domingo, 30 de junho de 2024
Goobbler
CM: Os Jogos no Computador - 175
JND: Micromania - 105
Demo de Old Fred
Por esta altura, a maior parte dos elementos da comunidade do ZX Spectrum já devem saber que está a ser desenvolvida a sequela de Sir Fred, que por sua vez era a sequela de Fred, um dos melhores jogos de sempre, na nossa opinião, a aparecer para os computadores da Sinclair. As páginas de El Mundo del Spectrum e a Spectrum Computing deram a notícia em primeira mão, mas temos estado por fora e ainda não tínhamos experimentado a demo que foi disponibilizada.
Pois agora já a experimentámos, e não fica muito longe do episódio anterior. Parece-nos talvez um pouco mais rápido, o que com tanto inimigo à volta poderá tornar a missão demasiado difícil, algo que era bem habitual nos jogos dos nossos vizinhos. Para já ainda apenas existem 12 ecrãs e muito coisa poderá ainda mudar, inclusive a nível gráfico.
Podem aqui vir experimentar esta pequena demo, perfeitamente funcional. Vamos torcer para que o jogo seja concluído (ainda não é uma certeza).
Mystery Isles
Mystery Isles tem um sistema de carregamento que não será estranho a quem andou por The Ghosts of Blackwood Manor. Embora alguns jogadores possam sentir-se desmotivados, o sistema é muito simples, apenas exige que antes de se carregue o CP/M Plus e depois se insira o conteúdo (virtual) da disquete no emulador. Depois basta digitar "Play" e a aventura começa.
Tudo começa quando estávamos calmamente a pescar e ficamos isolados numa ilha misteriosa, quem sabe inspirada em Julio Verne. A ilha está repleta de quebra-cabeças que temos que ir desvendando, se queremos sair com vida desta aventura. Para já ainda mal iniciámos a empreitada, mas parece ter muito bom aspecto.
O jogo pode aqui ser descarregado, é gratuito, mas uma pequena ajuda para o seu criador, Jason Oakley, será uma forma a o motivar para termos mais jogos como este. Além disso, é multi-plataforma...
sábado, 29 de junho de 2024
Capa de Gutz (+3)
A versão de Gutz para o +3 já se encontrava preservada. No entanto, faltava a capa e algum material exclusivo da versão em disquete. O Luís Rato colmatou agora essa lacuna.
Poderão vir aqui descarregar a versão +3 completa de Gutz.
Rotinas para Efeitos Especiais (MIA)
Já há algum tempo que não partilhávamos um programa da Astor Software. E vamos confessar, apesar de ser dos mais difíceis de preservar devido ao seu sistema de protecção, temos um gozo especial em conseguir arranjar os programas da mítica editora Portuguesa. E desta vez até temos em dose dupla. Não que sejam dois programas diferentes, mas porque conseguimos arranjar de uma assentada as duas cassetes deste programa, tendo capas diferentes, uma delas em papel normal, a outra em papel fotográfico (a Astor tinha muito este hábito).
O programa foi desenvolvido por Carlos Correia (de Bloco Mágico) em 1985 e está recheado de rotinas muito úteis para quem pretendia melhorar os seus programas. Traz mesmo à memória Rotinex, de Luís Lampreia.
Entretanto, lembramos os nossos leitores que ainda procuramos os seguinte programas da Astor Software, se por acaso os tiverem convosco, permitam-nos fazer a sua preservação.
- Astor e os Bidons
- Astor na Lua
- Astor Safari
- Bong, Bong, Bong
- Cálculo de Desconto de Letras
- Cálculo de Pilares
- Cotação do Kuder
- Geometria Analítica
- Matrix
- Olho Vivo
- Palavras Cruzadas
- Poke 160
- Rali Paper
- Serpente Escondida, a
- U.R.M.
- Cálculo de Cadernetas
- Cálculo de Rumo e Base e Irradiação
- Dimensionamento de Vigas
- Elaboração de Capas para Cassettes
- Geologia - O Planeta Terra
- Mira Técnica
Nave Super Espacial
Nave Super Espacial é um jogo indicado para os mais novos, tanto que foi desenvolvido por Pawa, um programador que não conhecíamos, e o seu filho de quatro anos, que foi dando as ideias.
O objectivo é evitar os objectos que se vão deslocando no ecrã, apanhando os bónus (triângulos) amarelos. Cada um que apanhamos, aumenta a pontuação em um ponto, no entanto, se colidirmos com os outros objectos, a pontuação diminui.
Simples, mas eficaz, ideal para aqueles momentos em que apenas queremos um pequeno exercício de destreza sem ter que pensar muito. Poderão aqui descarregá-lo e dar uma pequena contribuição ao petiz, certamente o seu pai irá usar o dinheiro para lhe dar uma justa e merecida prenda.
sexta-feira, 28 de junho de 2024
A Capital: Pokes & Dicas - 22 de Novembro de 1991
O suplemento d'A Capital de 22 de Novembro de 1991, na parte dedicada aos 8 bits, apenas trazia a review de Narco Police, curiosamente um jogo que nunca experimentámos.
Poderão aqui descarregar o suplemento.
Concurso BASIC Apascalado compilado (23) - Klotski
A demonstração desta semana é um puzzle em que é necessário mover o quadrado maior desde o canto inferior esquerdo para o canto inferior direito. O Zé Oliveira teve a ideia de programar este puzzle depois de o ver num livro de linguagem Fortran em 1984.
Este programa tem como único objectivo familiarizar os concorrentes com esta técnica insólita de programar no ZX Spectrum. Em relação à versão do concurso anterior, não foram feitas alterações - apenas foi compilado.
Para correr o programa online, clicar aqui.
Para ver a listagem e fazer o download dos ficheiros clicar aqui.
Convidamos os leitores a examinar a listagem e a fazer alterações no programa. Todos os programas BASIC Apascalado que apresentamos nesta série podem ser melhorados e todos os leitores estão convidados a melhorá-los. Por exemplo, neste caso, o programa pode abortar se se clicar em muitas teclas ao mesmo tempo.
Quem estiver interessado no concurso, pode ler o regulamento aqui.
Quem estiver interessado em saber mais sobre esta linguagem e sobre como compilar os programas, pode clicar aqui.
Em caso de dúvidas, não hesitem em perguntar.
Tony: Montezuma's Gold para breve
Está para muito breve um dos lançamentos mais esperados do ano: Tony: Montezuma's Gold, um tributo a Tony Halik.
Típica aventura exploratória de plataformas, este jogo fez as delícias de quem possui um Commodore 64, Commodore Amiga ou Atari XL/XE. Gráficos esplendorosos, mesmo sendo monocromáticos, e uma grande jogabilidade, tornaram-no num clássico de tempos recentes para esses computadores. Pois agora também os possuidores do ZX Spectrum vão poder ter o prazer de o experimentar.
Para já ainda está apenas disponível uma pequena demo / preview, mas feita de forma muito profissional. O primeiro gostinho é dado logo através de uma espectacular banda desenhada, não muito diferente daquilo que já vimos em jogos do Pat Morita Team, mas sempre criando grande impacto. Ora espreitem as tiras...
Depois da BD, a equipa responsável pelo desenvolvimento do jogo, a Monochrome Productions, isto é, Rafał Dudek , Paweł 'TUKINEM' Tukatsch e Marcin 'EIGHTBM' Białobrzewski, e que vem da Polónia, mostra-nos alguns dos futuros ecrãs.
Para já ainda não é possível jogar, apenas espreitar a vertente gráfica e sonora. Mas quem tiver muita curiosidade, basta ir ao YouTube e ver a versão para o Commodore 64, certamente que a versão do ZX Spectrum não lhe ficará atrás. E daquilo que vimos, é simplesmente espectacular, sendo certamente um grande candidato ao GOTY 2024.
Mantenham-se assim atentos à página desta equipa (aqui), pois irá haver novidade para breve (o jogo estava previsto ser lançado ainda este mês). Baseando-nos nas restantes plataformas, Tony: Montezuma's Gold terá um custo de 9.99 usd, o que pode ser puxado para um jogo do ZX Spectrum em formato digital. Mas deverá ter a versão física, repleta de extras, que certamente satisfará as expectativas dos coleccionadores (como nós). Além disso, não é todos os dias que temos jogos com esta qualidade.
quinta-feira, 27 de junho de 2024
Corrida de Caracóis: A Música
Conseguimos, depois de muita procura, encontrar o single que acompanhava o jogo Corrida de Caracóis em excelente estado, o que nos permitiu finalmente preservar as suas músicas.
Podem relembrar a nossa análise através deste link.
E se quiserem ter acesso ao próprio jogo, podem fazê-lo aqui e ver o post que fizemos acerca da sua preservação.
Relembramos que graças ao filho de Pedro Osório já tínhamos anteriormente conseguido acesso ao mesmo disco, mas infelizmente não tínhamos o equipamento necessário para fazer uma boa conversão do áudio. Mas tivemos agora acesso a um novo disco, em melhores condições, e com novo equipamento que entretanto o André Leão adquiriu, conseguimos fazer uma conversão melhor.
Assim, graças ao trabalho do André Leão, temos ambas as músicas numa qualidade fantástica e já as podem ouvir aqui, respetivamente "A Passo de Caracol":
Para terem uma ideia de como as músicas encaixariam no gameplay do jogo, fizemos este pequeno demo ao estilo de Deus ex Machina. Desconhecemos se era intenção do autor que a música acompanhasse a experiência, mas parece-nos que encaixam perfeitamente e arriscaríamos a dizer que sim.
Fica assim finalizada a preservação de um jogo emblemático a nível nacional e que foi realmente dos mais interessantes títulos desenvolvidos por cá nesta época.
Mons3, Megabasic, C64 (FDD)
Das cassetes do Luís Bandeira, da Timex, o João Encarnado recuperou mais alguns utilitários, que podem aqui ser descarregados.
quarta-feira, 26 de junho de 2024
Ficheiro de Programas (MIA)
Continuamos a partilhar os programas para radioamadores que vinham nas cassetes do tio do João Diogo ramos. Desta vez temos Ficheiro de Programas, uma base de dados bastante completa.
Poderão aqui descarregar o programa.
O Vizinho do ZX Spectrum
Na década de 1980 e 1990, enquanto os PCs custavam milhares de dólares a Amstrad produzia computadores semelhantes por uma fracção desse preço. Por exemplo, em 1985 o Amstrad PCW custava £399 mais impostos. Antes disso, em 1984, a Amstrad, inspirada no ZX Spectrum, lançou o Amstrad CPC464 com mais velocidade, mais memória e mais som.
Examinemos um pouco esse tal CPC464:
O CPC464 tem como processador central o Zilog Z80 (o mesmo que o ZX Spectrum), tem 64 KB de memória RAM, tem um processador AY-3-8912 para gerar som e tem três modos gráficos (160×200 com 16 cores; 320×200 com quatro cores; 640x200 com 2 cores) - o que implica o uso de um monitor de computador.
A Amstrad gostava tanto do ZX Spectrum que comprou os computadores Sinclair em 1986.
Clica aqui para correr uma demonstração gráfica do Amstrad CPC464.
terça-feira, 25 de junho de 2024
Deflexx (ZX81 MIA)
Steven Brown volta a enviar-nos uma verdadeira bom, Deflexx. Na realidade não é apenas uma, mas duas, pois na cassete encontra-se Deflexx I e Deflexx II. E o que tem este lançamento de especial? Terá sido supostamente o primeiro trabalho de Jeff Minter, o mítico fundador da Llamasoft, que tantos jogos para o ZX81 e para o ZX Spectrum trouxe no período 1981 a 1984, ou seja, mesmo nos primórdios.
Deflexx I é um desafio para apenas um jogador. O objectivo é ir colocando uma espécie de bastões, de dois tipos, que vão permitindo desviar a direcção da bola por forma a que essa atinja os pontos assinalados com números e letras. Mas é preciso algum cuidado, pois a certa altura já colocámos tantos bastões, que a bola torna-se impossível de ser dirigida.
