A demonstração desta semana é inspirada no jogo Labyrinth (1983) [por Axis para o ZX Spectrum].
Este programa tem como único objectivo familiarizar os concorrentes com esta técnica insólita de programar no ZX Spectrum. A versão do concurso anterior tinha um algoritmo simples para gerar labirintos, mas por vezes os labirintos saíam com ciclos (a versão da Axis também fazia isso) - isso foi corrigido nesta versão. A versão da concurso anterior (ver aqui) desenhava as paredes com linhas - esta versão desenha paredes pintadas.
Vamos aproveitar esta oportunidade para apresentar vários algoritmos para gerar labirintos: esta semana mostramos um algoritmo tradicional (prima uma tecla para ver o gerador em slow motion), na próxima semana mostraremos um algoritmo recursivo (mais simples, mas mais abstracto) e na semana seguinte mostraremos um algoritmo tão simples que até uma criança de cinco anos consegue perceber.
Para correr o programa online, clicar aqui.
Para ver a listagem e fazer o download dos ficheiros, clicar aqui.
Convidamos os leitores a examinar a listagem e a fazer alterações no programa. Todos os programas BASIC Apascalado que apresentamos nesta série podem ser melhorados e todos os leitores estão convidados a melhorá-los. Por exemplo, a versão da Axel mostrava o caminho percorrido no labirinto e alguns jogos têm monstros dentro do labirinto.
Quem estiver interessado no concurso, pode ler o regulamento aqui.
Quem estiver interessado em saber mais sobre esta linguagem e sobre como compilar os programas, pode clicar aqui.
Em caso de dúvidas, não hesitem em perguntar.
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