sábado, 2 de dezembro de 2023

O trabalho de preservação (parte 2)


Nesta segunda parte vamos agora fazer um pequeno apanhado das principais preservações de software nacional. Para isso dividiu-se em cinco grandes categorias:

  1. Timex: inclui todos os programas lançados pela Timex Portugal, sendo a maioria adaptações de programas Britânicos, mas contendo alguns originais, geralmente programas educativos desenvolvidos pela Alfamicro.
  2. Astor Software: inclui os programas originais lançados por esta editora Portuguesa. Geralmente utilitários ou programas educativos, mas com alguns jogos bastante populares pelo meio.
  3. ZX81: inclui os programas lançados para o ZX81. 
  4. FDD: inclui os programas lançados para o sistema de discos da TIMEX. Alguns exigem o sistema CP/M, sendo portanto uma categoria à parte do ZX Spectrum.
  5. Outros: inclui todos os restantes programas Portugueses, excluindo os type-ins menos relevantes ou pequenos programas.

Timex Portugal

Estão identificados 148 jogos e programas para os sistemas TS 1000, TS 1500, ZX Spectrum 16K, ZX Spectrum 48K, TC 2048 e TC 2068. 

Destes, 130 já se encontram preservados, faltando ainda encontrar 18 programas. No entanto, suspeita-se que ainda existam muitos programas lançados pela Timex Portugal por identificar. Muito provavelmente o número aproxima-se das duas centenas.

Astor Software

Já devem estar identificados todos os programas lançados pela Astor Software.

Estão assim catalogados 84 jogos e programas, tendo 65 sido já recuperados. Permanecem por recuperar 19 programas, uma boa parte utilitários e programas técnicos relacionados com as ciências exactas dos primeiros tempos da editora.

ZX81

Foram identificados 26 programas criados para  ZX81, estando neste momento 20 recuperados. No entanto, é provável que existam mais programas nacionais para este computador, uma vez que abrange um período pouco documentado do software que era desenvolvido no nosso país.

FDD

Neste momento estão identificados 54 programas, a maioria de cariz profissional. Apenas 20 estão preservados digitalmente, o que não é de estranhar, pois além do número de cópias lançadas ser bastante inferior aos dos restantes sistemas, pelo facto de estarem no formato de disquete, leva a que a preservação seja bastante mais complexa. Além disso, a disquete tem uma vida útil muito inferior à cassete, levando a que a maior parte das cópias já tenham ido parar ao lixo. A boa notícia é que ainda temos muitas disquetes para catalogar (o processo de preservação de disquetes está mais atrasado - iremos recuperar nos próximos meses) e sabemos que algumas têm MIAs.

Outros

Inclui todos os restantes programas, incluindo editoras como a LOG, Procompe, etc.. 

Conhecem-se 595 programas, estando 479 já recuperados. Estão assim em falta, pelo menos, 116 jogos e programas, alguns bastante conhecidos, como é o caso de Keops (apenas temos uma versão adulterada) ou de Elifoot. 

Dos que ainda são considerados como MIAs, alguns temos em .z80, mas entram na contabilidade como estando em falta. De qualquer forma, ao ritmo actual, durante o ano de 2024 iremos provavelmente atingir a catalogação de 1.000 programas relevantes nacionais. Será assim atingido um marco histórico.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho de preservação! Tenho algumas dúvidas: Como definem a classificação "programas relevantes"? Vocês também estão a identificar o género/tipologia dos jogos e a autoria dos mesmos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciana, vamos por partes. Se tiver código máquina, já se torna relevante. Se for um type-in no qual eu não tenha dúvidas que é legítimo e não plágio ou adaptação, à partida também. Mas estes, só após estarem digitados, é que entram na lista, para ter a certeza que não estamos a cometer algum erro.

      Estou a identificar a autoria de todos e penso no futuro partilhar, apenas escondendo alguns jogos, cujos autores não querem ser identificados.

      Eliminar