domingo, 31 de março de 2024
CAAD #63
Já está disponível o número 63 da influente revista CAAD, talvez a mais antiga no mercado e que qualquer aventureiro que se preze não pode dispensar.
O grande destaque do número mais recente diz muito aos Portugueses, pois tem uma extensa entrevista com Luís Peres, cujo regresso grandioso ao ZX Spectrum já nos trouxe três jogos novos, dois deles compostos por três capítulos cada. E para breve será lançado nova aventura.
Poderão aqui descarregar a revista. A versão PDF é gratuita, mas aconselha-se fortemente a adquirir a versão física (aqui), é uma forma de ajudar este nosso amigo Juanjo Muñoz a continuar a oferecer-nos mais números como este... Além disso, são 124 páginas de puro deleite...~
Podem também aqui ver a apresentação da revista ao vivo.
CM: Os Jogos no Computador - 163
Gunrunner (hack)
A dupla Slider e Tiboh continua a hackear jogos a metro. Desta vez o alvo foi o muito decente Gunrunner, da Hewson, que além das habituais ajudas, como vidas e disparos infinitos, ainda tem mais algumas modificações.
De realçar que este é um jogo exclusivo para o ZX Spectrum, pelo que, felizmente, não incorpora músicas de outras plataformas. Mas podem contar com as seguintes melhorias:
- Suporte para Kempston
- Teclas padrão QAOP+Space e Enter (ativar veneno), mas mantém a possibilidade de redefinição
- Modo de pausa (tecla H)
- Ecrã de carregamento adicional
- Tradução (para Russo) das instruções em arquivo separado no disco
- Algumas melhorias cosméticas
Quem gosta destas modificações, poderá vir descarregar esta versão a Pixel Perfect (aqui).
JND: Micromania - 093
sábado, 30 de março de 2024
Peter Wheelhouse na SYNERGY!
Boye Peter Wheelhouse, inspirado pela sua paixão por jogos de tabuleiro e desportos motorizados, colaborou com o seu amigo George Munday (advogado na época) para desenvolver o icónico jogo Fórmula One (CRL) para o ZX Spectrum, lançado em 1985.
Nascido em Julho de 1944 em Yorkshire, Peter mudou-se com a família para Londres dois anos depois. Estudou no Goldsmiths' College da Universidade de Londres, onde o seu fascínio pela matemática levou ao seu interesse pela programação, ao conhecer a linguagem Algol 65 durante a década de 1960.
Trocando a sua aspiração inicial de professor de matemática para a nascente indústria de informática, Peter rapidamente passou de programador estagiário (em COBOL) a líder principal de projecto de uma autoridade local de Londres. Em 1981, ele fez a transição para consultoria independente, com foco na Gestão de Programas, Gestão da Mudança e Gestão da Qualidade, em diversos sectores. Predominantemente baseado no Reino Unido, o seu trabalho estendeu-se também a missões na Suécia, Portugal, Espanha, França e EUA.
Marquem nas vossas agendas: Synergy em Cantanhede, no museu LOAD ZX, dias 4 e 5 de Maio. Não percam esta oportunidade!
Tape Loader
O Emanuel Santos continua em grande na cena do Zx Spectrum, criando algumas apps muito úteis. A que hoje apresentamos, Tape Loader, pretende ser um repositório .tap ou .tzx, permitindo a quem tenha máquinas como o TBblue, possa aceder aos ficheiros do PC ou telemóvel, sem necessidade sequer de internet, bastando um cabo de ligação áudio ou até bluetooth.
Podem vir aqui à página do Emanuel descarregar o programa, existe em dois sabores: para Windows e para Android.
Cálculo de Estruturas Tronco-Cónicas (MIA)
Temos hoje duas boas notícias. A primeira é que o Afonso Gageiro está de volta ao ZX Spectrum. A segunda é que nos arranjou um dos programas da Astor Software que ainda andava por aí perdido: Cálculo de Estruturas Tronco-Cónicas, do Eng.º Carlos Ribeiro (tem outros programas do género que já partilhámos).
