domingo, 1 de setembro de 2019

Um novo blogue: Planeta MS-DOS


O Planeta Sinclair tem feito um extenso trabalho de preservação e divulgação do software nacional relacionado com o mundo do ZX Spectrum. No entanto, ao longo desta jornada, acabamos por encontrar, e não poucas vezes, verdadeiros achados, específicos a outras plataformas, mais especificamente, aos IBM-PC compatíveis, cujo sistema operativo, o MS-DOS, marcou um período frenético de evolução entre as década de 80 e 90. Um período que hoje, parece um tanto quanto esquecido, em detrimento de outras gerações e plataformas com um poder nostálgico maior.

Foi então que surgiu a ideia de criarmos um espaço semelhante ao deste blogue, mas dedicado ao universo do MS-DOS!

Em primeiro lugar, queremos dar visibilidade ao que foi criado nesta época, em Portugal e lá fora, seja sobre software (tanto na componente lúdica como na de negócio), sejam sobre publicações, eventos, factos históricos, etc. Em segundo lugar queremos também fazer a ponte com os dias de hoje, falando sobre novos projectos e produções e acompanhar a cena que está a ficar cada vez mais activa.

Eis então que apresentamo-vos o Planeta MS-DOS! Este blogue, nosso parceiro, irá acompanhar o irmão mais velho na jornada de preservação do software nacional!

A honra do primeiro post cabe ao Pedro Pimenta, que tem já na sua fila de espera, vários achados fantásticos sobre softwares lusos da década de 90, e que caíram no esquecimento geral! Haverá também algumas surpresas do Ricardo Lé, o nosso especialista em tudo que se relaciona sobre o hardware dos IBM-PCs. (E este que vos escreve também irá dar uns ares de sua graça!)

Podem visitar o Planeta MS-DOS aqui!

2 comentários: