domingo, 13 de dezembro de 2020

6.6.6.6


Nome: 6.6.6.6
Editora: NA
Autor: Anhot Studio
Ano de lançamento: 2020
Género: Simulador
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Durante quase seis meses, a competição Yandex Retro Games Battle 2020 esteve aberta para todos aqueles que quisessem mostrar os seus dotes de programação no Spectrum. Depois do enorme sucesso do ano anterior, no qual entraram 19 propostas, a maior parte de enorme qualidade, as expectativas para este ano eram muito elevadas. E corresponderam às expectativas em termos de quantidade, pois temos 15 jogos para ver nos próximos tempos. Curiosamente nenhuma proposta portuguesa, apesar da própria página da competição estar traduzida para a nossa língua. Enfim...

Nota: por uma questão de ética, estamos a ver os jogos pela ordem que nos chegaram e apenas colocamos a review depois de serem anunciados os resultados, resultando assim num desfasamento grande entre a altura em que a escrevemos, e a altura em que é lançada no blogue.

6.6.6.6 foi então o primeiro com que abrimos as hostilidades e que nos vão manter muito ocupados nos próximos 15 dias. E é um jogo diferente, misto de simulador e quiz (uma pena não percebermos russo, pelo que as questões vão sendo respondidas ao calhas). Tem também uma história estranha, não destoando do jogo. Assim, na antiguidade, para separar o mundo das trevas, da civilização, foi construída uma linha de defesa (uma rede). Mas as criaturas das trevas, aos poucos têm vindo a destruir essa rede, que neste momento já tem inúmeras rachas. Se a linha de defesa colapsar, o mundo acaba, pelo menos da forma como o conhecemos. Foi então escolhido um herói (nós, claro), que tem como função reparar a rede.

Para cumprirmos com o objectivo, teremos que passar então por duas fases. Na primeira, vá-se lá saber porquê, pedalamos uma bicicleta, a qual tem que chegar ao fim de um percurso sinuoso e esburacado (as poças devem ser evitadas). A bicicleta tem oito velocidades, mas obviamente que quanto mais rápido formos, maiores as chances de nos espalharmos ao comprido. De cada vez que isso acontece, perde-se uma vida. 

Se conseguirmos chegar ao fim do percurso antes do tempo se esgotar, segue-se uma sessão de perguntas e respostas e confessamos que nesta parte nos sentimos completamente perdidos. Não percebendo minimamente a língua, as respostas são dadas aleatoriamente, e de cada vez que se erra uma pergunta, perde-se uma vida (começamos com cinco).

Em relação à fase na qual pedalamos a bicicleta, e que era aquela que depositávamos mais esperanças, o jogo sofre de problemas de jogabilidade (por mais de uma vez fomos parar à listagem do jogo, e também ficava encravado com frequência, acontecendo nos dois emuladores em que o testámos). O jogo sendo mudo e os gráficos apenas a preto e branco, também não ajudaram a que nos sentíssemos particularmente motivados a continuar a jogar. E não podendo nós avaliar a parte do quiz, pelas razões já referidas, mas sabendo que esta era uma competição internacional, com júri e jogadores de muitos países diferentes, não deixa de ser um pouco decepcionante a forma como o produto final foi apresentado.

Assim, 6.6.6.6 sofre de alguns (muitos) problemas de jogabilidade, som inexistente, gráficos básicos a preto e branco, e alguns bugs pelo meio, não oferecendo um jogo estimulante, a não ser para os poucos que gostem de simuladores de bicicleta, quiz's, e percebam a língua russa. Convenhamos que não devem ser muitos... 

Sem comentários:

Enviar um comentário