Carlos Lopes em Busca dos Ténis Perdidos foi um jogo que nos anos 80 granjeou alguma fama no nosso país, não só na margem Sul, de onde são originários os seus autores, responsáveis por The Last Arkanoid, por exemplo, mas também por quem gostava de aventuras, nomeadamente os membros do CNA (encontrámos na correspondência entre os membros deste clube várias referências a esta aventura). Parecia assim incrível como não se conseguia encontrar o jogo em lugar algum. Mas isso tem uma explicação: Carlos Lopes em Busca dos Ténis Perdidos ficou-se pela fase de desenvolvimento, pois continha bugs e não estava terminado, por isso não tendo uma distribuição muito ampla.
Mas agora, graças ao João Cruz, mentor da rubrica Micromania do JN, conseguimos recuperar, não uma, mas duas cópias do jogo (versões beta que o Paulo Sousa distribuiu por algumas pessoas). Aparentemente a única diferença entre as duas versões está no loader, pois uma tem um timer e a outra não. Por dentro o jogo parece o mesmo.
O Paulo Sousa também já nos tinha avisado que o jogo continha alguns bugs que o impediam de ser terminado. De facto assim parece, pois tentámos por todos os meios terminá-lo e não conseguimos. Inclusive recorremos a "batota" para tentar avançar, sem sucesso. Ficámos sensivelmente a meio do jogo, encravados numa chave que de forma alguma se conseguia apanhar. E é pena, pois estávamos a gostar do jogo e queríamos ver o que se escondia lá mais para a frente, depois de termos andado por uma escola, Cacilhas, Praça do Comércio e até o Estádio do Sporting, o melhor clube do Mundo e de Portugal (o Paulo Sousa certamente concordará comigo).
Sabemos que mais para a frente iríamos parar à fonte luminosa, teríamos oportunidade de jogar The Last Arkanoid num bar duvidoso, entre outros locais igualmente pouco recomendáveis. Tudo culminaria com uma viagem de helicóptero até... Seul... Sim, Seul, pois no ano seguinte ao desenvolvimento deste jogo iriam realizar-se os Jogos Olímpicos de boa memória para Portugal, pois Rosa Mota ganhou a medalha de ouro na maratona, a segunda da nossa história. Mas isso os seus autores ainda não sabiam...
De qualquer forma, vale a pena darem uma espreitadela ao jogo, mesmo sabendo que não poderão chegar ao fim (presumimos nós). A não ser que aconteça algum milagre e a chave maldita consiga ser apanhada...
Poderão aqui descarregar Carlos Lopes em Busca dos Ténis Perdidos.
Este jogo foi feito com o editor:
ResponderEliminarThe Graphic Adventure Creator
era o mais utilizado no nosso país. O destaque que deram n'A Capital surtiu efeito.
EliminarEis as palavras chave que eu encontrei:
ResponderEliminarOLHA
TEXTO
GRAFICOS / DESENHOS
NORTE
SUL
ESTE
OESTE
APANHA MALA
LISTA
LARGA MALA
DESISTE
B
BAIXO
C
CIMA
EXAMINA
AGARRA
P
CHAVE
ABRE PORTA
BARCO
CARTEIRA
OCULOS
MEIAS
CHINELOS
ENTREGA CASSETE
ENTRA
SAI
COMPRA BILHETE
ESTADIO SPORTING
TOCA CAMPAINHA
ELEVADOR
BOTOES
CARREGA BOTAO
CARTAO
BATE
GARRAFA
CORDA
PEDE
AQUARIO
MOVEL
ACENDE LANTERNA
LANTERNA
PREDIO
PISTOLA
BAR
COME SANDUICHE GELADO
BEBE COCA-COLA
PAGA
ANDA
JOGAR
SUBA
VA
PAGAR
PEIXES
DAR
BICICLETE
HELICOPTERO
A palavra FEITO dá a publicidade
ResponderEliminarse conseguires apanhar a chave, avisa ;)
Eliminar