sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Fillomania


Nome: Fillomania
Editora: NA
Autor: Dmitry Krapivin
Ano de lançamento: 2018
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 / 128 K / TR-DOS
Número de jogadores: 1

Dmitry Krapivin lança uma média de um programa por mês, a maior parte mini-jogos, alguns bastante originlais, como foi o caso de Quest. Mas a sua especialidade são os quebra-cabeças, sendo o mais recente baseado no puzzle japonês Fillomino.

O objectivo é muito simples, é-nos apresentado um tabuleiro com números por preencher. Alguns já estão colocados por defeito. Por exemplo, tendo um "8" no tabuleiro, sabemos que teremos colocar, numa posição adjacente, mais sete "8's". Se for um "3", teremos que colocar mais dois "3's". A ideia é que cada dígito tenha adjacente o mesmo número de vezes o seu valor. Estão a perceber a ideia, não é?


Depois de colocarmos todos os números, é revelada a imagem (como em cima, correspondente ao primeiro nível) e podemos então passar ao puzzle seguinte. São dezoito, alguns mais difíceis que outros, mas em geral todos solucionáveis de forma mais ou menos rápida.

O que não gostámos tanto foi das teclas escolhidas. Teclas direccionais, mais o "enter" para escolher o dígito e o local onde o vão colocar (no canto superior esquerdo conseguem ver o dígito seleccionado), e o "space" para eliminar o dígito colocado, não é muito funcional.

De qualquer forma, Fillomania é divertido, permitindo passar uns bons momentos a usar as células cinzentas. E sendo gratuito (pode aqui ser obtido), não há motivo para não o descarregarem.

Por fim, os nossos agradecimentos a Pixel Perfeito, que está sempre em cima do acontecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário