sábado, 23 de dezembro de 2023

Jesus Versus the Romans


Se já descarregaram a Woot! 2023, terão provavelmente visto uma das enormes surpresas que faz parte do magazine informático. Sim, além de da aventura do Luís Peres, temos mais um jogo nacional: Jesus versus the Romans, obra do nosso bem conhecido Zé Oliveira.

E tudo começou porque o Dave Hughes, programador exímio e mentor da Woot! nos perguntou se convencíamos algum programador a colaborar com a revista. Imediatamente o Zé se prontificou a ajudar e em tempo recorde desenvolveu um jogo surpreendente.

Deixamos também já um aviso, o jogo é para ser levado como uma comédia. Mentes mais sensíveis, talvez seja melhor dedicarem-se a outra coisa. Da nossa parte, e porque também adoramos Monty Python (A Vida de Brian é a melhor comédia de sempre), deliciámo-nos com o jogo e com os muitos "Easter eggs" nele presentes.

Tudo começa com um típico jogo de arcada, no qual temos que eliminar os inimigos que se acercam de nós com os paus. Temos apenas as teclas "1", "2" e "0", sendo que esta última dispara corações contra a populaça. A maior parte das vezes são eliminados, vendo-se a sua alma a deslizar para o Céu. No entanto, por vezes esquivam-se, tendo que se disparar uma segunda vez e rezar para que desta vez o coração lhes acerte em cheio. Se o inimigo nos apanha, morremos e temos a possibilidade de começar de novo e tentar fazer uma maior pontuação.

Devem agora estar a questionar-se a razão por que logo no início do carregamento vos é questionado se querem correr o jogo com, ou sem ecrãs. A razão é que esta primeira parte é apenas um aperitivo para uma segunda parte muito maior. Como lá chegam, terão que descobrir por vós, mas irão ver que os Monty Python estão sempre presentes. Lembrem-se, always look on the bright side of life...

A segunda parte do jogo é então uma aventura de texto do tipo "make your own adventure". Assumimos as cruzes de Brian da Nazaré (para quem não sabe, se isso é possível, é o principal personagem da obra-prima Life of Brian), um filme que conseguiu enraivecer todas, mas todas as religiões.

Vamos então percorrendo vários locais de Jerusalém, seguindo um pouco a história do filme. Se escolhemos a opção com imagem, iremos vendo as várias paisagens. 

Neste ponto deixamos uma nota: o programa foi escrito em BASIC Apascalado. As imagens vão sendo carregadas à medida que vamos chegando aos locais. Assim, é fortemente aconselhado jogarem num emulador que permita o carregamento dos blocos em modo flash e que tenha a opção de repetir o carregamento no fim. Dutra forma, será aconselhável a jogarem sem imagens (no entanto, metade do divertimento perde-se).

Em cada local encontramos personagens diferentes que nos colocam uma questão específica, sempre com motivos religiosos, ou não estivessem no Natal e A Vida de Brian não tivesse uma temática religiosa. Apenas uma é a resposta certa, normalmente bastante intuitiva, e só após respondermos acertadamente a tudo, podemos passar ao segundo nível. 

Deixamos ainda uma outra dica: desenhem o mapa. Parece-vos com algo?

O segundo nível é muito rápido, e permite-nos terminar o jogo, tendo o bom final ou os maus finais. Cabe a vocês tomarem a decisão certa e justa. Impagável são as reviews ao jogo (e mais não dizemos)...

Se gostaram daquilo que aqui leram, têm agora bom remédio. Ou jogam online (aqui, na página do Zé), ou vêm aqui descarregar a Woot! 2023. Bom Natal a todos, é o desejo de Arca Lusitana e Planeta Sinclair. 

4 comentários: