terça-feira, 18 de dezembro de 2018

60 Jogos para o ZX Spectrum - livro com correcções


Tive uma verdadeira surpresa neste passado fim de semana quando descobri numa feira de velharias o livro 60 Jogos para o ZX Spectrum à venda. Como era um livro que me faltava na minha colecção decidi comprá-lo, mas só quando cheguei a casa é que descobri que não era um livro qualquer.

Este tinha uma assinatura de posse de Desiré Elisée Turpin, um português originário de Guiné-Bissau que em 1984, data em que recebeu/comprou o livro (algo que foi devidamente assinalado no mesmo), decidiu explorar o mesmo testando todos os seus programas. Ao ver que alguns dos programas não funcionavam, pois infelizmente nem todas as editoras tinham o mesmo controlo de qualidade, tentou corrigir esses programas, fazendo as devidas correcções no livro. Noutros casos deixou pequenas notas explicativas, nalguns programas acrescentou ou removeu partes do código, além de diversas notas que fez para si próprio que, apesar do interesse histórico, considerei não terem relevância suficiente para aqui serem incluídas.

Decidi então que seria interessante preservar esta memória digitalizando as páginas com as correcções e alterações de Desiré, tanto como curiosidade como para ajudar aqueles que eventualmente tendo o livro e nunca tendo chegado a conseguir colocar os programas a funcionar, possam ver como corrigir os erros e correr os programas.

Seguem então as páginas que considerei terem mais interesse:







Se eventualmente o autor destas anotações vir este post, gostaríamos de entrar em contacto com ele e saber se chegou a fazer mais algumas experiências de programação em Spectrum, bem como se terá ainda algum material da época que seja interessante preservar.

2 comentários:

  1. Interessante. Lembro-me bem de comprar esse livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já preservámos entretanto uma compilação da Triudus com estes 60 programas traduzidos para português e mais cedo ou mais tarde será aqui colocado.

      Eliminar