quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Retro Robbins in Micro Blitz
Nome: Retro Robbins in Micro Blitz
Editora: MicroChops / Northern Games
Autor: Lee Stevenson
Ano de lançamento: 2024
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 /128 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Não disponível
Lee Stevenson regressa com mais um jogo bem ao seu estilo, desta vez colocando-nos na pele de um personagem muito conhecida e querida da comunidade do ZX Spectrum: Wayne Robbins. Mas além de desta vez assumirmos o papel de uma personagem bem real, ao invés de cabelos e gatos (que nunca são demais), este novo trabalho tem mais algumas novidades.
A primeira delas surge assim que o belíssimo ecrã de carregamento é carregado, com uma voz sintetizada a exclamar claramente Retro Robbins. Logo ai percebemos que não vamos estar perante apenas mais um jogo de plataformas estandardizado. De facto, Lee consegue colocar sempre nos seus trabalhos pequenos pormenores que o distinguem da enorme concorrência que por aí anda, muito por força dos actuais motores como o La Churrera, o AGD, o SEUD ou o ZX Game Maker, que permitem mesmo a quem não é programador profissional, possa apresentar os seus jogos de forma muito competente (por falar nisso, presumimos que este jogo tenha sido criado com o MPAGD, embora não o tenhamos visto referido em algum lado).
Temos depois a história deste jogo, verdadeiramente hilariante. Já sabíamos que Wayne Robbins era um coleccionador nato, mas daí até se infiltrar na sede da renovada Crash para tentar conseguir objectos retro para o seu próximo vídeo do YouTube, é algo que nunca nos lembraríamos. Pois Lee Stevenson e a sua equipa lembraram-se disso, e ainda bem, doutra forma não poderíamos usufruir deste muito engraçado trabalho.
Convém dizer que para já ainda se encontra apenas à venda em versão física. Mas brevemente irá também haver uma segunda versão, que fará parte da covertape do próximo anuário da Crash, e que chegará em breve às caixas de correio de quem a encomendou, tornando este Natal um pouco mais alegre. Também sabemos que essa nova versão irá ter uns interessantes extras, e sem desvendar muito o véu, poderemos dizer que, quer graficamente, quer musicalmente, irá ter motivos Natalícios.
Outro elemento novo que desta vez Lee introduziu no seu trabalho é o da camuflagem. Claro que Retro Robbins é um coleccionador nato e um assassino impiedoso, mas nunca lhe passaria pela cabeça fazer mal aos residentes das Crash Towers, por muito que tenham um aspecto alienígena ou mesmo perigoso. Assim, Robbins não tem qualquer arma consigo, mas tem uma importante capacidade, a de se camuflar. Para isso, esconde-se debaixo da sua capa e os inimigos passam por ele sem o detectar. Para se conseguir cumprir com a missão e apanhar os 15 objectos que foram deixados na Crash, é necessário dominar com mestria esta capacidade.
Além dos inimigos móveis, que vão rondando o cenário em padrões mais ou menos regulares, Robbins tem ainda outros motivos de preocupação. Obviamente que um edifício como o da Crash, com tantos e tão valiosos objectos retro lá guardados, tem que estar devidamente vigiado, não vá haver tentações por parte dos amigos do alheio, por muito simpáticos que eles sejam, como é o caso de Robbins. Assim, as câmaras de vigilância vão fazendo o seu trabalho, emitindo regularmente alguns feixes luminosos que se apanham o nosso personagem, este perde uma das suas vidas (tem mais vidas que um gato, diga-se).
Existem também entradas que se encontram electrificadas. Há que encontrar a forma de as desimpedir e isso muitas vezes passa por mover alguns objectos dos cenários para se conseguir chegar mais alto. Assim, cadeiras, mesas, pacotes de correio que vão sendo despachados e estão em movimento, até monitores de computadores, tudo pode servir para se conseguir chegar a pontos que aparentemente estão inacessíveis. E mesmo aqueles que parece que não poderão ser alcançados, de uma forma ou doutra conseguiremos lá ir, nem que seja através de outras salas. A ordem é explorar tudo.
Mas, de longe, aquele que nos parece o obstáculo mais difícil de transpor, e que vai implicar sermos apanhados com a boca na botija inúmeras vezes, são os tubos de ventilação, os quais nos puxam continuamente numa determinada direcção, Tudo estaria bem, não existissem feixes electrificados pelo meio para nos aquecer (demasiado).
