domingo, 23 de dezembro de 2018

Survival ZX


Nome: Survival ZX
Editora: NA
Autor: Mr Rancio
Ano de lançamento: 2018
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Sinclair
Memória: 128 K
Número de jogadores: 1

Conheci os horrores da guerra, mas essa situação é demais para mim. Todas essas obras de ficção sobre o tema do "Apocalipse Zombie" não chegam sequer perto do que realmente está a acontecer. Perdi a minha família e amigos. Não tenho motivos para viver. Pensei no suicídio. A ideia passou-me pela cabeça diversas vezes. Se eu encontrasse uma arma... Um tiro na cabeça resolvia os meus problemas. Com alguma sorte não seria transformado num daqueles malditos monstros. Em dias como hoje, sinto-me vivo. Quero viver. Tenho que deixar este prédio. Já nada é seguro. 

(Do Diário de Joe, Maio de 2025)

É assim que começa a história de Survival ZX, baseado nos filmes dos Mortos-Vivos, fazendo também lembrar um jogo que apareceu há cerca de um ano (Zxombies), e que nem por isso nos encheu as medidas. E também este vai pelo mesmo caminho, se bem que reconheçamos o trabalho meritório do programador na criação de cenários gore e alguma diversidade na acção. Mas não o suficiente para que Survival ZX ultrapasse a mediania.


São também vários os problemas de Survival ZX. Em primeiro lugar um sistema de colisão no mínimo estranho, que faz com que se consiga atingir os mortos-vivos quando ainda estamos afastados deles. Estes também têm uma tendência para aparecer por cima de nós, quando mudamos de cenário,. roubando-nos imediatamente uma vida (qualquer toque com os inimigos é fatal). mas apesar de tudo o jogo é fácil, demasiado fácil...

A jogabilidade também não é a melhor, com alguma lentidão ao nível dos controlos, o que faz com que por vezes não consigamos sequer mudar de direcção para atingir os mortos-vivos. E apesar do jogo ter cinco níveis, nos quais temos que cumprir várias missões antes de poder escapar pela saída, é tudo demasiado fácil e imediato, fazendo com que se termine ZX Survival em menos de vinte minutos, mesmo contando com um mostro que aparece após o último nível e que temos que abater, logo após escaparmos do supermercado.


E mesmo os gráficos e cenários são um pouco insípidos, um pouco aquilo que se passava com Zxombies. A música será talvez o melhor do jogo, mas não o suficiente para que nos cative para fazer mais do que meia dúzia de tentativas para escapar dos zombies.

Apesar de tudo, aqueles que gostam de temas de horror poderão achar alguma piada a Survival ZX. Sempre poderão dar ao gatilho (depois de acharem a arma) e mandar alguns mortos-vivos para a terra dos seus antepassados. Os outros, mantenham-se ao largo, é mais saudável...

Survival ZX é gratuito, podendo aqui ser obtido.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário