includes very advanced features, not found in any EA calculator on the market. In particular it supports:

  • A database of the elemental table, including both main groups and d-block elements
  • Unlimited use of nested or non-nested parentheses
  • Calculations on the formulae of molecular adducts (with the * separator)
  • Solvation (with the * separator)
  • Use of fractional stoichiometric coefficients
  • Use of common (and less common) solvent acronyms (such as dmf or DMF for N,N-dimethylformammide)
  • Use of acronyms for organic substituents (such as iPr for isopropyl or Et for ethyl)
  • Use of acronyms for ligands (such as acac for acetylacetonate, or en for ethylenediamine)

All acronyms are those commonly accepted and reported in the literature. Elemental 2024 accepts and correctly processes formulae as complex as:

  • C6H12O6 glucose
  • C6H6 benzene
  • TEACl tetraethylammonium chloride
  • CuSO4*5H2O copper(II) sulfate pentahydrate
  • bipy*2I2 1:2 CT adduct between bipyridine and two diiodine molecules
  • Ni(Me2timdt)2 bis(N,N'-dimethylimidazolidine-2-thione-4,5-dithiolato)nickel(II)
  • (TBA)(Pd(dmit)2) bis(1,3-dithiole-2-thione-4,5-dithiolate) palladium(II) (tetrabutylammonium)
  • (Ph4todit)*5/2I2*CHCl3 Fractional adduct between 4,5,6,7-tetrathiocino[1,2-b:3,4-b']-diimidazolyl-1,3,8,10-tetraphenyl-2,9-dithione and diiodine chloroform solvate

These features render Elemental 2024 the most professional, complete, and sophisticated EA calculator available. Apart for the programming exercise, this tool is particularly useful to chemists and materials scientists, who cope with EA and MM calculations on a daily basis. Worthy of note, a snapshot of Elemental 2024 can be easily embedded in a self-running sandbox for Windows, Linux, or MacOS systems adopting a variety of available emulators.

Podem aqui descarregar este magnífico utilitário.

Também podem aqui utilizá-lo online, cortesia do Zé Oliveira.

E, podem aqui consultar os outros programas inscritos no Concurso BASIC Apascalado.

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Examinador (MIA)


Examinador é mais um pequeno utilitário que saiu da Santoli / J.A.Santos. Estava naturalmente numa das cassetes do tio do João Diogo Ramos e foi cedida ao Museu LOAD ZX.

Poderão aqui descarregar Examinador.

ZBasic (FDD)


Das disquetes do Luís Bandeira, da Timex, o João Encarnado conseguiu tirar mais um coelho da cartola: ZBasic.

O programa, como seria de esperar, é bastante técnico, além de necessitar de carregar software adficional. Assim, necessitam de:

  1. Inserir o Monitor Emulator na drive A e correr o mesmo, fazendo LOAD * "start" 
  2. Inserir na drive A o CP/M e fazer o "FDD3000 Reset" (menu "Machine do Fuse")
  3. Inserir a disquete do ZBasic na drive B
  4. Digitar b: para mudar para a drive B 
  5. Digitar dir e carregar o programa ZBasic

Poderão aqui descarregar o conteúdo da disquete.

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Diário de Estação (MIA)


Diário de Estação é mais um programa para radioamadores e que foi lançado pela J.A.Santos / Santoli, de Alvor. Naturalmente que já calculam de onde veio a cassete. Pois, veio do tio do João Diogo Ramos, tendo sido cedida ao Museu LOAD ZX.

Podem aqui descarregar mais este programa nacional que era desconhecido até agora.

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Casse-briques + Pendu (ZX81 MIA)


Ora aqui temos mais um MIA para o ZX 81 vindo do Team Zeddy (Thomas Heckmann, Steven Brown e Luís Rato), acompanhados de Mark Westmoreland. 

Desta vez temos um lançamento da Ere Informatique contemplando dois jogos, Casse-Briques e Pendu. O primeiro deles é um vulgar tiro à parede e já se conhecia a sua existência, embora estivesse dado como perdido. O segundo é o vulgar jogo do Enforcado, com palavras em Francês.

Poderão aqui descarregar este lançamento.

Da Vinci's Legacy (First Part)


Fran Kapilla acaba de lançar a primeira parte de uma nova aventura de texto do género "make your own adventure", à semlhanças das que tem feito ultimamente. 

Graficamente parece ser uma maravilha, com ecrãs muito bem cuidados e gráficos maravilhosos. A história é também baseada em pessoas reais históricas da Renascença, com excepção da protagonista principal, recriando essa época deslumbrante e de despertar, depois de um período medieval altamente penalizador para a humanidade. Mas não aprendemos com os erros, a avaliar pela forma como tratamos o ambiente e as pessoas nos dias de hoje (neste momento temos o país em chamas, guerra por todos os cantos do Planeta, negacionistas e experts das teorias da conspiração a desabrochar como cogumelos, etc., etc.). Ou seja, o contrário do legado desse cientista brilhante que foi Leonardo.

Quanto ao jogo, tem um custo de 4 usd, vindo acompanhado de muitos extras.  Para isso basta vir aqui descarregá-lo. Promete encantar quem gosta deste tipo de jogos.

BASIC Apascalado no ZX81 (15) Worm

Eis mais um programa sem comandos GOTO para os amantes da programação estruturada.

Hoje temos o clássico WORM / SNAKE. O objectivo é comer os algarismos, evitar os obstáculos e atingir o máximo comprimento possível. O programa corre muito lentamente, por isso, é necessário usar a opção de acelerar a velocidade do emulador.

Para correr o programa online, clicar aqui.

Para ver a listagem e fazer download dos ficheiros, clicar aqui.

É fácil escrever um programa em BASIC Apascalado e convertê-lo para BASIC do ZX81. Experimente fazer isso aqui.

Programas BASIC para o ZX81 podem ser demasiado lentos. Para ter uma melhor experiência é aconselhável correr os programas num emulador e acelerar a velocidade quando necessário. No EightyOne: Options/Speed. No jtyone indicado no link acima, clicar no botão SpeedUp abaixo do teclado.

E, não se esqueçam que está em aberto o concurso BASIC Apascalado para o ZX Spectrum. Quem estiver interessado neste concurso, pode ler o regulamento aqui.

Em caso de dúvidas, não hesitem em perguntar. 

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Números Romanos (type-in)


Números Romanos é mais um programa de Arlindo Correia para a Mini Micro's, neste caso para o número 10. Ou será o número X?

O interessante deste programa é que pega nos números romanos e transforma-os em algarismos arábicos. Normalmente estamos habituados que seja ao contrário.

Poderão aqui descarregar o programa.