Mesmo com tantas dificuldades, o jogo é bastante acessível, inclusive para quem jogue no nível mais avançado. Nesse, Robbins poderá ser apanhado 10 vezes em falso antes de ser colocado na prisão. Já no nível mais fácil, a polícia do retro é bastante mais tolerante, tendo este nosso anti-herói a possibilidade de "escorregar" 50 vezes.
Se graficamente, os ecrãs estão ao nível a que Lee já nos habituou (basta olharem para as imagens que deixamos para terem uma boa ideia do que vão encontrar), no que toca à música, esta fica mais uma vez a cargo do Pedro Pimenta e do Rich Hollins, o primeiro para o modo 128K, o segundo para a versão 48K. E não nos desilude, como já é habitual neles, criando a atmosfera perfeita para este jogo. Ansiamos agora pela versão Natalícia para ver o que esta equipa nos vai oferecer.
Retro Robbins in Micro Blitz é assim um jogo muito divertido. É por uma unha negra que não tem o galardão de Mega Jogo. Fosse um pouco maior, facilmente o obteria. Mesmo assim, não sendo o maior dos jogos criados por Lee, tem substrato mais do que suficiente para passarmos umas horas muito divertidas na pele de Wayne (Retro) Robbins. Podem assim adquirir este jogo à confiança, tem o selo de qualidade da Crash e também de Planeta Sinclair.
quarta-feira, 30 de outubro de 2024
Cesare Trick or Treat
Este Halloween, a Team Moritz (que continua sempre a crescer) decidiu dar liberdade a cada um dos seus membros de desenvolver o seu próprio jogo tendo como base o tema desta temporada. Alguns membros colaboraram entre si, mas também houve quem se lançasse nesta empreitada a solo.
Para começar, temos uma excelente introdução ao som de "This is Halloween" (do filme Nightmare Before Christmas) criada por Jorge Gonzalez em que vemos Cesare (do jogo Cesare the Somnambule que noticiámos em Março deste ano) que como é costume nesta época do ano se decidiu a partir para a "Doçura ou Travessura". Mas em vez de doces, cada casa oferece-nos um jogo diferente.
Monster Mayhem conta-nos a história dos monstros que na noite do Halloween invadiram a vila de Kismet no Texas e o nosso herói Billie Joe Bin Bob é o único capaz de os enfrentar...
Desenvolvido por Mananuk e com a minha música, é um shooter arcade onde é preciso ser rápido no gatilho para conseguir sobreviver a todos os níveis. Cada nível conta com um novo cenário e música que vos convidamos a explorar. Não será, no entanto, fácil ultrapassar a contínua invasão de criaturas que ocuparam os prédios da vila. Um título algo difícil, mas divertido, mais indicado para os jogadores experientes que procuram um bom desafio.
De Sebastian Braunert e também com a minha música chega-nos The slASHer. Aqui controlamos Ash, personagem principal dos filmes Evil Dead que deve defrontar vários assassinos e criaturas protagonistas de conhecidos filmes de terror.
O Dr. Mordecair perdeu o seu corpo numa experiência científica e por isso pediu aos seus capangas para lhe arranjar um novo. Enquanto Frankie dormia, teve o seu corpo roubado e por isso agora tem de entrar no castelo, recuperar as partes do seu corpo uma a uma e enfrentar o Doutor Mordecair. Esta é a história que nos conta Isaias, que criou um jogo de plataformas com o AGD a que chamou Frankie Lost his Body.
Finalmente, temos Scary Things de Tufty (Rich Hollins). Um jogo criado com o SEUD, portanto um vertical scrolling shooter onde enfrentamos vários vilões de filmes clássicos de terror. Como extra temos o facto de haver música durante o jogo, algo que não era possível na versão original do SEUD, mas que Rich conseguiu alcançar através de alguns "hacks".
Da minha parte e da Team Moritz, esperamos que gostem desta seleção de títulos em que andámos a trabalhar nos últimos meses. Todos eles são experiências curtas de jogo, na maioria estilo arcade, mas para o ritmo de vida dos dias de hoje achamos que cada vez mais é necessário relevar a importância dos jogos curtos.