O programa foi desenvolvido em BASIC e é bastante simples, mas certamente terá tido a sua utilidade na época.
Poderão aqui descarregar o programa, estão ainda em falta 18 programas e jogos da Astor Software para podermos completar a colecção. Se algum dos nossos leitores tiver estes programas, por favor contacte-nos, para que possamos fazer a sua preservação.
sexta-feira, 29 de março de 2024
A Capital: Pokes & Dicas - 28 de Junho de 1991
Confirmando a tendência para a escassez de conteúdos relacionados com os 8 bits, a 28 de Junho de 1991 voltamos a ter apenas uma página e nenhuma review no suplemento do jornal A Capital. No entanto, contém a solução para Hammerfist, um dos jogos preferidos do nosso colega Filipe Veiga.
Poderão aqui descarregar o suplemento.
Concurso BASIC Apascalado compilado - Memory
Esta semana temos um puzzle clássico cujo objectivo é seleccionar pares de cartas. É um puzzle simples para um jogador.
Este programa tem como único objectivo familiarizar os concorrentes com esta técnica insólita de programar no ZX Spectrum. Em relação à versão do concurso anterior, não foram feitas alterações - apenas foi compilado.
Para correr o programa online, clicar aqui.
Para ver a listagem e fazer o download dos ficheiros, clicar aqui.
Este programa usa sprites formados por caracteres. Quem quiser fazer sprites deste tipo, pode fazê-lo aqui.
Convidamos os leitores a examinar a listagem e a fazer alterações no programa. Todos os programas BASIC Apascalado que apresentamos nesta série podem ser melhorados e todos os leitores estão convidados a melhorá-los.
Quem estiver interessado no concurso, pode ler o regulamento aqui.
Quem estiver interessado em saber mais sobre esta linguagem e sobre como compilar os programas, pode clicar aqui.
Em caso de dúvidas, não hesitem em perguntar.
Dr. Acula
Hoje é dia de regressos e de temas terroríficos. Assim, a semana passada tínhamos dado conta de que Colin Stewart estaria a preparar a sequela de Frank N Stein, de 1984 (ver aqui), falando um pouco sobre a história associada a este novo jogo. Pois aqui está Dr. Acula em todo o seu esplendor...
Quem conhece o primeiro episódio da saga, decerto que se lembra que a ideia seria apanhar as partes do corpo de Frankenstein, activando-as para trazer o ser de volta à vida. Pois agora temos novo personagem, nada menos, nada mais que o Conde Dracula (ou Vlad Tepes, como preferirem), numa tarefa muito semelhante, mas com novos cenários e plataformas.
Gostávamos muito do original e certamente que iremos gostar ainda mais deste, pois 40 anos depois, e mesmo sendo baseado no trabalho que Colin tinha feito na altura, certamente que conseguiu aprimorar ainda mais o jogo.
Poderão vir aqui descarregar Dr. Acula. Estamos ansiosos por o experimentar.
Cesare the Sonambule
A equipa do saudoso Moritz, a Moritz Team, está de volta. E que grande regresso, com um jogo completamente diferente daquilo a que estamos habituados da parte dessa equipa. Assim, ao invés de um shoot'em'up ou um platformer, temos uma aventura bastante mais adulta, à boa maneira de Nosy ou Nevermore. E vamos ser sinceros, agrada-nos mais este género, embora isto seja uma questão de gosto pessoal.
Cesare the Sonambule inspira-se no clássico Das Cabinet des Dr. Caligari. Numa nota aparte, quem nunca viu esta obra-prima, aconselhamo-lo a fazer, pois é realmente fabuloso e uma das melhores demonstrações daquilo que se fez de bom no cinema no início do século passado (a par de Dr. Mabuse ou Metropolis).
