quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Behind Closed Doors 9

Nome: Behind Closed Doors 9
Editora: Zenobi Software
Autor: John Wilson
Género: Aventura de texto
Ano de lançamento: 2020
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Behind Closed Door deverá ser a mais longa saga existente para o Spectrum, que ao contrário do que o nome indica, não tem apenas nove episódios, mas mais alguns que entretanto foram criados pelo meio.  Entretanto este é o mais recente, transposto para o Spectrum pelo incansável John Wilson, que não cessa de nos presentear com estas pérolas. E mais uma vez o jogo tem todos os condimentos que fizeram desta série, uma das mais bem conhecidas dos fã de aventuras de texto. É também curioso que ultimamente temos voltado a ler as Your Sinclair, e adivinhem quem normalmente aparece na secção das aventuras de texto praticamente todos os meses? Pois é, o próprio John Wilson (aka Balrog, aka Old Man), que já na altura tinha uma energia fora do comum.

Quanto a esta aventura, mais uma vez o personagem principal é o bonacheirão Balrog, que utiliza o quarto mais pequeno da sua casa, isto é, a casa-de-banho, para se alhear do mundo e da sua dominadora esposa, além de colocar a leitura da Goblin Gazzette em dia (e preencher as palavras cruzadas), enquanto faz as suas necessidades mais prementes (com grande impacto sonoro e olfactivo). Alguns dos episódios desta série apenas têm um único local, sendo normalmente o objectivo conseguir abrir a porta do WC e voltar ao mundo real. Não se sabe bem porquê, mas Balrog tem uma tendência inata para se trancar na casa-de-banho e perder a chave. Mas a avaliar por aquilo que se conta de Mrs. Balrog, se calhar acontecer-nos-ia o mesmo.

A aventura segue também a linha de episódios mais recentes, apresentando puzzles mais ou menos lógicos, intuitivos, mas que por vezes é necessário algum pensamento lateral e experimentar palavras não tão habituais neste tipo de aventuras. Para quem não domina a língua inglesa, poderá ter mais dificuldade, mas nada que um bom dicionário não resolva. Já agora, "Help" é uma palavra útil ao início, estranhando-se que a palavra "X" ou "Exam" não funcionem (tem que se utilizar a palavra completa). Não esquecer que "Examine" e "Search" provocam reacções diferentes e que a ordem é vasculhar tudo. Apesar da aventura não ser muito longa, vai providenciar seguramente divertimento para um bom par de horas.  

Quem não aprecia humor de latrina, não vai gostar da série Behind Closed Doors. Para esses, em vez de lerem a Goblin Gazzette, aconselhamos a ler o Financial Times ou a estudarem o biorritmo. No entanto, quem aprecia uma mini-aventura bem humorada e inteligente, não se irá arrepender de experimentar este ou qualquer outro episódio das aventuras e desventuras de Balrog. Sabemos que as aventuras de texto normalmente apenas se destinam a um nicho muito específico de mercado, mas esta será talvez a melhor forma dos principiantes tomarem conhecimento com o género. E afinal de contas foi por aqui que começámos...     

Sem comentários:

Enviar um comentário