Poderão descarregar os jogos nos links em baixo. Cada jogo inclui também a introdução que viram no início do post:
Transferidor (MIA)
Apesar de termos ainda alguns programas em falta do Carlos Alberto Barroqueiro, nomeadamente Keops (o segundo classificado da competição da Softfile) e um outro que apareceu incompleto na Mini Micro's, pelo menos conseguimos recuperar um copiador da sua autoria. Para quem não sabe, o Carlos estava relacionado com o célebre grupo de programadores de Portimão (Marco, Tito & companhia).
Poderão aqui descarregar Transferidor, estava nas cassetes do tio do João Diogo Ramos.
Stars (ZX81 type-in)
Poderão aqui descarregar Stars.
terça-feira, 29 de outubro de 2024
Dungeons of Doom (ZX81 MIA)
Dungeons of Doom há muito tempo que era procurado pela comunidade. A versão para o ZX Spectrum estava disponível, mas faltava esta versão para o ZX81. Mas também já sabemos que nada escapa a Steven Brown, um dos elementos do Team Zeddy, que partilhou connosco mais esta pérola.
O jogo é um típico D&D e permite até quatro jogadores (por turnos), algo não muito habitual no ZX81, tornando este lançamento ainda mais precioso.
Poderão aqui descarregar Dungeons of Doom.
TENET
Desde o início deste projeto, temos repetido esta expressão inúmeras vezes, mas no Domingo passado, na celebração do 4.º aniversário do museu, fez mais sentido que nunca: "FEZ-SE HISTÓRIA!".
A missão do Museu LOAD ZX vai além de preservar e divulgar toda a história do ZX Spectrum, da Sinclair e da TIMEX, embora isso seja uma parte essencial. Um dos pilares do seu trabalho é também o desenvolvimento de projetos que aprofundem e ampliem essa história.
No dia 27 de Outubro, pela primeira vez, partilhámos a história da reconstrução de um projeto perdido da TIMEX: o TENET, uma rede informática de 1986 feita com computadores ZX Spectrum. Este é até à data o projeto mais importante do Museu, sendo o primeiro que envolveu uma equipa extensa de voluntários dedicados a ressuscitar, quase 40 anos depois, algo que poderia ter revolucionado a indústria tecnológica em Portugal nos anos 80.
Devido à enorme relevância deste projeto e para que esta história não se perca, preparámos um vídeo que documenta tudo isto. Já está disponível e recomendamos vivamente que todos os entusiastas de informática o vejam. Este é um exemplo do trabalho que queremos fazer na área da Arqueologia Computacional.
Nada disto seria possível sem a dedicação dos voluntários do Museu e quem na comunidade o segue e apoia - foram eles que tornaram este sonho realidade. Obrigado.
Mas queremos também fazer um agradecimento muito especial a todos os ex-colaboradores da TIMEX que ao longo do tempo foram facultando as peças necessárias para fazer este puzzle, seja mediante documentação, software, artefactos ou testemunhos. São eles os verdadeiros criadores do TENET! A equipa do Museu ressuscitou-o para o preservar para a eternidade. Que bela história a que podemos agora contar...
segunda-feira, 28 de outubro de 2024
Rumos (type-in)
Rumos serviu como complemento ao programa Mapa de Portugal, que deixámos ao final da tarde. De qualquer forma, por ser um programa autónomo, também aqui o deixamos.
Podem aqui descarregar Rumos, saiu na Mini Micro's número 12.
Mapa de Portugal (type-in)
Mapa de Portugal foi desenvolvido por Carlos Castelo em 1985, tendo feito parte da Mini Micro's número 12, de Setembro de 1985. O programa traça os principais rios a desaguar no nosso país, assim como as principais cidades. Utilizem no fim a letra "v" para voltarem ao início, as restantes opções levam para a listagem ou para o "suicídio" do próprio programa (experimentem a opção "t").
Poderão aqui descarregar o programa.
Parceria com Hemeroteca: DN e A Capital
Durante o directo de ontem do 4º aniversário do Museu LOAD ZX demos uma notícia maravilhosa: foi desenvolvida uma parceria entre o Museu LOAD ZX e a Hemeroteca Municipal de Lisboa!
E tudo começou há cerca de um ano, no evento Bibliogamers, realizado em Outubro de 2023 em Marvila, Lisboa...
