domingo, 31 de dezembro de 2023

Jogo do Mês: The Ghosts of Blackwood Manor

CM: Os Jogos no Computador - 150

Pokes, dicas e preocupações de alguns leitores sobre pirataria, assim se resume o conteúdo interessante para o Planeta Sinclair. Obviamente não será por isto que não vai apreciar a digitalização de Mário Moreira, da edição de 31 de maio de 1992 de "Os Jogos no Computador".

Shangri-La


Shangri-la é o terceiro jogo do Luís Peres a ser lançado nesta nova fase. E na nossa opinião é mesmo o mais completo, com um enredo e personagens bem mais complexas do que aquele das anteriores aventuras. Além disso prova que mesmo com a pouca memória disponível do GAC, consegue-se fazer milagres.

Venham aqui descarregar Shangri-La e dêem-nos o vosso feedback. Já sabem, uma pequena doação é prémio muito justo, mas, mais que isso, queremos saber o que a comunidade acha destes trabalhos.

JND: Micromania - 080

A Micromania foi um polo dinamizador de amizades entre jovens que partilhavam do mesmo interesse pelos videojogos e microcomputação - tal como podem ler na edição de 23 de junho de 1991, digitalizada por Miguel Brandão e acessível neste link. Feliz Ano Novo!!

sábado, 30 de dezembro de 2023

Pac-Man


Nome: Pac-Man
Editora: NA
Autor: Marco Leal
Ano de lançamento: 2023
Género: Labirinto
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Descarga: Aqui

Damos as boas vindas a Marco Leal, um novo programador Português para o ZX Spectrum, que, para primeiro trabalho, escolheu fazer o remake do clássico dos clássicos: Pac-Man. Mais notável se torna, se dissermos que o Marco aprendeu Assembly apenas durante a pandemia... 

Mas não se trata de apenas mais um remake, pois sabemos que existem milhentos para o ZX Spectrum, alguns até desenvolvidos em tempos mais recentes. Não, este Pac-Man recria na íntegra  a versão das máquinas de arcada, excepto o célebre bug que impedia que se passasse do nível 255 para o 256 (nesta versão o jogo termina quando se conclui o nível 255, em vez do ecrã ficar corrompido), e o do comportamento de Pinky, em determinada situação (já lá iremos).


Como referimos, os clones deste jogo apareceram em catadupa, a grande maioria nos primeiros tempos do Spectrum, tendo Ms. Pac-Man, de 1984, reinado durante uma série de anos. Até que os espanhóis pegaram no tema e lançaram dois mega jogos, primeiro Mad Mix Game, em 1988, sob o patrocínio da Pepsi Cola, tendo desde logo colocado a fasquia num ponto muito elevado, e dois anos mais tarde a sequela, Mad Mix 2: no Castelo dos Fantasmas, que foi alvo de reedição e tradução para a nossa língua no passado, cortesia do nosso amigo Borrocop e da Team Siglo XXI.

Estes dois últimos jogos traziam muitas novidades ao tema, mas tinham em comum uma área de acção bastante grande (não se cingia a um único ecrã - existência de scroll) e uma enorme jogabilidade. Não é isto que acontece com Pac-Man, o Marco manteve tal e qual como o original (um ecrã apenas por nível), mas a jogabilidade está ao nível dos dois jogos espanhóis. Aliás, o Marco não se esqueceu de replicar o "attract screen", o ecrã que explica as regras básicas do jogo e que vai alternando com o menu inicial quando não estamos a jogar, e os três "intermission" que aparecem no final dos níveis 2, 5 e 9, repetindo-se depois no 13 e 17.

Como já falámos dos objectivos deste jogo por diversas vezes, vamos abster-nos de aprofundar o seu conceito, por demais conhecido. Basta dizer que a finalidade é apanhar todas as pílulas ("dots") do cenário, evitando ser apanhado pelos fantasmas. Quando apanhamos as pílulas especiais que estão nos cantos, os fantasmas mudam de cor, fugindo de nós, e temos a possibilidade de os comer, aumentando a nossa pontuação. Apenas passamos para o nível seguinte depois de todas as pílulas serem "comidas".


