sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Planeta Sinclair ZX Spectrum Game Awards 2020

I

Esta cerimónia visa premiar a excelência dos melhores trabalhos na área do software de entretenimento, através de distintas categorias, como forma de reconhecer o mérito de todos os envolvidos no processo de criação de um jogo para o microcomputador ZX Spectrum. 

II

A organização é da exclusiva responsabilidade e competência dos membros do Planeta Sinclair, em consonância com João Diogo Ramos, mentor e curador do Museu Load ZX Spectrum.

III

O evento ocorrerá no final de Janeiro, em data a anunciar em breve, com transmissão em direto no Museu Load ZX Spectrum. Sendo os resultados oficiais disponibilizados, posteriormente, no seguinte endereço: https://planetasinclair.blogspot.com

IV

Todos os jogos elegíveis a concurso terão de ter sido disponibilizados, pela primeira vez, ao grande público, no ano civil transato à data do evento. Não são considerados os modificados, desaparecidos ou de anos anteriores salvo exceção os que não tenham tido distribuição comercial e pública e que foram sujeitos a algum tipo de modificação, significativa, na codificação e estrutura de jogo no ano a prémio em questão.

V

Serão permitidos, a concurso, todos os jogos que funcionem no hardware original do ZX Spectrum: 16K, 48K e 128K bem como jogos que necessitem de periféricos externos, para serem jogados, como são os exemplos de:  ROM Cartridge Interface, ZX Dandanator, DivMMC entre outros. 

VI

Haverá, primeiramente, entre os membros do Planeta Sinclair, uma pré-seleção dos melhores jogos que serão os nomeados de cada uma das categorias. Posteriormente haverá uma votação, pelo júri selecionado, como forma de apurar o vencedor correspondente de cada categoria. As categorias indicadas a prémio serão afixadas no dia 01/01/2020 no seguinte endereço: https://planetasinclair.blogspot.com

VII

O júri será composto por elementos do Planeta Sinclair, bem como membros distintos, de vários pontos do globo, reconhecidos pela comunidade e pelo seu contributo, ao longo dos anos, no panorama do ZX Spectrum ou dos videojogos. 

VIII

Para apuramento de um vencedor, na respetiva categoria, deverá haver um número mínimo de 3 votantes, para que o fator de atribuição do prémio seja o mais isento possível. 

IX

Se houver empate com menos de 3 votantes:

O vencedor deverá ser decidido pelo jogo que tiver a nota final mais elevada no Planeta Sinclair, para atribuição do prémio de categoria Principal ou Especial. Caso a pontuação seja similar, será somado o cômputo geral de todas as categorias, na atribuição da nota, excetuando a dificuldade, para obter vencedor. 

Se o prémio, a ser atribuído, for de uma categoria técnica será o jogo que tiver a nota final mais elevada, nessa categoria, na apreciação do Planeta Sinclair.

Se houver empate com 3 ou mais votantes:

O vencedor será o jogo que tiver mais votos com 10 pontos. Se mesmo assim prevalecer o empate será atribuído o prémio ao jogo com maior número de votações com 8 pontos… Até ao máximo de mais votos com 4 pontos.

Contabilizando todos os fatores de desempate (com menos ou mais de 3 votantes), e não sendo possível obter um vencedor, será considerado o empate e o prémio será atribuído ex aequo.

X

Para uma categoria ir a votos e haver premiação deverão estar incluídos, no mínimo, dois jogos de excelência, elegíveis a nomeação.

XI

Os jogos elegíveis serão pontuados da seguinte maneira:

1. 10 pontos;

2. 8 pontos;

3. 6 pontos;

4. 4 pontos;

5. 2 Pontos.

No final será calculado a média aritmética para apurar o vencedor. Em caso de empate será aplicado o fator de desempate do ponto IX.

XII

Os 5 jogos mais votados, quer das categorias técnicas e principais, serão os divulgados durante a cerimónia por ordem ascendente de votos.  O da categoria especial, GOTY, contará com a divulgação dos 10 mais votados, também por ordem ascendente, que posteriormente serão convertidos no TOP 10 do Planeta Sinclair.

CATEGORIAS A PRÉMIO

TÉCNICAS

  1. Melhores Gráficos: Premiação ao jogo que no geral apresenta os melhores gráficos, animações, efeitos e tudo que tenha a ver com a componente gráfica do jogo;
  2. Melhor Ecrã de Carregamento: Premiação ao jogo que durante o seu carregamento apresentar o melhor ecrã original, não digitalizado, em pixel art;
  3. Melhor Som: Premiação ao jogo que no geral apresenta as melhores músicas, efeitos sonoros e tudo o que tenha a ver com a componente sonora do jogo. O enquadramento da música e sons, no jogo em questão, também é um fator decisivo na escolha do premiado;

PRINCIPAIS

  1. Melhor Jogo Quebra-Cabeças / Perícia: Premiação ao jogo que oferece, principalmente, a melhor componente de destreza ao jogador ou envolva, na sua génese, a resolução de puzzles.
  2. Melhor Jogo Aventura / Role Playing Game: Premiação ao jogo que oferece a melhor experiência no campo da aventura e exploração ou que envolva customização na evolução do personagem.
  3. Melhor jogo de Plataformas: Premiação ao jogo que oferece a melhor experiência na componente pura de plataformas na ação do personagem.
  4. Melhor jogo de Ação / Shoot’em’up: Premiação ao jogo que oferece a melhor experiência ao jogador assente unicamente em mecânicas de ação.
  5. Melhor Aventura de Texto: Premiação ao jogo que oferece a melhor experiência, no campo da aventura e exploração, através da escrita de comandos de ação em texto no teclado.
  6. Melhor Jogo em Basic: Premiação ao melhor jogo que foi programado, unicamente, com ferramentas assentes na linguagem de programação Basic.

ESPECIAL

  1. GAME OF THE YEAR: Jogo de excelência para o ZX Spectrum em todas as áreas de conceção, proporcionando a experiência mais gratificante do ano para o jogador.
Nota: por falta de jogos de excelência a concurso, as seguintes categorias não estão incluídas: desporto, race'n'chase, estratégia e simulador.

Sem comentários:

Publicar um comentário