Nome: Gerry Anderson´s UFO
Editora: NA
Autor: Francesco Forte
Ano de lançamento: 2017
Género: Acção
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1
De Itália chega um estranho jogo criado no Arcade Games Designer e composto por várias fases, baseado na série dos anos 70 de Gerry Anderson (UFO).
O ano é 1984 e a SHADO (Organização Suprema de Defesa da Sede Principal) já frustrou vários ataques de alienígenas misteriosos, provenientes de um planeta distante, cujo objectivo é raptar os terrestres e extrair os seus órgãos para transplantes por razões não totalmente esclarecidas. No entanto, as incursões de ovnis não foram relatadas durante alguns meses e pensou-se que que os alienígenas tinham desistido dos seus planos. Mas de repente, um grande número de ovnis aparece no sector NML 12 (atrás da Lua) para lançar um ataque em massa contra a SHADO. Querem atravessar as defesas da base da Lua, aterrar perto da sede da SHADO, atrair e destruir o máximo possível de veículos desta e, finalmente, voltar a entrar no sector NML 12.
O nosso papel é então controlar os veículos da SHADO para repelir o ataque alienígena e destruir pelo menos cinquenta ovnis. Os alienígenas, por seu lado, terão que fazer o mesmo para neutralizar a SHADO por um longo tempo. O lado vencedor será quem primeiro atingir a marca dos cinquenta hits. O jogo encontra-se então dividido em três fases: a base da Lua, a floresta e a fuga dos ovnis sobreviventes.
- Base da lua
- Floresta
A meio da floresta existe também um lago e nele pode estar escondido um ovni. Teremos que o abater com cargas de profundidade.
Se destruirmos todos os ovnis, voltamos à primeira fase para novo round, caso contrário, os ovnis sobreviventes descolam e entramos na terceira fase.
- Fuga dos ovnis sobreviventes
O que temos aqui é uma ideia complexa e que poderia originar um excelente jogo. No entanto a implementação do mesmo deixa algo a desejar. Os níveis um e três são praticamente injogáveis, tal a rapidez da acção, o que faz com nem nos apercebamos do que se passa no ecrã. Por outro lado, no segundo nível escapa-nos um pouco o sentido daquilo que teremos que fazer.
A nível gráfico e sonoro é também tudo muito básico, sinal que o programador ainda tem que melhorar esta vertente em jogos futuros.
De qualquer forma, para primeiro jogo, parece-nos que existem aqui ideias interessantes a serem exploradas e que com um pouco mais de experiência, Francesco estará apto a criar jogos com mais substrato.
UFO é gratuito e pode aqui ser obtido.
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