quarta-feira, 27 de novembro de 2019

(The Last) Arkanoid


Em tempos já tínhamos arranjado um .sna desta versão do Arkanoid crackada por portugueses. No entanto, graças agora ao Jose Manuel de El Trastero del Spectrum, conseguimos obter o .tzx, e para nossa surpresas as novidades desta versão não se esgotam na tradução para português, nem nos novos níveis criados pelo Luís Esteves e Paulo Sousa. O próprio ecrã de carregamento permite que se faça um backup do jogo, como poderão ver na imagem.

Poderão então vir aqui descarregar o ficheiro completo e entreterem-se com os novos níveis. No fundo é como se existisse uma versão 1.2 de Arkanoid.


E pensávamos nós que já tínhamos visto tudo quando, ao comprarmos ao Miguel Pires um toastrack, este veio acompanhado por um lote de cassetes. Nessas encontravam-se muitas com o logo da "Jonu", abreviatura de João & Nuno, dupla que no final dos anos 80 tinha uma loja em Benfica que comercializava software para o Spectrum. Carregámos o jogo, e eis que depois do ecrã de carregamento habitual da dupla, surge um menu permitindo seleccionar o modo Timex ou Spectrum. 

À conversa com um dos autores desta versão de Arkanoid, Paulo Sousa, descobrimos que esta era a versão "dual", que permitia que o Arkanoid corresse também no TC 2048. O próprio ecrã de carregamento tem ligeiras diferenças, não apresentando a opção de backup. De resto tudos se mantém igual, tendo esta versão de Arkanoid sido criada com recurso ao editor de Mark Alexander, lançado em 1987.

O ecrã seguinte dissipa também quaisquer dúvidas acerca da nacionalidade dos criadores de (The Last) Arkanoid, podendo ambas as versões serem descarregadas no link que deixámos acima.

1 comentário:

  1. Muito Fixe! Obrigado por se terem lembrado disto :) Paulo Sousa

    ResponderEliminar