Os fantasmas são Blinky (vermelho), Pinky (rosa), Inky (azul), e Clyde (amarelo). Cada um deles tem características próprias, sendo este, provavelmente, um dos aspectos mais difíceis de replicar no jogo. Mas o Marco conseguiu brilhantemente alocar o nível correcto de IA a cada um dos fantasmas. Assim, Blinky faz uma perseguição directa a Pac-Man, Pinky e Inky tentam posicionar-se defronte de Pac-Man, encurralando-o, e Clyde, ora persegue Pac-Man, ora foge dele. Conhecer o modo de comportamento de cada fantasma é condição sine qua non para conseguirmos chegar longe no jogo (quem sabe até ao nível 255). 

Fazemos agora um parêntesis para assinalar a segunda mudança desta versão relativamente ao original das máquinas de arcada. Assim, existia um segundo bug no qual Pinky, quando Pac-Man estava virado para cima, e ao contrário do que acontecia nas restantes posições, definia o alvo quatro espaços para cima e quatro espaços para o lado esquerdo. O correcto seria estar apenas quatro espaços à frente, relativamente ao lado para o qual Pac-Man estava virado. O Marco corrigiu então esta situação, pois certamente seria a ideia original dos criadores do jogo. Assim, se Pac-Man estiver virado para cima, o alvo encontra-se exactamente quatro espaços à sua frente.

O nível de dificuldade encontra-se também ajustado de acordo com a máquina das arcadas, tendo o Marco seguido escrupulosamente a tabela seguinte, bem como as restantes regras seguidas pela versão de arcada. Aliás, não é segredo algum, mas poderão aqui consultar a "bíblia" do Pac-Man, e que foi fonte de informação privilegiada para o Marco.


Este esquema definido na tabela foi seguido de forma quase perfeita. Assim, os primeiros níveis parecem muito fáceis, mas rapidamente o nível de dificuldade aumenta. Os tempos de alternância entre os modos de perseguição e dispersão vão variando (para pior, claro), os fantasmas saem mais rapidamente da casa e a partir do nível 17, as pílulas especiais deixam de fazer efeito, ou seja, apesar dos fantasmas mudarem de direcção, não ficam em modo "fright" e não os podemos comer.

E o que é que faz então Pac-Man sobressair perante a concorrência? Em primeiro lugar, e conforme já referimos, o facto de todas as regras da arcade tal como descritas na "bíblia", terem sido implementadas ao detalhe. Depois temos a enorme jogabilidade, com uma velocidade constante de 50 fps. Torna-se um autêntico vício jogar este Pac-Man. Por fim, os gráficos, embora simples, são imensamente coloridos, mas fiéis ao original, estando o som também no mesmo patamar. Mais parece que estamos numa verdadeira máquina de arcada, com a vantagem de não sermos obrigados a gastar moedas.

Sim, Pac Man é gratuito, podendo ser aqui descarregado, o que se aconselha fortemente. O Marco Leal está de parabéns, tendo apresentado um belíssimo jogo, sendo sem dúvida um dos melhores, senão o melhor remake puro do Pac-Man. E augura coisas muito boas no futuro para a produção nacional para o ZX Spectrum...

The Screen Taker (MIA)


Para o último Sábado do ano, reservámos mais um programa do Nuno Miguel Pinto, que nos trouxe no passado inúmeros MODs (não descartamos a possibilidade de este também o ser). The Screen Taker permite comprimir ecrãs, uma ferramenta que poderá ter sido bastante útil na época em que foi lançado (1989), para se conseguir poupar alguma memória.

Poderão aqui descarregar o programa, estava nas cassetes do Mário Viegas.

