sábado, 23 de dezembro de 2023

Starman Next


A Teknamic lançou o Starman Next, jogo criado no Brasil por Paulo e Rafael Silva, pai e filho, durante a pandemia. Tudo começou quando Paulo desafiou o filho a fazerem um jogo juntos, para ocupar o tempo no período de confinamento. O pai programaria o jogo, e Rafael, então com nove anos, desenharia os personagens e a história. O resultado desta linda interação entre pai-filho foi um novo jogo para o ZX Spectrum Next, que foca essencialmente na habilidade do jogador, inspirado nos jogos clássicos dos anos 80.


A história desenhada pelo Rafael começa com o astronauta Peter S. Pace, também conhecido como Starman, em missão no espaço profundo quando a sua nave explodiu repentinamente.


Ele escapou da morte usando o seu jetpac e um escudo de força, as únicas coisas que restaram para ajudá-lo a voltar para casa. Temos ajudar o nosso atribulado astronauta a regressar à Terra, usando as suas habilidades para desviar de cometas e discos voadores, e evitar alienígenas que querem a sua destruição.


Como fomos atirados no espaço, estamos sempre em movimento e só podemos mudar de direção. Alcançar as bordas ou os cantos do ecrã empurram o nosso astronauta em direção ao centro. Um escudo de força protege de colisões frontais, mas usá-lo esgota os suprimentos, que podem ser reabastecidos apanhando itens que se encontram no caminho para a Terra.


Existem dois modos de jogo: Arcade e Survival. No modo Arcade, começamos com três vidas e qualquer colisão custará uma vida. Também podemos apanhar suprimentos mesmo com o escudo ativo. Já no modo Survival, apenas temos 1 vida (como na vida real), qualquer colisão custará alguns suprimentos (restaurados no final de cada setor) e só poderemos coletar itens sem o escudo. Este último modo é um verdadeiro desafio para os jogadores mais hábeis. Fica o desafio para a dupla André Leão e Robson Rangel, a ver quem consegue pontuar mais! 


Esta edição física é um esforço conjunto de pessoas de vários países. Do Brasil temos a dupla de autores pai e filho, e o ilustrador JRR Arts que produziu a impressionante cover art. Do Reino Unido temos Clive Townsend que produziu o logotipo e a capa da caixa. De Portugal temos, mais uma vez, a colaboração do Pedro Pimenta com mais uma música, e o Armando da Edisco que imprimiu as capas. Da China, um fornecedor atencioso. É também a primeira edição física exclusiva da Teknamic para o ZX Spectrum Next, mas não será a última, provavelmente a próxima será uma produção nacional no decorrer de 2024.


A edição física do Starman encontra-se à venda neste link, com os envios a começarem depois do ano novo. Já para quem prefere a versão digital, o jogo está disponível neste link.


Uma nota adicional, o Paulo Silva, autor do jogo, está a desenvolver um editor de setores para o Starman que será publicado em 2024, provavelmente com novas adições ao jogo!

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