O Bibliogamers é um evento organizado pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Bibliotecas de Lisboa, com a co-organização da Associação Ludopedagógica Elemento, e que já vai na sua terceira edição. O evento promove a aprendizagem de todos os componentes que constituem um jogo de vídeo, desde a arte gráfica à programação e compreensão do mesmo de uma forma inovadora. A 3ª edição que se realizou em 2023 contou com a co-organização do Museu LOAD ZX e com a participação de elementos do Planeta Sinclair. Foi precisamente nesse evento que conhecemos a Dr.ª Edite Guimarães, da Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, e que nos abriu as portas da Hemeroteca.
O passo seguinte foi entrarmos em contacto com a Hemeroteca, explicarmos os projectos do Museu LOAD ZX e do Planeta Sinclair, tendo sido imediatamente acarinhado pela primeira, em especial pelos Dr. Álvaro Matos e Fernando Fernandes. Isto traduziu-se, em termos práticos, numa parceria agora firmada e que vai permitir ao Museu LOAD ZX e à Hemeroteca partilharem materiais relacionados com a computação e os videojogos, nomeadamente no que se refere ao período dos anos 80 e início dos anos 90 do século passado.
O primeiro resultado desta parceria foi o museu ter acesso ao espólio completo dos jornais Diário de Notícias e A Capital. E se bem se recordam, estes dois jornais tinham dois dos suplementos informáticos mais lidos a nível nacional, o Som & Imagem e o Videojogos.
Ao longo de 2023 e 2024 o André Luna Leão fez imensas visitas à Hemeroteca, catalogando todos os suplementos que foram (e estão a ser) digitalizados pela Hemeroteca. Os suplementos, depois de digitalizados, ficam disponíveis para consulta no Museu LOAD ZX num quiosque digital (já ontem mostrámos como iria funcionar a função de consulta), permitindo assim a todos os estudiosos e demais público poderem aceder a informação privilegiada sobre o início da computação em Portugal. Nunca é de mais lembrar que o reputado e saudoso cientista Eurico da Fonseca era um dos jornalistas que regulamente escrevia as suas crónicas nesses suplementos. Para quem não tem noção da dimensão desta empreitada, podemos dizer que estamos a falar de um período temporal de oito anos para o DN (1984 a 1991), e ainda maior para a Capital (1983 a 1992). Houve aqui muito trabalho de todas as partes...
Assim, vai ser possível em breve aceder no Museu LOAD ZX, aos seguintes jornais e revistas, todos completos na parte que diz à Sinclair, isto é, sem números em falta:
- Suplemento Som & Imagem, do DN: 1984 a 1991
- Suplemento Videojogos / Pokes & Dicas, d'A Capital: 1983 a 1992
- Suplemento MicroSe7e, do Se7e: 1984 a 1988
- Suplemento Informática, do DL: 1982 a 1986
- Suplemento Os Jogos no Computador, do CM: 1989 a 1993
- Suplemento Micromania do JN: 1988 a 1992
- Revista Mini Micro's: 1983 a 1986
- Revista RS232: 1988 a 1991
- Revista Softfile: 1986 a 1987
- Revista Clube Z80: 1982 a 1985
domingo, 27 de outubro de 2024
Directo do 4º Aniversário do Museu LOAD ZX
Já tínhamos anunciado há cerca de semana e meia: hoje é o grande dia do directo do 4º aniversário do Museu LOAD ZX.
Assim, para comemorar a efeméride, mais logo, por volta das 20:45 horas, a equipa do museu e muitos convidados, inclusive internacionais, irão estar numa animada conversa. Preparem-se, vamos desvendar muitas e boas novidades...
Podem assistir ao directo no vídeo acima.
CM: Os Jogos no Computador - 192
O ZX Spectrum volta a estar completamente ausente na edição de 21 de Março de 1993 de "Os Jogos no Computador". Quem gosta de Indiana Jones e Sherlock Holmes terá um motivo extra para descarregar a digitalização de Mário Moreira neste link.
JND: Micromania - 125
sábado, 26 de outubro de 2024
Crazy Kitchen
Temos agora mais um lançamento Italiano de um jogo muito conhecido da comunidade, ou não tivesse o selo da Ultimate Play the Game.