A IMPORTÂNCIA DO ZX SPECTRUM NO GAMING DO SÉC XXI

Vamos partilhamos uma sessão da LGW com a participação do Johnny Retro e do André Luna Leão, onde se tenta perceber a importância que o ZX Spectrum teve nos jogos actuais. Um paralelismo entre os jogos para as consolas modernas com os jogos dos anos 80 para o ZX Spectrum.

Juntem-se a nós às 21h no canal de Youtube do Museu LOAD ZX para mais uma grande sessão.

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Damas (MIA)


Que tal terminar o ano a jogar damas? É isso que propomos, em mais um jogo aparentemente nacional, provavelmente um type-in, que vinha nas cassetes do Jorge Branco.

Poderão aqui descarregar Damas.

A Capital: Pokes & Dicas - 22 de Fevereiro de 1991

O último suplemento que colocamos este ano d'A Capital é de 22 de Fevereiro de 1991. Apesar de não estar completo, temos o que de relevante apareceu a nível dos 8bits, destacando-se o jogo Lorna.

Poderão aqui descarregar o suplemento.

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Vietres II (MIA)


Das cassetes do Jorge Branco sacámos mais um programa que parece estar inacabado. Talvez algum type-in que não foi totalmente digitado. De qualquer forma, deixamos para os nossos leitores concluírem o jogo, se estiverem interessados (temos a sensação que o Zé Oliveira irá gostar desse "projecto").

Poderão aqui descarregar  jogo.

Gestão de Matérias (FDD MIA)


O João Encarnado continua a fazer maravilhas, com a recuperação de antigo software profissional para o sistema de discos FDD da Timex. O de hoje vem do Rui Viotty, e contempla mais um programa da LOGIN (ainda nos faltam muitos). Gestão de Matérias era indicado para os professores, podendo estes fazerem a gestão das suas aulas de modo mais organizado.

Poderão aqui descarregar o programa.

Os Jogos da Minha Vida | LGW 23


Mais uma sessão da LGW que partilhamos. O tema desta foi "Os Jogos da Minha Vida" e contou com a participação de André Luna Leão e Filipe Veiga, onde ambos partilham quais os jogos para o ZX Spectrum que os marcaram da alguma forma. Certamente que alguns destes jogos foram parte da vossa infância.

Juntem-se a nós hoje, dia 29 de dezembro, às 21h no canal de YouTube do Museu LOAD ZX para mais uma grande sessão.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Rondure Sorcerer


Com tanta coisa que saiu no Natal, deixámos escapar Rondure Sorcerer, de Jason Taylor. Mas o jogo não escapou ao olho clínico da Indie Retro News, que o anunciou. Infelizmente encontramo-nos agora de férias e apenas após dia 7 de Janeiro vamos ter oportunidade de experimentar novos jogos, mas ainda veio a tempo de participar no GOTY deste ano.

O jogo é do género D&D, e bem sabemos que existem dezenas deste género para  ZX Spectrum. Aliás, um dos mais fortes candidatos a vencer o GOTY é parecido com este, tendo saído logo no início do ano. Veremos como este agora se porta, mas já sabem que este é um dos nossos géneros predilectos...

Poderão vir aqui descarregar Rondure Sorcerer, o jogo é gratuito, mas uma pequena contribuição é bastante justa.

Fantasmas (type-in)


Das cassetes do Mário Viegas, sacámos mais um pequeno jogo, possivelmente um type-in de alguma revista da época (ainda não identificada).

É mais um jogo de adivinhação, podendo aqui ser descarregado.

Shangri-La


Nome: Shangri-La
Editora: NA
Autor: Luís Peres
Ano de lançamento: 2023
Género: Aventura de texto
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Em breve

Shangri-La é a segunda aventura desenvolvida por Luís Peres nesta fase pós Space 1999. E apesar de ter apenas um episódio (ao contrário de Eclipsia, que tem três), é talvez o jogo mais complexo criado por este autor, com um enredo soberbo, e com uma dinâmica ao nível das personagens difícil de igualar em trabalhos que utilizem o Graphic Adventure Creator como motor.

