quarta-feira, 15 de maio de 2024

Visão a preto e branco

aqui falámos sobre a Mira Técnica do Zé Oliveira. Pois agora vamos fazer mais algumas observações:

  1. Em 1980, Portugal começou a ter TV a cores.
  2. Durante os anos seguintes, a maior parte dos televisores em Portugal continuaram a ser a preto e branco.
  3. Um televisor a preto e branco na verdade é um televisor a cinzentos.
  4. Para escrever programas, um televisor a preto e branco era melhor do que um televisor a cores, porque cansava menos os olhos.
  5. Um televisor a preto e branco tem outras vantagens... Por exemplo, é possível fazer ilusões de óptica que não resultam bem num televisor a cores.
  6. A primeira versão de Mira Técnica que o Zé Oliveira escreveu era uma versão escrita num televisor a preto e branco para ser visualizada num televisor a preto e branco. Podem correr o programa, mas, vai ser difícil visualizar o resultado em preto e branco...

Clicar aqui para correr o programa online.

2 comentários:

  1. Tenho boas memórias de ligar o spectrum a uma TV a preto e branco que tínhamos aqui em casa. Era, se bem me lembro, uma Philips TX portátil, e que se levava em viagem quando íamos de férias no verão (ahh, as férias grandes do verão - 3 longos meses - como isso hoje parece impossível...)
    É verdade, quando se ia de férias a TV e o spectrum iam na mala do carro porque sempre era uma maneira de se passar algumas tardes em que não se ia à praia. E até porque era uma surpresa descobrir que jogos haveriam noutras paragens do país.
    Mas talvez o mais marcante, e se calhar até desconcertante, que me recordo era da imagem, pese embora sem cor, ser realmente nítida e quase sem interferências.
    Quando se voltava a casa e se ligava o spectrum à TV grande da sala (que já era a cores) a diferença era chocante!

    ResponderEliminar