quinta-feira, 26 de julho de 2018

Como reconhecer uma cassete pirata?

Assistimos ultimamente a alguma confusão em sites estrangeiros de venda de jogos, que descrevem jogos pirata como sendo "edições originais portuguesas", sites de classificados como o olx ou até ebay, onde os vendedores os colocam a preços elevados por serem "originais", enganando alguns coleccionadores pelo caminho. Decidimos que seria altura de fazer um guia que pudesse ajudar qualquer pessoa a identificar se os jogos que têm ou planeiam comprar/vender são originais.
Em seguida colocamos algumas fotos para demonstrar o aspecto destas edições, explicando como as podem identificar facilmente.


Na primeira foto, temos alguns piratas do início dos anos 90, com capa a cores muito semelhante à original, mas que frequentemente traziam inscrições na capa, tais como "cassete de computador" ou "instruções em português". Se puderem examinar directamente a capa, podem verificar que a qualidade da imagem não é muito boa e que também muitas vezes são apagados os códigos de barras e/ou os logótipos dos editores (segunda foto).


A terceira foto mostra piratas da mesma era, em que nada é escrito na capa da cassete e a qualidade das imagens não é muito má, por isso o conselho que posso dar é que verifiquem quais os jogos que foram editados originalmente em formato double jewel case. Se pesquisarem um pouco, verão que nenhum destes títulos saiu neste formato ou pelo menos com esta capa. Podem também verificar pelas barras pretas ou brancas em volta da capa original, indicando que esta foi redimensionada.



As cassetes da quarta foto são claramente piratas, mas decidi incluí-las para dar algum contexto histórico da distribuição de jogos em Portugal na época. Nas lojas era comum haver uma lista de jogos disponíveis que seria dada ao cliente e após a escolha, pedir-lhe-iam que voltasse algum tempo mais tarde, para lhes dar tempo de gravar a cassete. Pegavam então numa cassete nova, gravavam o jogo a partir do original e adicionavam uma capa com o logótipo da loja ou um desenho relacionado com jogos ou computadores, que a identificava e servia como publicidade, mostrando de onde vinha o jogo. Algumas lojas fotocopiavam apenas a capa do jogo original, podendo ser visualizado na quinta foto.


Os originais:

A Astor Software foi uma editora de software e jogos sediada em Lisboa que nunca funcionou de modo legal, pois não havia na altura qualquer legislação que protegesse os direitos dos autores de software. Deste modo, na sua loja vendiam jogos piratas lado a lado com as suas próprias edições, que podemos considerar originais, já que os jogos eram licenciados diretamente dos autores, fazendo na época o mais próximo possível daquilo que atualmente chamamos uma edição original. Estiveram inclusivamente envolvidos na promoção de um concurso nacional de software de modo a encontrar novos autores para a sua "editora".

Houve também alguns casos pontuais curiosos, como algumas edições da Texto Editora, Triudus ou o famoso caso do Paradise Café, um jogo pornográfico de autor desconhecido, que apareceu nas lojas com diferentes capas, distribuído por "piratas profissionais".



Algumas lojas distribuíram software de gestão e contabilidade original, títulos educativos e até jogos que compravam directamente aos autores (como podem ver na foto anterior), mas de um modo muito amador e usando capas de loja, vendo os seus produtos frequentemente ser "roubados" e distribuídos por outras lojas.

Em conclusão, se procurarem uma edição original (que não seja portuguesa) e todos estes métodos falharem, verifiquem a própria cassete. As cassetes em Portugal tinham apenas um autocolante com o nome do jogo, ou o nome do jogo escrito na cassete a marcador, mas não conhecemos nenhum pirata que se desse ao trabalho de fazer "screen printing" (impressão na cassete).

Se procuram originais portugueses, isso será mais difícil de avaliar, por têm de ver as situações caso a caso e saber um pouco mais sobre a história dos videojogos em Portugal.

Esperamos que este pequeno guia tenha ajudado algumas pessoas a aprender mais sobre a nossa cena nos anos 80 e que finalmente esclareça o público do que são as cassetes piratas, acabando com toda a confusão em volta deste assunto.

How to recognize a pirated tape?

After witnessing some confusion on online sites selling pirated games as if they were “original portuguese releases”, classified sites where sellers put them at high prices because they are “original” or even showing up on ebay tricking some foreign collectors, we thought it would be useful to write a guide that could help anyone to identify if the games they have or are planning to buy/sell are original.

Next we will show some pictures to demonstrate the look of these pirated editions, explaining how you can easily identify them.

 

On the first picture are some pirates from the early 90's, with a cover very similar to the original but which often had something written on the inlay, like "cassete de computador" (computer tape) or "instruções em português" (instructions in portuguese). If you can examine closely, you can notice that the quality of the image is not so good and that often the code bars and/or the publisher’s logos are erased (second photo).


The third picture shows pirates from the same era as before but this time there is nothing written on them and quality of the cover is quite good, so the only hint I can give you is to be careful and check which games were released in double jewelcases, if you look carefully, you'll see that all of these never were released in a single case like these (or with this art). You can also tell by the white or black bars surrounding the original cover, that it was reduced in size.


The tapes in the fourth picture are noticeably fake, but I think I should show them also for a little bit of context on the distribution of games in Portugal at the time.On stores, there would usually be a list of games that was given to the client to choose from, after that choice, they would  be told to come back some time later, to give them time to copy the game. Then the pirate would take a blank tape, record the game from the master (original) and add a cover with the store's logo ou some drawing related to videogames/computers that also worked as kind of an advertisement, showing where the game came from. Some stores also copied the original game’s cover, but we didn’t include a picture of these tapes because those can be identified easily.


Finally, the originals:

Astor Software was a publisher of videogames and all kinds of software in Portugal that never was legalized because there were no laws back then protecting the software copyright. So, aside from selling pirated tapes, they also sold originals that they licensed from the original portuguese developers, doing at the time the closest that we had to what is now considered an original release. There was even a national software contest at one time to find more authors for their "publisher".

There were also some curious cases, like some editions from Texto Editora, Triudus or the famous case of Paradise Café, a porn game of unknown origin that started to show up in stores with different covers (mine is the most popular) distributed by "professional pirates".


Some stores also distributed original productivity software, educational titles and even games that they bought from developers (last picture) but distributed them in a very amateurish manner and had their games stolen often only to be sold in another store nearby.

In conclusion, if you are looking for an original release (that is not portuguese), always check the tape. Tapes in portugal always had stickers with the title or the name of the game written in marker, we don't know of any pirate that screen printed the tapes.

If you're looking for portuguese originals, well that will be more difficult to recognize, because you have to evaluate case to case and know a little bit more about the history of videogames in Portugal.

We hope this small guide helped some people learning more about our scene in the 80's and to finally clerly reveal what are pirates, hoping to end with all the confusion around this issue.

1 comentário:

  1. O NEXT nao é um spectrum, tem o logotipo autorizado mas nao passa de uma maquina emulada que usa FPGA chips reprogramaveis e Eproms. Nao é um sistema criado de raiz com ULA proprio

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