Mais uma vez a aventura tem contornos fantásticos e sci-fi, como é apanágio do Luís. Não temos a mínima dúvida que todas estas histórias e estes mundos que o autor tem criado, irão mais tarde ou mais cedo aparecer em obras literárias ou em BD. E, quem sabe, talvez apareçam em versão física. Vamos torcer para que isso aconteça (cabe também à comunidade dar o apoio e a motivação que este programador nacional merece).

Mas adiante, vamos então perceber a missão que vamos ter aqui em mãos. Desta vez encontramo-nos a bordo de um avião, cujo piloto devia andar a frequentar os Alcoólicos Anónimos. Ou talvez não, tendo em conta a forma como vai aos comandos do quadrimotor que sobrevoa a cordilheira dos Himalaias (ou alguma cadeia de montanhas do mesmo calibre). E rapidamente frita a mioleira, cabendo agora a nós conseguir controlar o avião (não é referido na aventura, mas somos um diplomata que pelos vistos também tem o brevet).

Se conseguirmos sair com vida do avião, temos logo de seguida outra missão espinhosa, que é a de sobreviver num ambiente inóspito, traiçoeiro, e, ainda por cima, com temperaturas de enregelar, capazes de atordoar o Abominável Homem das Neves.

Mas nas montanhas encontra-se um pequeno paraíso bem escondido da humanidade, Shangri-La, cuja população, mesmo tendo os seus problemas (e cabe a nós resolvê-los, única forma de irmos avançando na aventura), são bastante amigáveis. Até um certo ser que pensávamos ser um mito, iremos encontrar, e será mesmo peça chave para conseguirmos depois chegar até à civilização (se é que se pode chamar de civilização ao mundo Ocidental de hoje em dia). É que estas montanhas têm algumas características muito especiais e, sem entendermos exactamente tudo o que se passa (e passou) na região, não iremos conseguir escapar com vida.

As personagens vão surgindo de forma muito espontânea no local onde delas se espera, pelo menos inicialmente. É que depois, e conforme a acções que vamos tomando ao longo da aventura, estas deslocam-se de uns pontos para outros. Cabe a nós realizar as tarefas numa determina ordem, se queremos contar com a boa vontade dos locais. No final vamos ainda ter uma grande surpresa (e mais não dizemos).

Shangri-La foi construído com a mesma mecânica de Eclipsia (e possivelmente dos jogos seguintes - preparem-se, vem ai muita coisa, e corre o boato que a próxima é passada no Egipto). Mesmo a nível gráfico, existem semelhanças, com o ecrã duplo a fazer parte de praticamente de todos os cenáris que vão surgindo. 

De facto, este sistema, além de funcionar muito bem, permitindo ver dois diferentes locais ao mesmo tempo, é bastante atractivo, contribuindo para tornar o jogo mais apetecível, principalmente para quem não esteja habituado a aventuras de texto. O facto de se usar o GAC como parser, embora sendo bastante limitado ao nível da extensão dos textos que se pode colocar em cada ecrã, permite ter um interface gráfico mais bonito que a maior parte dos outros motores. É mesmo o mais indicado para quem se quer iniciar a jogar nestas lides. 

A trama também está bem esgalhada e, a tal dinâmica que referimos ao nível das personagens com quem interagimos, contribui para tornar este jogo ainda melhor que Eclipsia. Muito rapidamente entramos na história e queremos chegar ao paraíso, esteja ele onde estiver. Pelo menos nós levámos a aventura até ao fim, sempre com um sorriso nos lábios. Mas sempre bem agasalhados, pois as temperaturas não são as mais convidativas...