Assim, a feira chega à cidade e nós, no papel de Cesare The Somnambule, somos a grande grande atração. O ilustre Dr. Caligari controla a nossa vida, quer estejamos acordados, quer a dormir, e o nosso sonho é escapar desse pesadelo constante, quebrando a hipnose. Para isso temos que escapar do asilo onde o personagem maléfico nos encerrou. Mas não só temos que encontrar os objectos que permitem a fuga, como temos que nos manter acordado, doutra forma caímos na influência do Dr. Caligari.
Existem diversas tarefas a realizar, sendo a primeira conseguir escapar do asilo. Depois temos que encontrar o jornal e expor o Dr. Caligari às autoridades. Além disso, os cenários vão mudando, conforme as horas do dia (à noite tudo parece mais terrorífico, não é?). A única ajuda que temos está mesmo na nossa cabeça, pois os pensamentos vão surgindo na forma de diálogos, dando pistas muito importantes sobre as tarefas a realizar ou os objectos a procurar.
Para já ainda estamos apenas no começo, pois desconhecíamos por completo este lançamento, mas daquilo que para já vimos, parece-nos que estamos perante um vencedor e que será mesmo o melhor jogo desta equipa, que incluí Sebastian Braunert (aka MORITZ),Jorge Gonzalez (aka ZXjogv), Lobo, PiiiXL, Rich Hollins, Pedro Pimenta e Damien Guard.
Os gráficos e cenários são divinais, o que não é de estranhar, pois Lobo é um artista muito conceituado. As músicas, bem conhecidas do público que aprecia o género goth, também estão muito bem conseguidas, obra e graça do Rich e do Pedro. Vamos dar umas dicas: inclui versões dos The Cure (Lullaby), The Passions (do muito conhecido I'm in Love with a German Film Star) ou, imagine-se, dos grandiosos Bauhaus, apenas uma das melhores bandas de sempre (na nossa opinião) e que nos trouxeram clássicos como Bela Lugosi's Dead, The Passion of Lovers ou Mask.
No cômputo geral, e numa primeira abordagem, apreciámos bastante este trabalho, que iremos agora tentar acabar nos próximos dias (e apreciar devidamente todas as músicas). O jogo é gratuito, mas uma pequena contribuição é mais que justo para recompensar a equipa Moritz por este belíssimo trabalho. Para isso basta aqui virem.
quinta-feira, 28 de março de 2024
Utilidades (MIA)
O último dos programas que conseguimos encontrar nas cassetes do Fernando Salgado foi Utilidades. É constituído oito mini-programas ou rotinas, muito úteis à época. Num deles, Moiree, encontrámos referência a um Pedro Santos e ao ano de 1982. Terá sido o criador deste utilitário?
Poderão aqui descarregar Utilidades.
Pequenos programas em C, Pascal, GEN (FDD)
Mais programas que o João Encarnado recuperou das disquetes do Rui Viotty, da Timex.
Os programas funcionam com o CP/M. Para isso têm que fazer o seguinte:
- Inserir o Monitor Emulator (versão Abril) na drive A e correr o mesmo, fazendo LOAD * "start"
- Inserir na drive A o CP/M e fazer o "FDD3000 Reset" (menu "Machine do Fuse")
- Inserir a disquete que deixamos na drive B
- Digitar b: para mudar para a drive B
- Digitar dir para ver os ficheiros contidos na disquete
- Depois basta digitar o nome do programa pretendido
Todos os programas já foram disponibilizados por Planeta Sinclair. Quanto ao conteúdo desta disquete, poderão aqui descarregá-lo.
quarta-feira, 27 de março de 2024
Mimex - Micro Stock Market Exchange
Há muito, muito tempo que não tínhamos um simulador da bolsa. Nos primeiros tempos do ZX Spectrum surgiram alguns, bastante bons, por sinal. E agora, surpreendentemente, temos novo jogo do género, obra do Brasileiro Rogerio Biondi.
O Jogo, disponível para o ZX Spectrum 48K, 128K e Spectrum Next, tem dois modos:
Modo Básico:
- Compra e venda de acções
- Compre e venda de notas de tesouro
- Compra com margens
- IR (Eventos de Relações com Investidores
- Índice de Referência de Mercado (iMimex)
- Tickers (algumas ações reais da B3 brasileira) - 10 empresas
- Notícias
- Terminais Quotron
- E muito mais...
Modo Avançado:
- Compra e Venda de Opções PUT ou CALL (Derivados)
- Manual do Produto (PDF e Impresso)
- Guia de estratégia (PDF e impresso)
O jogo é complexo, mas parece ser uma simulação muito fidedigna de uma Bolsa de Valores. Poderemos mesmo estar aqui perante uma das grandes surpresas do ano. E como temos visto nos últimos GOTY, do Brasil vêm sempre grandes jogos.
Poderão vir aqui descarregar o jogo, é gratuito, mas agradece-se uma pequena contribuição ao seu autor. Até porque, quem sabe, não venham a ficar milionários à conta do jogo...
ZX Spectrum + Demoscene = Synergy
Este evento surge de uma colaboração entre o museu e a Inércia, uma associação sem fins lucrativos cujo objectivo é dar a conhecer a Demoscene em Portugal.
É um evento GRATUITO que contará com a participação de uma variedade de convidados internacionais, workshops e muitas surpresas. Marquem nas vossas agendas, dia 4 e 5 de Maio em Cantanhede, não percam esta oportunidade!
ZX UDG Sprites
Hoje vamos falar do utilitário ZX UDG Sprites, que serve para alterar os caracteres do computador ou fazer sprites UDG para jogos. Já falámos sobre este programa aqui.
Esse utilitário gerava um programa BASIC que depois era usado para gerar o .tap - o que tornava a tarefa um pouco morosa...
Pois agora o Zé Oliveira fez uma nova versão que converte uma imagem directamente para .tap. A demonstração acima foi feita com este utilitário.
Se não acreditam podem experimentar aqui.
AntiAir
Inufuto, bem conhecido por criar versões de jogos para inúmeras plataformas em simultâneo, traz-nos novo jogo: Antiair.
Desta vez temos um shoot'em'up muito básico, com grandes sprites, mas também com algum flicker, o que estraga um pouco o divertimento. Talvez não fosse o jogo ideal para converter para o ZX Spectrum, sendo mais adequado a outras plataformas.
Poderão aqui descarregar o jogo.
terça-feira, 26 de março de 2024
Mega Totoloto (MIA)
Incrível a quantidade de programas relacionados com os jogos de sorte e azar que forma desenvolvidos no nosso país, não é?
O que hoje deixamos foi criado por Vasco Sacramento em 1986 e tem algumas nuances um pouco diferentes do habitual.
Poderão aqui descarregar o programa.
Desenhos
Temos agora um slideshow que o Zé Oliveira fez em 1983. Inclui alguns desenhos de livros e outros que o próprio inventou.
Antes de cada desenho, o computador pergunta se quer ver o desenho ("enter" equivale a "sim"). Depois do desenho começar, em alguns casos pode-se interromper o desenho clicando alguns segundos numa tecla (não premir "enter" pois pode saltar desenhos). Se ainda assim o processo for muito demorado, então é melhor correr num emulador que acelere a velocidade. As cores são estranhas porque o Zé escreveu o programa usando um televisor a preto e branco.
Poderão aqui visualizar online ou então poderão aqui descarregá-lo.
Wec Le Mans Tournament
In his Facebook Page "ZX Spectrum 80s" (here), he have streamed a few ZX Spectrum games. Some solo, some with friends remotely (over the Internet).