É um dos primeiros jogos dessa mítica editora (Cookie), que teve honras de pirataria em todo o lado. De qualquer forma, por uma questão histórica, partilhamos o jogo, que neste caso mudou o nome para Crazy Kitchen.
Poderão aqui descarregar este lançamento que nos foi enviado pelo Luís Rato.
Retro Robbins in Micro Blitz
Retro Robbins é figura bem conhecida da comunidade. Foi-lhe então feita uma merecida homenagem na forma de jogo.
Assim, o criador dos galardoados Ghostly Capers e Mr. Hair and the Kitty Katakombs, entre outros divertidos jogos, Lee Stevenson, traz-nos Retro Robbins in Micro Blitz, no qual o próprio Robbins tem que entrar na sede da revista Crash e roubar alguns jogos e equipamentos retro, evitando o avançado sistema de segurança da revista.
Para já o jogo apenas tem versão física. Para Portugal, além das £22.50 que incluem correio registado em 1ª classe, tem que se acrescentar os fees do Paypal devido à conversão da moeda e provavelmente irá cair no crivo dos parasitas do serviço de fronteiras, mais que duplicando o custo da cassete. Quem tiver amigos no Reino Unido, poderá ser uma boa oportunidade para conseguir obter a cassete a um custo bastante mais razoável (£15.50 com portes incluídos).
A cassete tem muito bom aspecto e os ecrãs que vimos do jogo também são muito prometedores, bem ao estilo de Lee Stevenson. Além disso, a próxima covertape da Crash vai trazer a "Christmas demo version", abrindo o apetite para o jogo. E por falar em Crash, se forem à reunião de Novembro, também poderão comprar lá a cassete (se alguém de Portugal for, por favor avise-nos).
Ou será que iremos ter oportunidade de adquirir uma versão digital antes do GOTY? É que por aquilo que vimos, este parece ser um jogo que claramente cumpre os requisitos para fazer parte da cerimónia.
Entretanto, quem quiser adquirir o jogo, pode enviar um email para: anthony.scarfe1@btinternet.com.
Jet Set Steamboat Willie: Darkside of the 'Toon em versão digital
Está oficialmente aberto o Halloween!
Vamos ter muitos jogos nos próximos dias (vão permanecendo atentos a este blogue), e é com a simpático e prolífica equipa Sloanysoft, composta por Nate Sloan e o seu pai Dave, que temos o primeiro lançamento.
Jet Set Steamboat Willie: Darkside of the 'Toon já existia em versão física (ver aqui), mas faltava-nos a versão digital. Pois aqui está ela, basta virem à página desta equipa de programadores e descarregar o jogo. E não se esqueçam de dar uma pequena contribuição para recompensar o esforço dos programadores e Nate também ter uma prenda de Halloween. Just fair, como dizem os nossos amigos Ingleses...
Podem aqui descarregar o jogo.
sexta-feira, 25 de outubro de 2024
Solitário (MIA)
Das cassetes do Osvaldo Picoito conseguimos retirar mais um pequeno jogo, que nos parece ser um type-in de alguma revista de meados dos anos 80. Ou talvez até do MicroSe7e...
Poderão aqui descarregar Solitário.
Orientação
O objectivo é ser-se o mais rápido a encontrar a saída, tendo em conta que é dado uma chave inicial e a partir daí vamos avançando pelas portas abertas. Pode assim ser jogado com companhia, duplicando o interesse.
Poderão aqui descarregar este novo jogo deste nosso amigo. Tomou o gosto ao BASIC Apascalado, tendo utilizado essa linguagem no desenvolvimento de Orientação.
quinta-feira, 24 de outubro de 2024
LK80 e CBasic compiler CB-80 (FDD)
Temos hoje mais programas para o FDD, a requererem o uso do CPM. Desta vez o João Encarnado retirou das disquetes do Luís Bandeira, o LK80 e CBasic compiler CB-80.
Poderão aqui descarregar o conteúdo da disquete,
Amantes (MIA)
Depois de na madrugada desta noite termos deixado dois jogos de Javi Pietro, um deles novo e concorrente ao Concurso BASIC 2025, o outro, uma recuperação de 1985, este autor disponibilizou hoje uma aventura de texto que desenvolveu em 1988 juntamente com o seu irmão Jorge.
