quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

AGDX Christmas Code Jam 2018


Graças à página Vintage is the New Old, que ultimamente tem dedicado menos tempo ao Spectrum (esperemos que apenas provisoriamente), demos com o fórum do AGDX. E tem um tema muito interessante em curso, o AGDX Christmas Code Jam 2018.

Assim, gostariam de participar num novo jogo do ZX Spectrum, mas não têm tempo, know-how ou paciência? No espírito da pequena comunidade AGDX, Allan Turvey e Andy Johns (que dispensam apresentações), acharam que seria divertido meter as pessoas a colaborar num jogo para o Natal. Apenas uma condição muito simples, o personagem principal será Tiny Tim (ver imagem de cima).

É a noite de véspera de Natal de 1984 e Tim adora o Manic Miner, mas o Spectrum está estragado. Tenta então adormecer esperando ansiosamente pelo Spectrum + e o jogo Jet Set Willy que deverá receber logo pela manhã. Entretanto começa a sonhar, encontrando-se no seu próprio jogo, no qual tem que atravessar uma série de ecrãs cheios de inimigos, apanhando os itens de Natal para decorar a árvore. Só então o Pai Natal lhe irá deixar o tão desejado Spectrum + no sapatinho. O jogo vai ter obviamente algumas semelhanças com Manic Miner, mas Tim tem uma ajuda de peso, uma bola de neve que pode utilizar para congelar os inimigos e tentar acertar nos interruptores e armadilhas.

Allan e Andy vão trabalhar na mecânica do jogo, mas a comunidade pode ajudar com os sprites, concepção dos níveis e músicas. O principal objectivo é tentar obter o maior número possível de colaboradores, pelo que qualquer um poderá ser voluntário e fazer parte de um novo jogo para o Spectrum. E de que forma?
  • Christmas Elf: como Elfo podes criar um sprite inimigo usando um total de quatro frames de animação. 
  • Red Nosed Reindeer: Como Rena podes criar um novo nível. Será fornecido um modelo de ecrã, com um pequeno conjunto de blocos gerais (incluindo blocos que derretem, gelo escorregadio e similares), bem como podes adicionar dez novos blocos da tua preferência. O ecrã não deve exceder os 400 bytes de tamanho (no AGDX pressionar "Q" para ver a memória ocupada).
  • Jingle Bell: tal como esperarias, aqui podes criar uma música com um tema de natal. Se possível serão adicionadas músicas diferentes no jogo.
  • Santa's little helper: O ajudante do Pai Natal tem como função o testar o jogo até à exaustão para que tudo fique bem afinado.
Este é então um projecto pioneiro, mas que visa juntar ainda mais a comunidade. Tem todo o nosso apoio, e iremos ajudar naquilo que conseguirmos. Atrevam-se também a fazê-lo!

2 comentários:

  1. Nao estamos dedicando menos tempo ao ZX Spectrum de propósito! :) Simplesmente muita coisa pra fazer e pouca gente! Quem sabe a gente arruma um Spectrum expert em tempo integral entre os visitantes de Planeta Sinclair! Mas nao se preocupe, logo logo teremos mais ZX Spectrum no site vintageisthenewold.com ! :)

    ResponderEliminar