For example, the Formula One games on the page are played online with other five friends (the game allows for 6 players). Each of them is comfortably in their houses at night, while they play with the others. With this method it is possible to play "slower" multiplayer games like Formula One, Laser Squad, and others. But, believe it or not, it's also possible to play fast reaction multiplayer games like Match Day 2, High Noon, Match Point, 3D Stock Car, etc
He have played several times Match Day 2, with a friend from Ireland, over the Internet (he lives in Portugal) and it's very enjoyable! Also, he have identified a set of keys to minimize keyboard interference for both players (which used to be a common problem on the ZX).
He is publishing an invitation for an online tournament of WEC Le Mans (a racing game) so that people can start to try out this method of playing ZX Spectrum games online, remotely! .
2nd ONLINE TOURNAMENT 2024: WEC Le Mans 🏎
We will start a new online tournament, with several short evening sessions during the week.
- Game: WEC Le Mans
- We are requesting enrollments from ZX Fans (any of you!)
- Live streaming on Facebook
- Each session (evening) a different player plays one game try and tries to go as further as possible in the game
- Session duration: up to 15 minutes?
- On each session we register the Score and Time of each pplayer
- After each session we publish the updated Score Table of the players
- Each player has the right to run two sessions (two tries)
- The second round of sessions starts after all enrolled players complete their first try
- At the end of the tournament we will find the Winner (with the sum of scores from the two sessions, for each player)
- At the end we also publish the total Score Table of all the players/participants
Who wants to Enter the Tournament? Just comment on this post, to enroll!
We started 24th March (video here).
Start practising! 😀
segunda-feira, 25 de março de 2024
64 Columns
Na década de 1980, qualquer computador decente tinha a possibilidade de mostrar texto em 80 colunas. O ZX Spectrum não permitia isto porque foi criado para usar televisores e a resolução dos televisores não era suficiente para isso. Por isso, é natural que muita gente tenha pensado neste problema...
Neste blog, já foram publicados 3 programas deste tipo (aqui, aqui e o de hoje à tarde).
Assim, ainda hoje apresentámos uma versão type-in que foi publicada em 1985 na revista Mini Micro's #6. Mas, o programa da Mini Micro's tem as seguintes deficiências:
- Só aceita minúsculas (no mínimo devia ter também dígitos).
- É demasiado lento (só seria prático se fosse convertido para código máquina).
E o programa "64 Colunas BASIC" usa... código máquina!
Hoje apresentamos outro programa para escrever em 64 colunas que usa apenas 10 linhas de BASIC e dois conjuntos de caracteres. Trata-se de uma versão semelhante ao programa criado por Ignacobo. A grande diferença é que o programa que apresentamos hoje imprime no écran um caracter de cada vez. Assim, a execução fica mais lenta mas o programa fica mais simples de perceber e é mais agradável para programas de aventuras de texto ou outros programas com interacção de texto entre o computador e o utilizador.
No anexo que deixamos para descarga podem ver todos os ficheiros que foram usados para criar este programa.
Eis a explicação sobre o funcionamento do programa:
- O programa usa dois conjuntos de caracteres: um para escrever na metade esquerda de uma posição normal, e outro para escrever na metade direita. As imagens com os caracteres foram convertidas para .tap com o utilitário "ZX UDG Sprites", que pode ser visto aqui.
- Quando o programa escreve na parte esquerda, digita também um caracter CHR$ 8 que move a posição de escrita outra vez para trás, para depois escrever o caracter da direita. O caracter da direita tem que ser escrito com OVER 1 para não apagar o caracter da esquerda.
Convém correr o programa num écran grande para se ver bem as letras, que agora são muito pequenas.
Para correr o programa online, clica aqui.
Para fazer download dos ficheiros, clica aqui.
Ballad of Sir Clive Sinclair: Parts 1 & 2
A vida e morte de Sir Clive Sinclair em forma de videoclipe...
64 Colunas (type-in)
Este pequeno utilitário, que aparecia sem nome na Mini Micro's número 6 de Janeiro de 1985, não tinha nome. Tomámos a liberdade de lhe chamar 64 colunas, pois é mesmo isso que permite: escrever em 64 colunas. Para isso, basta colocarem no início o número da coluna e linha na qual querem escrever, e depois o texto.