Quanto a Deflexx 2, é destinado a dois jogadores em simultâneo, e poderá mesmo ser dos primeiros jogos a ter essa funcionalidade.
BASIC Apascalado no ZX81 (3) Multiplication Table
Hoje temos um programa para testar se o utilizador sabe a tabuada.
Para correr o programa online, clicar aqui.
Para ver a listagem e fazer download dos ficheiros, clicar aqui.
É fácil escrever um programa em BASIC Apascalado e convertê-lo para BASIC do ZX81. Experimente fazer isso aqui.
Programas BASIC para o ZX81 podem ser demasiado lentos. Para ter uma melhor experiência é aconselhável correr os programas num emulador e acelerar a velocidade quando necessário. No EightyOne: Options/Speed. No jtyone indicado no link acima, clicar no botão SpeedUp abaixo do teclado.
E, não se esqueçam que está em aberto o concurso BASIC Apascalado para o ZX Spectrum. Quem estiver interessado neste concurso, pode ler o regulamento aqui.
Em caso de dúvidas, não hesitem em perguntar.
segunda-feira, 24 de junho de 2024
Grazers
Mais um jogo a sair nestes últimos dias...
Desta vez temos Grazers, do mesmo programador de Pulzar e Zlalox. Mas ao contrário destes dois, não achámos grande piada ao novo jogo, talvez porque as teclas definidas sejam a infame "WASD", sem possibilidade de se escolher uma outra configuração mais confortável para quem está habituado ao ZX Spectrum.
Convenhamos que o tema também não nos suscitou interesse por ai além. O objectivo é eliminar as ovelhas, que se vão espalhando à medida que vão comendo a plantação. Para isso, controlamos um pequeno lobo que as vai comendo. Só que as ovelhas espalham-se mais rápido que que a fome do lobo.
Parece-nos tudo um pouco redundante, ainda mais com cerca de duas dezenas de jogos que foram lançados na última semana. No entanto, quem quiser experimentar e conseguir aguentar as teclas pré-definidas, pode vir aqui descarregá-lo.
Crash
Mas o Zé Oliveira, além de ter visto que nos tínhamos esquecido de disponibilizar o Programa Sem Nome, não perdeu a oportunidade de o melhorar assim que lhe passámos a versão digitada. As diferenças são grandes e melhoram bastante a experiência.
Além disso, foi com este programa e graças ao Zé, que nos apercebemos que era possível carregar directamente rotinas de CM. Já tínhamos visto muitos programas do ZX81 com uma linha inicial REM totalmente corrompida e não sabíamos a razão. Pois tem a ver com isso.
E já agora, no Programa Sem Nome, que digitámos da Mini Micro's 7, essas rotinas são responsáveis pelo SCREEN$(X,Y). Poder-se-ia substituir o código máquina por PEEK (PEEK 16398+256* PEEK 16399)...
Programa Sem Nome (ZX81 type-in)
O Zé Oliveira, além de exímio programador, tem bom olho, pois conseguiu ver que tínhamos deixado para trás um type-in da Mini Micro.
Pois, este pequeno type-in para o ZX81 que nasceu sem nome, foi agora digitado e partilhado com a comunidade. Coisa muito simples, como é normal no ZX81, mas mesmo assim ainda deu para ficar em terceiro lugar na competição da Mini Micro's 7.
Poderão aqui descarregar o jogo, da autoria de Miguel Bastos Gomes.
The Adventures of Kildu the Goblin - The New Home
E assim de repente, em apenas 3/4 dias, surge uma miríade de jogos novos para o ZX Spectrum. Obviamente que isto mostra bem a dinâmica desta plataforma, por outro lado, talvez fosse aconselhável aos programadores tentarem lançar os seus jogos de forma mais cadenciada, em especial, como é aqui o caso, quando são jogos a pagar, mesmo que sendo uma verba irrisória. Vem isso a propósito de mais um jogo, The Adventures of Kildu the Goblin - The New Home.