O jogo foi criado com recurso ao PAWS, tendo a ideia surgido da mãe destes dois autores e que tinha como base a eliminação de insectos. Embora o jogo não tenha sido terminado na altura (o Javi tinha 12 anos, o irmão era um pouco mais velho), foi agora alvo de uns ajustes para poder ser completável. Lembrem-se que esta é então a versão de 2024 (algo semelhante ao que fizemos com Space 1999).
Os autores deixam também um pequeno guia para nos ajudar a chegar ao fim. Tenham também em atenção que o ficheiro corresponde a uma imagem do PAWS, sendo necessário premir as teclas "T", seguido de "N", para se iniciar a aventura. Está ainda incluído a base de dados do programa, que pode ser carregada nas versões modernas do PAWS/DAAD.
Podem aqui descarregar o jogo.
Camellos (MIA)
E graças a Arnau Jess (ver aqui), tomámos conhecimento da recuperação de Camellos, vindo do mesmo autor de Zombie Xtinction Defence, Javi Prieto.
Estamos perante um jogo muito simples de apostas, desenvolvido algures no final dos anos 80, certamente quando o seu autor ainda era um adolescente. Mas mostra já que tinha dotes para a programação.
Poderão aqui descarregar Camellos.
Zombie Xtinction Defence
E aqui está o segundo jogo do Concurso BASIC 2025 de Bytemaniacos, desta vez da categoria de BASIC puro: Zombie Xtinction Defence.
Estamos agora perante um "survival game", no qual mais do que a rapidez nos dedos, que também é necessário, necessitamos de dois dedos de testa para escolher a melhor localização para as nossas defesas, por forma a impedir a hora de zombies que se aproximam da nossa cidade.
Será um jogo para explorar nos próximos dias, mas entretanto, poderão vir aqui descarregá-lo, cortesia de Javi Prieto.
quarta-feira, 23 de outubro de 2024
Spectramon
Spectramon saiu como um type-in da revista ZX Computing em 1983. Entretanto, a J.A.Santos digitou o programa e lançou-o, provavelmente pela mesma altura.
Podem vir aqui descarregar este utilitário, encontrava-se numa das cassetes do tio do João Diogo Ramos, do Museu LOAD ZX.
Slide Selector (ZX81 MIA)
Slide Selector é um pequeno utilitário que se encontrava no enorme pacote de programas para o ZX81 que Steven Brown nos enviou. Parece ser um type-in, mas desconhecemos a sua origem.
Poderão aqui descarregar Slide Selector.
Nova versão para Mijadore 2
Um fiel leitor de Planeta Sinclair, aquando do lançamento de Mijadore 2, fez alguns comentários elogiosos sobre o jogo, que foram prontamente lidos pelo autor, EdD (ver aqui). E também fazia um pedido por uma nova versão com coloridos diferentes.
Pois aqui está ele, EdD, em tempo recorde atendeu ao seu pedido. Podem vir aqui descarregar o jogo, se ainda não o fizeram, aconselhamos fortemente, pois é excelente, e temos agora motivos a dobrar para chegar até ao fim.
terça-feira, 22 de outubro de 2024
Blitz Balle (ZX81 MIA)
Steven Brown, do Team Zeddy, enviou-nos mais uma pérola para o ZX81. Desta vez temos Blitz Balle, e o jogo, além de ser bastante rápido e ter muitas opções, é viciante. Quantos ecrãs serão capazes de ultrapassar antes de abandonar o jogo?
Podem vir aqui descarregar Blitz Balle.
segunda-feira, 21 de outubro de 2024
Pasapantallas
E ai está o primeiro jogo a aparecer no novo Concurso BASIC 2025, de Bytemaniacos. E vem logo de um programador bastante conhecido, Krappygamez, que coloca desde já a fasquia muito alta, com um excelente clone em BASIC compilado de Bubble Bobble.
Quem gosta do género, tem aqui 100 níveis de pura adrenalina. Inacreditável como conseguiu colocar tanto nível num único jogo desenvolvido em BASIC. É a prova que esta linguagem ainda tem muito para nos oferecer, o que aliás já estávamos bem conscientes, pois é bem conhecida a grande qualidade que esta competição tem ano, após ano, sempre com jogos do outro mundo. Promete...
Poderão vir aqui descarregar esta deliciosa proposta.