Poderão aqui descarregar o programa.
Gremlins 2 (hack)
Do Leste continuam a vir muitos MODs e hacks de jogos da primeira época dourada do ZX Spectrum. A novidade desta vez é que pegaram, não na versão de 1990, da Topo Soft, mas na de 2020, da Topo / Team Siglo XXI (ver aqui).
Os responsáveis pela brincadeira foram os bem conhecidos Slider e Tiboh, usuais em corrigirem bugs de jogos antigos. Mas será que pediram autorização a Borrocop e à equipa da Team Siglo XXI?
Podem contar com as seguintes alterações nesta versão:
- Possibilidade de escolha de vidas e tempo infinito antes do jogo carregar
- Introdução de músicas AY do Atari ST (tanto no menu, quanto no próprio jogo) na versão 128K
- Adicionado alguns gráficos do Atari ST e PC
- Corrigida a opção do joystick Kempston
- Adicionadas ecrãs de carregamento alternativos de Borrocop (na versão 128K)
- Corrigido o feixe universal (agora não “rasga a tela” ao rolar) e o procedimento padrão #3D13 para carregar níveis
- Corrigida a pesquisa de palavras-código para o modo de batota (imediatamente após o texto aparecer no ecrã, é necessário inserir AMBLIN letra por letra)
- Possibilidade de pular níveis (Símbolo Shift + N), pausar (H) e ligar / desligar música (M)
- Um grande arquivo de texto (em Russo)
Poderão aqui ver isto e muito mais em Pixel Perfect.
domingo, 24 de março de 2024
MPAGD Gen2
Acabou de ser lançado no programa de Javi Ortiz (ver aqui), MPAGD Gen2, uma versão modificada do MPAGD, tanto ao nível de motor, quanto de rotinas ASM, além de novas funcionalidades e opções de compilação para desenvolver jogos para o ZX Spectrum e para o Amstrad CPC.
Esta versão também inclui algumas funcionalidades adicionais para o motor Amstrad CPC, nomeadamente um carregador de jogos mais completo com efeitos, que serão progressivamente expandidos, e truques para que possam ser utilizados nos jogos.
O pacote inclui um manual do utilizador sobre como usar cada uma das diferentes rotinas e das novas funcionalidades de compilação do motor.
Esta modificação é baseada no motor original de Jonathan Cauldwell para Windows e nas modificações feitas por Ramón Fernández, na sua versão para MPAGD Realoaded.
Poderão aqui descarregar o motor e dar um pequena contribuição ao seu autor, Xavisan, que bem o merece. Vamos lá então ver as novas maravilhas que vão ser criadas com o MPAGD Gen2. Além disso, podem ver uma pequena demonstração que vem incluída no pacote, com Diamond Geezer.
Ficheiro 7 (MIA)
Nas cassetes do Vasco Gonçalves encontrámos um programa de Arménio Pereira que, aparentemente, não terá sido terminado. Apesar do seu potencial, o programa parece ter ficado a meio. Está aqui um bom projecto para quem gosta de BASIC.
Poderão aqui descarregar Ficheiro 7.
CM: Os Jogos no Computador - 162
Sheepish
Gabriele Amore está de volta com mais um jogo bem ao seu estilo. Apesar de Sheepish ainda ter alguns bugs, longe vão os tempos em que o autor deixava os trabalhos inacabados ou com imensos problemas ao nível da jogabilidade. A evolução tem sido muito interessante e regozijamo-nos por ver que a comunidade tem, sempre que possível, ajudado Gabriele a resolver alguns dos problemas dos seus jogos. Lembramos também que ele não é um programador puro, apenas pega num motor como o AGD para fazer jogos para sua recreação (e da comunidade). E faz muito bem...