Mantenham-se atentos a Planeta Sinclair e à página do Luís Peres, pois brevemente iremos libertar mais esta aventura.

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Vencedores da competição Concurso BASIC 2023

Já sabemos os grandes vencedores do Concurso BASIC 2023, visto em directo em mais um excelente programa de El Spectrumero Javi Ortiz, desta vez com convidados de peso (jurados da competição).

Assim, na competição BASIC Puro, o vencedor foi ZX Futbol, de Arnau Jess e Mike Vk.. Na categoria de BASIC compilado, Misterio, de Fitosoft não deu hipóteses à concorrência.

Muitos parabéns aos vencedores, mas também a todos os participantes, e um enorme agradecimento a Radastan, por ter colocado no ar mais este concurso, e ao patrono Antonio Villena.


Para quem quiser saber os resultados e pontuações finais, em baixo são apresentados para cada uma das categorias.


Naves (MIA)


Naves é um pequeno utilitário para criar UDGs, pelo que parece. Foi desenvolvido pela Petra João nos idos anos 80 e encontra-se agora disponível. Poderá ser interessante analisar a listagem BASIC.

Poderão aqui descarregar Naves.

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Tobit


O quarto jogo novo a sair no dia de hoje (quinto, se contarmos com a nova roupagem para Cheril, dos Mojon Twins) tem temática apropriada à época. No entanto, ao contrário do que se poderia pensar, em Tobit não estamos perante uma aventura, mas sim um quebra-cabeças.

O jogo vem do conhecido e experiente Rafal Miazga, e é composto por quatro diferentes episódios (ou mini-jogos, como preferirem). Da nossa parte, achámos o conceito bastante interessante.

Poderão aqui descarregar o jogo.

Crisis at Christmas (type-in)


Para celebrar a quadra Natalícia, nada melhor que partilhar esta história e programa.

Assim, o Nuno Cardoso, que nos trouxe Arkanoid III, encontrou no número 58 de Janeiro de 1987 da revista Sinclair User, um type-in gigante que, na altura, demorou umas semanas a introduzir. No fim, quando chegou a altura de corrê-lo, dava erro, tendo chegado à conclusão que faltava uma parte do bloco de código máquina perto do final do programa.

Passado mais de uma década, descobriu que este jogo tinha sido baseado num outro do mesmo autor, publicado anteriormente na competição com o mesmo nome (Crisis at Christmas, mas também conhecido como The White Door).

Assim, o Nuno adaptou algum do texto que tinha sido usado para outros personagens, obtendo a parte que faltava e introduzindo-o no programa que foi digitado muitos anos antes. Conseguiu, por fim, pô-lo a funcionar e até terminá-lo sem qualquer dica.

E agora, o Nuno enviou-nos  seu trabalho, podendo finalmente ser visto mais de 35 anos depois de ter sido publicado pela primeira vez... Para isso, basta aqui virem descarregar o jogo.

Orbol Voon


Dos Mojon Twins chega também um jogo novo bem ao estilo desta conhecida equipa, não faltando a linguagem menos adequada para crianças. Mas também não se espera que sejam as crianças a jogarem Orbol Voon, portanto está tudo bem.

Estamos perante um platformer desenvolvido com o La Churrera, mas o jogo tema algumas nuances novas, com por exemplo o  interruptor que permite parar os inimigos, podendo desta forma serem eliminados.

O jogo parece ser bem divertido, podendo aqui ser descarregado. Apesar do jogo ser gratuito, se fizerem uma doação de pelo menos três euros, têm acesso a uma versão actualizada de Cheril of the Bosque.

Doctor Adventures


Doctor Adventures é mais uma prenda Natalícia para a comunidade, desta vez de Errecepe, um programador que desconhecíamos.

