quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Recover +3 (type-in)


Recordam-se da Your Sinclair de Maio de 1988? Aquela que trazia na capa Corrine Russel, modelo de página 3, e que tantas reclamações originou de pais indignados (e também cartas entusiasmadas de adolescentes). Pois nesse mesmo número vinha um type-in com origem nacional. Assim, Alexandre Cunha, que participou em Keops (não se preocupem que não está esquecido), enviou para publicação um pequeno programa, dividido entre Basic e CM, que permitia recuperar programas acidentalmente apagados.

Apesar de ser um type-in não tivemos necessidade de o digitar, pois este vinha numa das cassetes que o Luís Rolo, um dos autores de Welcome to Holywood, doou ao Museu LOAD ZX Spectrum. Assim, quem agora quiser este programa, basta aqui vir descarregar.

4 comentários:

  1. Tenho seguido com atenção a "saga" Keops e cada vez fico mais curioso.

    A incrível banda desenhada de Jaime Soares apresentada na Softfile nº 1, e que deu o mote ao concurso, deixa adivinhar ter despertado o interesse de muitos.

    Por outro lado, o valor monetário dos prémios (tendo em conta que se tratava do ano de 1986) seria bastante atractivo para qualquer jovem programador.

    Pergunto-me então qual será a qualidade que poderemos esperar dos programas vencedores e se teremos alguma agradável surpresa.

    Não podem levantar só um bocadinho o véu sobre o que já descobriram?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, agradecemos a leitura "fiel".

      Temos conhecimento da existência de três Keops, que foram precisamente os primeiros classificados e que vão aparecer na Softfile n.º 4 (o último número da sua curta vida). Seguramente haverá mais, mas muito dificilmente daremos com eles, pois nem os nomes temos.

      Quanto aos três primeiros, por termos os nomes, conseguimos encontrar todos na net. Dois reponderam ao nosso repto (Alexandre Rodrigues e Carlos Barroqueiro), o terceiro nem respondeu. Infelizmente já ninguém tinha as cassetes com os jogos.

      Entretanto conseguimos encontrar numa cassete do Luis Rolo, uma versão beta do Keops do Alexandre Rodrigues e Alexandre Cunha. Beta porque não tem o ecrã de carregamento correcto, porque tem algumas gralhas nos textos (é uma aventura de texto, muito boa, por sinal), e porque ainda não estava compilada, notando-se alguma lentidão. Estamos a trabalhar com o Alexandre para recuperarmos o jogo tal e qual como estava originalmente. Este chegou a ter edição física através da revista que se seguiu à Softfile, a RS232.

      Um dos segundos classificados, o Carlos Barroqueiro, anda à procura do jogo, mas á partida a cassete já se perdeu para sempre, infelizmente. Esperemos por um milagre...

      O outro concorrente que ficou em segundo lugar, para já ainda não respondeu ao nosso repto, mas vamos voltar a insitir.

      Assim, necessitamos apenas de mais algum tempo para podermos ter o Keops funcional e tal e qual como foi lançado originalmente.

      Eliminar
  2. Obrigado, assim já se consegue ter uma perspectiva mais sistematizada dos avanços conseguidos e pelo menos do tipo de um dos programas vencedores.

    (Muito influenciado pelos nuestros hermanos a minha cabeça estava a imaginar alguma coisa à lá Profanation, ou até quem sabe, algo assim como o Rick Dangerous...)

    Boa sorte para a recuperação do programa original, certamente que será uma aventura agradável de descobrir ao fim destes anos todos.

    ResponderEliminar
  3. A aventura do Keops foi criada por mim, e teve apenas duas inspirações: a história publicada pela Softfile (uma breve banda desenhada) que serviu de base para o concurso, e o estilo do programa "The Hobbit". Tudo o demais foi "made in Portugal" sem mais influências.

    Abraço,

    Alexandre Rodrigues

    ResponderEliminar