Nesta aventura assumimos o papel de Kildu, um pequeno gnomo, muito fofo e gentil. Este gnomo, que por acaso até é "uma", morava em Alföld, numa pequena casa de fazenda, com uma tia idosa. A tia faleceu e os insensíveis herdeiros venderam a fazenda para uma grande construtora, que imediatamente a demoliu, para construir parques residenciais, parques industriais e grandes shoppings. Assim, a pobre Kildu ficou sem casa. De alguma forma, esta história soa muito familiar a muitos Portugueses, nomeadamente após a famosa (pelas más razões) Lei Cristas. Mas não vamos entrar aqui em politiquices...
Kildu está agora à procura de novo lar, num local calmo e sossegado, pelo que foi para as montanhas de Mátra em busca de uma pequena cabana na floresta. Cabe a nós encontrar este novo lar para esta simpática e desafortunada personagem.
Quem gosta de labirintos vai-se encontrar aqui na sua praia, Para isso basta virem aqui descarregar este jogo, que tem um custo de 2 usd.
Hi-Color Hero
Não é todos os dias que temos um jogo que aproveite as capacidades gráficas do TC 2048 ou TC 2068. Mas Pete Brown resolveu fazer algo diferente, e ainda bem. Assim, criou, um shoot'em'up específico para esses computadores, e também com uma versão para o Spectrum Next.
Para já ainda não conseguimos testar o jogo, pois exige joystick, algo que não temos no PC. Mais tarde tentaremos colocar Hi-Color Hero a funcionar, pois aparentemente não é compatível com o teclado.
Podem vir aqui descarregar o jogo.
domingo, 23 de junho de 2024
E-SWAT (MOD)
A US Gold era conhecida por lançar muitos "turkeys", jogos de grande orçamento, mas com muito pouco sumo e, regra geral, fraca jogabilidade. E E-SWAT encaixa-se perfeitamente nesse paradigma. Tentou capitalizar o sucesso de jogos do mesmo género como Robocop, mas com muito piores resultados.
Mas Tiboh achou que estava na altura de melhorar este fraco jogo. Introduziu-lhe assim as seguintes melhorias:
- Mais rápido (uma das grandes lacunas do original)
- Corrigiu bugs
- Melhorias gráficas
- Novo ecrã e a intro do Atari ST
- Batotas
Não fez com que E-SWAT se transformasse em ouro, mas pelo menos já está jogável. Podem aqui vir descarregá-lo.
Elvisandro el Rockabilly (MOD)
Em 1988, estávamos em plena euforia de lançamentos Espanhóis, alguns de muito boa qualidade, como os da Topo Soft ou Dinamic, mas havia depois algumas editoras que tinham dias. Zafiro, Zigurat, Operasoft, etc., tanto podiam lançar um jogo bastante interessante, como um autêntico "turkey". E tínhamos depois a SPE, da qual não nos recordamos de algum jogo que tenha tido grande reconhecimento público. Talvez, mesmo assim, Evaristo el Punky tenha sido o mais notório, muito por força da figura do personagem principal, que tal como o nome indica, era um punk.
Pois agora, Rockersuke andou umas décadas para trás e transformou o punk num rockabilly, adorador de Elvis e Marylin, mas também do rocakbilly Espanhol e dos Stray Cats, em detrimento de sonoridades mais agressivas como os The Cramps ou The Misfits. Ou seja, ficou com um ar mais betinho e limpinho, mas nem por isso o jogo se tornou mais fácil.
Mas o seu autor, não só mudou a personagem, como ainda deixou muito material interessante juntamente com o jogo, nomeadamente um muito informativo manual. Está assim na altura de dar nova oportunidade a este jogo isométrico, criado com o 3D Game Maker, para o bem e para o mal. Para isso basta aqui virem descarregar o jogo, foi um fim-de-semana verdadeiramente recheado de lançamentos.
Recuperado Obrazec II
Não é só Planeta Sinclair e El Trastero del Spectrum que estão muito activos na recuperação dos antigos programas e jogos para o ZX Spectrum. Também pessoas como Michael Bruhn, Neil Parsons e outros, andam sempre à cata de "novas" coisas. E também Ralf se juntou à festa. No meio das muitas preservações que tem vindo a fazer, conseguiu encontrar um jogo interessante, em especial para quem gosta de labirintos.
Desconhecíamos completamente esta saga (onde andará o primeiro episódio?), mas podem aqui descarregar Obrazec II, ideal para ser jogado num Domingo ventoso e frio, como aquele que estamos a ter aqui pelo Oeste...
Nota: entretanto descobriu-se que o jogo não é mais que Specimen II: The Apple Quest, jogo de 1991 que saiu na Sinclair User issue 124: Great Eight 13.
CM: Os Jogos no Computador - 174
JND: Micromania - 104
Colin the Cleaner (versão 2024)
Colin the Cleaner foi um jogo lançado em 1987 por Harry S. Price através da inconstante Tynesoft. O jogo sofria de alguns problemas, nomeadamente alguma (muita) lentidão, devido à velocidade com que foi desenvolvido, assim como alguns bugs. Mas o jogo também tinha algumas ideias, tanto que o seu autor resolveu em boa hora melhorá-lo.
Experimentámos ambas as verões (a de 1987 e a de 2024). Aliás, terminámos mesmo a versão de 2024, e de facto as melhorias são imensas, beneficiando em muito a jogabilidade de Colin the Cleaner. Algo se manteve, o baixo nível de dificuldade. Mas tendo em conta que a maioria do público-alvo do ZX Spectrum anda pelos quarenta / cinquenta anos, de forma alguma isso é limitativo.
A primeira das melhorias foi a própria velocidade do jogo. Assim, esta nova versão foi inteiramente desenvolvida em Código Máquina, aumentando muito a rapidez com que o nosso personagem se desloca. Por vezes até rápido demais, levando-o para pontos onde não queremos, sempre com consequências fatais.
De fora também ficaram os bugs, pelo menos que se tivessem detectado, assim como a música original, que Harry detestava, no entanto, em alternativa, foram acrescentados os high scores. De facto, o jogo encontra-se agora muito mais fluído, convidando a levar-se os 15 níveis até ao fim.
E a ideia de Colin the Cleaner até é muito simples, apenas temos que apanhar os objectos em cada ecrã, dispersos ao longo de várias plataformas. Quando apanharmos o último, surge o ícone com a saída, que nos leva ao nível seguinte. Mas tem uma nuance, não podemos, de forma alguma, descer as plataformas, a não ser através das escadas, doutra forma perde-se uma vida. Assim, antes de nos metermos a toda a mecha (e a expressão é mesmo essa, dada a rapidez do jogo) à cata dos objectos, convém ponderarmos o caminho que vamos fazer, doutra forma corremos o risco de ficarmos bloqueados num qualquer ponto, sem possibilidade de escapar, a não ser perdendo uma vida. Mas também não convém demasiada ponderação, pois corremos contra o relógio, embora o tempo disponível até seja bem generoso.
Convidamo-vos então a virem experimentar este jogo. É sem dúvida divertido e mesmo terminando-se num ápice, vai fazer-vos passar uns bons momentos. Para isso basta aqui virem, é totalmente gratuito, e embora ainda seja uma versão Beta, aguardando o autor do jogo por mais sugestões da comunidade, já deverá estar muito próximo da versão final. Além disso, deixem-lhe uma palavra de apoio, pois é a melhor forma de demonstrar gratidão pelo seu trabalho.
Artic Invaders + Galaxians MOD
Andy Beale, responsável pelo magnífico Quadron e mais algumas pequenas brincadeiras que em devido tempo anunciámos, tem andado muito silencioso (ansiamos por novos jogos deste autor). Mas entretanto, e enquanto não nos presenteia com novos trabalhos, fez dois pequenos MODs para Artic Invaders e Galaxians.
Não são novos jogos, assinale-se desde já, apenas dois patchs que se juntam o ficheiro original (basta arrastar o patch para o emulador quando têm o jogo aberto), que colmata uma das grandes lacunas desses dois jogos: a pouca velocidade dos disparos. O desafio torna-se agora muito mais justo, equiparando a velocidade dos nossos disparos com os disparos dos inimigos.
Poderão aqui descarregar os patchs.