O jogo foi desenvolvido com o motor La Churrera, e isso nota-se assim que carrega. Temos algumas dúvidas que no meio de tanta abundância dos últimos dias (e mais jogos vêm a caminho), o jogo consiga sobressair. Talvez a altura para o seu lançamento pudesse ter sido outra, sendo adiado alguns dias, para ter maior projecção. De qualquer forma, será jogo para experimentarmos quando regressarmos em Janeiro.

Poderão aqui descarregar Doctor Adventures. Nota adicional: este não é um jogo novo, mas um jogo de 2015. 

Eclipsia


Depois de terem lido a review e jogado Space 1999, depois de terem lido a análise de Eclipsia, finalmente libertamos este excelente jogo, constituído por três ficheiros, mapas e até por uma bonita capa para quem quiser criar a sua própria cassete. 

Venham então aqui descarregar Eclipsia, uma prenda no sapatinho do Luís Peres e de Planeta Sinclair para a comunidade. Uma pequena doação a seu autor é prémio justo, mas, acima de tudo, gostaríamos de saber a vossa opinião deste jogo. Será uma motivação extra para oferecermos mais prendas... 

domingo, 24 de dezembro de 2023

Photaudio (MIA)

Nas cassetes do Fernando Salgado, encontrámos o MIA perfeito para a noite de Consoada. Provavelmente terá sido uma surpresa do autor do programa para mostrar à criançada aquilo que se podia fazer com, talvez, a prenda que vinha no sapatinho.

Poderão aqui descarregar Photaudio.

A Lenda da Gávea (2022) disponível gratuitamente.

A Teknamic, atendendo a muitos pedidos, tem gradualmente disponibilizado o seu catálogo para venda digital no site itch.io. Nem todos são colecionadores ou têm equipamentos à disposição, mas querem através desta forma apoiar os criadores de jogos.


Depois de Starman para o ZX Spectrum Next, hoje também foi colocada a premiada série de jogos Alien Holocaust para o Atari 2600. E nesta época festiva, para presentear a comunidade, especialmente a de língua portuguesa, foi disponibilizada gratuitamente a versão de relançamento (2022) da aventura brasileira "A Lenda da Gávea", neste link.

Um Feliz Natal para todos!

CM: Os Jogos no Computador - 149

Apesar do ZX Spectrum já ter sido afastado do espaço nobre da secção "Os Jogos no Computador", ainda continua a render algumas cartas interessantes no espaço de leitores. Por exemplo, descobrimos que a Sputnik Soft, além de ser um clube dedicado ao ZX Spectrum, ainda continua à procura de um ecrã de carregamento para o seu jogo de corridas, agora com um novo nome: "The Beast Race".
Também temos uma nova colaboração do Eurico Covas que já nos mostra mais indícios dos primórdios da comunidade hobista, tanto de hardware como de emulação, que viria a se desenvolver ao longo da década de 1990. Nesta edição de 24 de maio de 1992 temos também o Paulo Ferreira, responsável pelo espaço, a "cancelar" um suposto pirata descarado.. Podem descarregar a digitalização feita por Mário Moreira neste link. Feliz Natal!!

Bell of Witch traduzido


Bell of Witch é uma aventura Eslovaca desenvolvida em 1995 por  Ayland (Maroš Dzoba). Estando naquela língua, no Ocidente pouca divulgação teve. No entanto, como aconteceu com Duck Tales: Scrooge McDuck's Treasure Quest, graças à equipa Obsolete.gr, que a traduziu integralmente para Inglês, já a podemos apreciar devidamente.

Poderão vir aqui descarregar a aventura, vem com mapa incluído. Já agora, a password inicial é essa mesmo: password.

JND: Micromania - 079

Solicitações de ajuda e contatos, pokes, dicas e um mapa de Viaje al Centro de la Tierra, além das habituais análises, e temos a edição de 16 de junho de 1991 da Micromania. A digitalização de Miguel Brandão encontra-se neste link. Feliz Natal!!

sábado, 23 de dezembro de 2023

Jim Bagley: de Bedroom Coder a Lenda da Indústria dos Videojogos


Jim Bagley, uma das figuras mais lendárias da indústria dos videojogos e um dos membros da equipa que desenvolveu o Sinclair ZX Spectrum Next, esteve pela primeira vez em Portugal, marcando presença a convite do museu na Lisboa Games Week.