Quanto a Sheepish, desta vez assumimos o papel de um lobo (mau), que tem que roubar as ovelhas ao pastor e levá-las para um camião, em doze divertidos níveis (o primeiro, muito fácil, serve apenas de treino). Mas o pastor não está pelos ajustes e sempre que pode, tenta apanhar o ladrão com um gancho. À medida que vamos avançando nos níveis, as dificuldades aumentam, pois o pastor chama por reforços, alguns munidos de espingardas que disparam contra o nosso lobo se estivermos no seu campo de visão, e até de raios eléctricos temos que nos desviar. Isto com apenas três teclas: esquerda, direita e salto.
Os sprites, como é apanágio de Gabriele, são muito coloridos e estão muito bem conseguidos, não faltando os habituais tremeliques, que também já é a sua imagem de marca. No cômputo geral, tornou o conjunto muito agradável.
Poderão então vir aqui descarregar o jogo (e os restantes deste autor). É gratuito, mas o melhor incentivo que podem dar ao autor será comentar os seus jogos.
JND: Micromania - 092
A Micromania de 15 de setembro de 1991 segue uma linha mais diversificada de plataformas, com dicas interessantes e mais um mapa colorido enviado pelos leitores. A digitalização de Miguel Brandão encontra-se neste link.
sábado, 23 de março de 2024
Synergy 2024 Invitation
Foi lançada na Demoparty Forever (Eslováquia) este programa de Spectrum que serve de convite para a Synergy 2024, um evento em Portugal dedicado ao ZX Spectrum, a decorrer em Cantanhede nos dias 4 e 5 de Maio. Um esforço conjunto entre a Associação Inércia e o Museum Load ZX Spectrum com ajuda de alguns amigos e do Município de Cantanhede. Não percam para ver umas conversas sobre o Spectrum, workshops e competições. Mais informações serão anunciadas em breve!
Spectrum +3 Loader v 2.0
O Emanuel Santos, que ainda recentemente partilhou connosco dois novo utilitários e um antigo (e mais virão a caminho, por este andar), desenvolveu também uma pequena aplicação em Java, que permite criar imagens de disquetes do Spectrum +3 a partir de arquivos SNA, Z80, TAP e TZX. São automaticamente adicionados ficheiros de sistema que possibilitam o arranque automático e a selecção do jogo ou programa através de um menu inicial. Se bem se lembram das disquetes que a Triudus vedia, tinham sempre um menu inicial semelhante.
Já experimentámos e corre às mil maravilhas. Não se esqueçam, primeiro têm que criar a disquete onde vão colocar os programas, depois adicioná-los e, por fim, gravá-los.
Podem aqui vir descarregar o utilitário. Recomenda-se que primeiro vejam o pequeno vídeo de demonstração.
Doubler (Version Two) (MIA)
O Emanuel Santos (para quem não o conhece, vejam aqui a história de City Connection 128K), foi responsável por um dos mais interessantes copiadores a aparecer para o ZX Spectrum. E estranhamos como permaneceu desconhecido durante tanto tempo.
Pois agora aqui está ele. As opções são tantas que fazem deste programa muito mais que um simples copiador. Até headers é capaz de criar, imagine-se.
Poderão aqui descarregar Doubler. O nosso agradecimento ao Emanuel por tudo o que tem feito pela comunidade.
sexta-feira, 22 de março de 2024
Pssst + Jetpac + Kucharik
O Luís Rato enviou-nos mais uma compilação da Didaktik, contando com três jogos bem conhecidos. Pssst, Jet Pac e Cookie, todos traduzidos.
Poderão aqui descarregar este lançamento, provavelmente não oficial.
A Capital: Pokes & Dicas - 31 de Maio de 1991
O suplemento de 31 de Maio de 1991 apenas tem uma página dedicada aos 8 bits e não está nas melhores condições. De qualquer forma, inclui um interessante mapa de Exolon.
Poderão aqui descarregar o suplemento.