O Jim participou em diversas sessões e atividades durante o evento. Já partilhámos uma sessão mais dedicada ao ZX Spectrum Next, desta vez lançamos a sessão no palco principal que se debruçou sobre toda a sua carreira.

Uma viagem ao longo dos vários projetos onde trabalhou, como o Cabal e o Midnight Resistance para o ZX Spectrum, a conversão do mítico “Doom” para a SEGA Saturn, falámos ainda de um outro projecto pelo qual lhe foi atribuído um recorde do Guinness, e muito mais…

Curiosos? Este vídeo estará às 21h no YouTube do Museu. É a prenda de Natal. Esperemos que gostem!

Starman Next


A Teknamic lançou o Starman Next, jogo criado no Brasil por Paulo e Rafael Silva, pai e filho, durante a pandemia. Tudo começou quando Paulo desafiou o filho a fazerem um jogo juntos, para ocupar o tempo no período de confinamento. O pai programaria o jogo, e Rafael, então com nove anos, desenharia os personagens e a história. O resultado desta linda interação entre pai-filho foi um novo jogo para o ZX Spectrum Next, que foca essencialmente na habilidade do jogador, inspirado nos jogos clássicos dos anos 80.


A história desenhada pelo Rafael começa com o astronauta Peter S. Pace, também conhecido como Starman, em missão no espaço profundo quando a sua nave explodiu repentinamente.


Ele escapou da morte usando o seu jetpac e um escudo de força, as únicas coisas que restaram para ajudá-lo a voltar para casa. Temos ajudar o nosso atribulado astronauta a regressar à Terra, usando as suas habilidades para desviar de cometas e discos voadores, e evitar alienígenas que querem a sua destruição.


Como fomos atirados no espaço, estamos sempre em movimento e só podemos mudar de direção. Alcançar as bordas ou os cantos do ecrã empurram o nosso astronauta em direção ao centro. Um escudo de força protege de colisões frontais, mas usá-lo esgota os suprimentos, que podem ser reabastecidos apanhando itens que se encontram no caminho para a Terra.


Existem dois modos de jogo: Arcade e Survival. No modo Arcade, começamos com três vidas e qualquer colisão custará uma vida. Também podemos apanhar suprimentos mesmo com o escudo ativo. Já no modo Survival, apenas temos 1 vida (como na vida real), qualquer colisão custará alguns suprimentos (restaurados no final de cada setor) e só poderemos coletar itens sem o escudo. Este último modo é um verdadeiro desafio para os jogadores mais hábeis. Fica o desafio para a dupla André Leão e Robson Rangel, a ver quem consegue pontuar mais! 


Esta edição física é um esforço conjunto de pessoas de vários países. Do Brasil temos a dupla de autores pai e filho, e o ilustrador JRR Arts que produziu a impressionante cover art. Do Reino Unido temos Clive Townsend que produziu o logotipo e a capa da caixa. De Portugal temos, mais uma vez, a colaboração do Pedro Pimenta com mais uma música, e o Armando da Edisco que imprimiu as capas. Da China, um fornecedor atencioso. É também a primeira edição física exclusiva da Teknamic para o ZX Spectrum Next, mas não será a última, provavelmente a próxima será uma produção nacional no decorrer de 2024.


A edição física do Starman encontra-se à venda neste link, com os envios a começarem depois do ano novo. Já para quem prefere a versão digital, o jogo está disponível neste link.


Uma nota adicional, o Paulo Silva, autor do jogo, está a desenvolver um editor de setores para o Starman que será publicado em 2024, provavelmente com novas adições ao jogo!